Vaticano divulga detalhes de sua primeira participação na Bienal de Arquitetura de Veneza

O Vaticano divulgou detalhes do Pavilhão da Santa Sé para a Bienal de Veneza de 2018, marcando sua primeira participação na maior exposição da arquitetura mundial. Situado na Ilha de San Giorgio Maggiore, o Pavilhão da Santa Sé levará os visitantes a uma viagem por dez capelas projetadas por dez arquitetos.

O início da jornada será marcado pela Capela Asplund, projetada pela MAP Studio e construída pela ALPI, inspirada na “Woodland Chapel” construída em 1920 por Gunnar Asplund no Woodland Cemetery, em Estocolmo.

Cortesia de MAP Studio / ALPI

O Pavilhão da Santa Sé representa a primeira participação do Vaticano na Bienal de Arquitetura, após sua inscrição para a Bienal de Arte em 2013 e 2015. O Pavilhão Asplund, como a Capela Woodland que o inspirou, pretende ser um “lugar de orientação, encontro, meditação, e saudação.” A capela de madeira será coberta com 9000 telhas do mesmo material, com o interior abrigando uma exposição de desenhos de Gunnar Asplund para a Capela Woodland, acompanhada de documentos e modelos que ilustram o conceito e a construção da capela original.

O pavilhão foi concebido como o prelúdio de um itinerário da exposição, que vê os visitantes conduzidos através de florestas densas em um circuito de dez capelas projetadas por dez arquitetos, oferecendo uma variedade de respostas arquitetônicas à capela original de Estocolmo. A decisão de incluir dez capelas foi inspirada nos Dez Mandamentos, com arquitetos como Norman Foster, Eduardo Souto de Moura e Carla Juaçaba contribuindo com capelas para o pavilhão.

Uma visita às dez Capelas do Vaticano é uma espécie de peregrinação que não é apenas religiosa, mas também secular. É um caminho para todos os que desejam redescobrir a beleza, o silêncio, a voz interior e transcendente, a fraternidade humana de estar junto na assembleia de pessoas, e a solidão da floresta onde se pode experimentar o farfalhar da natureza que é como um templo cósmico.
– Cardinal Gianfranco Ravasi, Presidente, Conselho Pontifício para a Cultura

O Pavilhão da Santa Sé tem como curador o Professor Francesco Dal Co. A Bienal de Arquitetura de Veneza será inaugurada no dia 26 de maio e permanece aberta até o dia 25 de novembro.

Via: ALPI

Dez arquitetos projetam capelas para o Vaticano na Bienal de Veneza 2018

Este ano, o Vaticano participará pela primeira vez da Bienal de Arquitetura de Veneza - e o fará através da construção de dez capelas projetadas por dez arquitetos de diferentes partes do mundo. A notícia foi confirmada pelos jornais paraguaios e Última Hora , que revelaram o nome de Javier Corvalán, arquiteto paraguaio, entre os participantes.

Carla Juaçaba divulga projeto de capela para o Vaticano na Bienal de Veneza 2018

Selecionada junto a outros nove arquitetos para projetar uma capela para o Vaticano como parte da programação da Bienal de Arquitetura de Veneza, Carla Juaçaba divulgou imagens de sua proposta que firma a primeira participação da cidade murada no maior evento da arquitetura mundial.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Vaticano divulga detalhes de sua primeira participação na Bienal de Arquitetura de Veneza" 28 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891377/vaticano-divulga-detalhes-de-sua-primeira-participacao-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.