Apartamento da Unité d'Habitation de Le Corbusier é restaurado em seu desenho original

O arquiteto Philipp Mohr liderou a reforma de um apartamento na icônica Unité d’Habitation em Berlim, de Le Corbusier, realizada com base no projeto original do arquiteto franco-suíço. Ao longo de dois anos, a equipe de Mohr se engajou na pesquisa de arquivos, compras de antiguidades e no levantamento da Unité d'Habitation Marseille, na França.

Mohr comprou o apartamento em 2016 e embarcou em uma jornada de demolição, medição e extensa renovação, incluindo a diminuição do pé-direito e deslocamento de paredes móveis, a fim de recriar o interior originalmente previsto por Le Corbusier.

Apartamento da Unité d'Habitation de Le Corbusier é restaurado em seu desenho original - Mais Imagens+ 18

© Didier Gaillard- Hohlweg
© Didier Gaillard- Hohlweg

A análise das plantas nos arquivos da Fundação Le Corbusier em Paris revelou que os apartamentos de Berlim foram originalmente planejados para serem idênticos aos de Marselha. No entanto, uma disputa entre as autoridades de Berlim e Le Corbusier pode ter resultado na alteração dos interiores.

© Didier Gaillard- Hohlweg
© Basti Harting ​

Para a renovação do apartamento, a altura do teto foi reduzida em 24 centímetros, de 2,5m para 2,26m, enquanto que a cozinha e as escadas foram removidas e substituídas por outras leiloadas do projeto de Marselha. As cores das tintas foram selecionadas de acordo com as escolhidas por Le Corbusier, ao passo que as luminárias e móveis foram escolhidos a partir da análise de fotografias de apartamentos de 1952.

© Didier Gaillard- Hohlweg
© Didier Gaillard- Hohlweg

O projeto procura tornar as ideias e teorias de Le Corbusier acessíveis, desde os seus cinco pontos de arquitetura até à sua teoria das cores e desenho de mobiliário. O apartamento 258 foi visitado por arquitetos de todo o mundo desde sua inauguração este ano e um comprador já se interessou em adquirir o imóvel restaurado.

© Basti Harting ​
© Didier Gaillard- Hohlweg

Via: Philipp Mohr Design

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Apartamento da Unité d'Habitation de Le Corbusier é restaurado em seu desenho original" [Apartment in Le Corbusier's Unité d'Habitation Renovated to Original Design by Philipp Mohr] 24 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896697/apartamento-da-unite-dhabitation-de-le-corbusier-e-restaurado-em-seu-desenho-original> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.