Eduardo Souto de Moura e META divulgam imagens de sala de exposições em Bruges, Bélgica

Eduardo Souto de Moura, em colaboração com o escritório META architectururbeau, divulgou imagens de um projeto de renovação urbana na cidade belga de Bruges. O Beursplein & Congresgebouw consiste em uma sala de exposições e praça pública coberta que ocupará o terreno outrora ocupado por uma feira.

O projeto de 40 milhões de euros pretende ser um catalisador para a renovação urbana no centro de Bruges, com um papel duplo de sala de exposições e centro de conferências capaz de abrigar eventos corporativos durante a semana e receber turistas nos finais de semana.

Eduardo Souto de Moura e META divulgam imagens de sala de exposições em Bruges, Bélgica - Mais Imagens+ 5

© infunctievan
© infunctievan

Ao longo do processo de projeto, priorizou-se a preservação de 38 árvores existentes, muito valorizadas e significativas para o local, e um desenho que “não apenas se mescla com a cidade, mas também se envolve em um diálogo aberto com a vizinhança”.

A sala de exposições foi projetada como uma praça coberta e versátil, capaz de receber feiras e concertos musicais, além de servir como um espaço público nos momentos em que não abriga nenhuma atividade específica. O beursplein (sala de exposições) e o congresgebouw (edifício de conferências) estão ligados por um acesso comum e podem ser usados simultaneamente ou como duas instalações separadas. A sala de exposições se organiza horizontalmente, conectando-se ao exterior, enquanto que o prédio de conferências se organiza verticalmente e tem capacidade para mais de 500 pessoas.

© infunctievan
© infunctievan

O projeto tem uma geometria "robusta e sólida" constituída por tijolos reciclados. Este volume mais denso se apoia sobre uma estrutura metálica leve, envolvida por superfícies de vidro que definem o perímetro do térreo. O projeto apresenta mais de dez mil metros quadrados de espaço público externo e 4.480 metros quadrados de área construída, além disso, conta com estacionamentos para 200 bicicletas e 124 veículos no subsolo. 

© infunctievan
© infunctievan

Eduardo Souto de Moura e o escritório META trabalharam em colaboração com a incorporadora CFE, os paisagistas da Landinzicht Landscapsarchitecten, os consultores de paisagismo da Ingenieursbureau, os engenheiros da HP Engineers, os consultores de acústica e sustentabilidade Daidalos Peutz e a empreiteira MBG.

A notícia vem um mês após Eduardo Souto de Moura ter sido premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2018, onde também contribuiu para a primeira participação do Vaticano no evento.

© infunctievan
© infunctievan

Via: Eduardo Souto de Moura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Eduardo Souto de Moura e META divulgam imagens de sala de exposições em Bruges, Bélgica" [Eduardo Souto de Moura and META Unveil Proposed Exhibition Hall for Urban Renewal in Bruges] 05 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897596/eduardo-souto-de-moura-e-meta-divulgam-imagens-de-sala-de-exposicoes-em-bruges-belgica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.