O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Paulo Mendes da Rocha, Carla Juaçaba e GrupoSP entre os participantes da exposição FREESPACE da Bienal de Veneza 2018

Paulo Mendes da Rocha, Carla Juaçaba e GrupoSP entre os participantes da exposição FREESPACE da Bienal de Veneza 2018

Paulo Mendes da Rocha, Carla Juaçaba e GrupoSP entre os participantes da exposição FREESPACE da Bienal de Veneza 2018
Paulo Mendes da Rocha, Carla Juaçaba e GrupoSP entre os participantes da exposição FREESPACE da Bienal de Veneza 2018, © Giulio Squillacciotti. Arsenale, Veneza. Cortesia de La Biennale di Venezia
© Giulio Squillacciotti. Arsenale, Veneza. Cortesia de La Biennale di Venezia

A Bienal de Arquitetura de Veneza divulgou a lista de participantes da exposição principal da edição deste ano, FREESPACE. Entre os 71 arquitetos, escritórios e grupos selecionados, três brasileiros figuram na lista: Carla Juaçaba, GrupoSP e Paulo Mendes da Rocha, laureado com o Leão de Ouro por sua trajetória profissional na edição de 2016.

Com curadoria geral da dupla irlandesa Yvonne Farrell e Shelley McNamara, sócias do escritório Grafton Architects, o tema deste ano busca revelar a "diversidade, a especificidade e a continuidade na arquitetura". Segundo Paolo Baratta, presidente de La Biennale di Venezia, FREESPACE busca promover o "desejo" na arquitetura.

"O desejo de criar FREESPACE [espaço livre] pode se tornar a característica individual específica de cada projeto. Mas espaço, espaço livre, espaço público também pode revelar a presença ou ausência da arquitetura, se compreendermos arquitetura como 'reflexão aplicada ao espaço onde vivemos, em que habitamos'."

A lista de 71 participantes inclui Álvaro Siza, Amateur Architecture Studio, Assemble, Peter Zumthor, Benedetta Tagliabue (EMBT), Diller Scofidio + Renfro, Elemental, Estudio Carme Pinós, Inês Lobo, SANAA, Lacaton & Vassal, Paredes Pedrosa Arquitectos, Rafael Moneo, Eduardo Souto Moura, Studio Gang, Odile Decq, Toyo Ito e VTN Architects, entre outros.

Veja a lista completa de participantes de FREESPACE aqui, e saiba mais sobre a exposição aqui.

Freespace: Bienal de Veneza 2018 celebrará a generosidade, reflexão e engajamento

Em uma conferência de imprensa convocada hoje na sede da Biennale em Ca 'Giustinian, em Veneza, na Itália, Yvonne Farrell e Shelley McNamara - do escritório Grafton Architects - revelaram o tema da Bienal de Arquitetura de Veneza 2018: Freespace . De acordo com as curadoras, a próxima edição celebrará "generosidade e reflexão", e "um desejo de se engajar".

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Paulo Mendes da Rocha, Carla Juaçaba e GrupoSP entre os participantes da exposição FREESPACE da Bienal de Veneza 2018" 02 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890022/paulo-mendes-da-rocha-carla-juacaba-e-gruposp-entre-os-participantes-da-exposicao-freespace-da-bienal-de-veneza-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.