O arquiteto Philipp Mohr liderou a reforma de um apartamento na icônica Unité d’Habitation em Berlim, de Le Corbusier, realizada com base no projeto original do arquiteto franco-suíço. Ao longo de dois anos, a equipe de Mohr se engajou na pesquisa de arquivos, compras de antiguidades e no levantamento da Unité d'Habitation Marseille, na França.
Mohr comprou o apartamento em 2016 e embarcou em uma jornada de demolição, medição e extensa renovação, incluindo a diminuição do pé-direito e deslocamento de paredes móveis, a fim de recriar o interior originalmente previsto por Le Corbusier.
A análise das plantas nos arquivos da Fundação Le Corbusier em Paris revelou que os apartamentos de Berlim foram originalmente planejados para serem idênticos aos de Marselha. No entanto, uma disputa entre as autoridades de Berlim e Le Corbusier pode ter resultado na alteração dos interiores.
Para a renovação do apartamento, a altura do teto foi reduzida em 24 centímetros, de 2,5m para 2,26m, enquanto que a cozinha e as escadas foram removidas e substituídas por outras leiloadas do projeto de Marselha. As cores das tintas foram selecionadas de acordo com as escolhidas por Le Corbusier, ao passo que as luminárias e móveis foram escolhidos a partir da análise de fotografias de apartamentos de 1952.
O projeto procura tornar as ideias e teorias de Le Corbusier acessíveis, desde os seus cinco pontos de arquitetura até à sua teoria das cores e desenho de mobiliário. O apartamento 258 foi visitado por arquitetos de todo o mundo desde sua inauguração este ano e um comprador já se interessou em adquirir o imóvel restaurado.
Via: Philipp Mohr Design