Paulo Mendes da Rocha recebe o Leão de Ouro por sua trajetória

Cortesia de Paulo Mendes da Rocha archive

O Conselho de Diretores da La Biennale di Venezia, mediante recomendação de Alejandro Aravena, anunciou o arquiteto brasileiro, Prêmio Pritzker, Paulo Mendes da Rocha como o vencedor do Leão de Ouro por sua trajetória na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza - Reporting From the Front. Citando a "eternidade" de seu trabalho, "tanto física quanto estilisticamente" como "o atributo mais marcante de sua arquitetura", o conselho também afirmou que "esta consistência surpreendente pode ser consequência de sua integridade ideológica e gênio estrutural."

A citação continua: "Ele é um desafiador não-conformista e, simultaneamente, um realista apaixonado. Suas áreas de interesse vão além da arquitetura, em reinos políticos, sociais, geográficos, históricos e técnicos. O papel que ele desempenhou para muitas gerações de arquitetos no Brasil, América Latina e em todos os lugares é o de uma pessoa capaz de unir esforços compartilhados e coletivos, bem como alguém capaz de atrair outros para a causa de um melhor ambiente construído."

Todo o espaço deve ser ligado a um valor, a uma dimensão pública. Não há espaço privado. O único espaço privado que você pode imaginar é a mente humana. 

—Paulo Mendes da Rocha (26 de maio de 2004)

Sobre Paulo Mendes da Rocha

"Paulo Mendes da Rocha passou a infância entre a cidade de Vitória - onde nasceu em outubro de 1928, na casa de seus avós maternos - e Ilha de Paquetá, no meio da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro - capital nacional na época e onde a família Mendes da Rocha viveu.

A família do arquiteto mudou-se para a cidade de São Paulo em 1940, onde seu pai Paulo Menezes Mendes da Rocha foi nomeado Presidente dos Recursos Navais e do Porto da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que dirigiu de 1943 a 1947.

Ainda em São Paulo, Paulo Mendes da Rocha se formou na Escola de Arquitetura do Mackenzie em 1954 e foi capaz de construir um carreira sólida como arquiteto de casas, escolas, edifícios, museus, móveis, cenografia e vários projetos urbanos.

Após a formatura, ele ganhou uma competição nacional de projeto em 1957 para a construção de um ginásio, o Clube Atlético Paulistano. Este trabalho lhe trouxe reconhecimento público e também ganhou o Grande Prêmio Presidência da República na 6ª Bienal de São Paulo em 1961. Em 1968, o arquiteto ganhou o concurso nacional de projeto para o pavilhão brasileiro na Expo Osaka 70 e viajou para essa cidade para seguir o desenvolvimento da construção em 1969.

Clássicos da Arquitetura: Ginásio do Clube Atlético Paulistano / Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão do Brasil em Osaka / Paulo Mendes da Rocha e equipe

Entre vários prêmios internacionais, ele foi premiado com o Honorary Fellowship do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa, o Mies Van der Rohe Foundation Prize para o seu projeto na Pinacoteca de São Paulo. Além disso, ele foi selecionado em 2000 para representar o Brasil na 7ª Exposição Internacional de Arquitetura de La Biennale di Venezia. Ele recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2006.

Aula com Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli na Pinacoteca de São Paulo

No Brasil, o arquiteto foi duas vezes homenageado com a Ordem ao Mérito Cultural, em 2004 e 2013. Ele também recebeu o Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) duas vezes, em 2012 e 2015. Apesar de trabalhar como arquiteto, Mendes da Rocha juntou-se ao mundo da academia, graças ao seu bom amigo, Vilanova Artigas, um dos arquitetos mais notáveis do Brasil. Ambos os arquitetos abrilhantaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com seus pontos de vista sociais e humanistas, que tiveram uma grande influência sobre muitas gerações de arquitetos e artistas por vir".

© Lito Mendes da Rocha

O reconhecimento será concedido no sábado 28 de maio de 2016 no Ca 'Giustinian - sede da La Biennale di Venezia -durante a cerimônia de premiação e inauguração da 15ª Exposição (que será aberta ao público às 10:00 horas no mesmo dia).

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Paulo Mendes da Rocha recebe o Leão de Ouro por sua trajetória" 06 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786939/paulo-mendes-da-rocha-vence-a-medalha-de-ouro-por-sua-trajetoria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.