Pavilhão de l'Esprit Nouveau de Le Corbusier é eleito um dos 20 projetos mais significativos do mundo moderno

Stephen Bayley, idealizador do Museu de Design de Londres e colunista da CNN, elencou o Pavillon de l’Esprit Nouveau de Le Corbusier como um dos "20 projetos mais representativos do mundo moderno". Antes de apresentar os projetos escolhidos, Bayley apresenta uma breve história além de distintas definições de arquitetura; culminando com a conclusão de que projetos dão significado à nossa vida. Bayley escreve: "Le Corbusier declarou que projeto é a "inteligência visível". Isso certamente é verdade, mas a inteligência pode assumir muitas formas ... "[1]

Projetado e exposto na Exposição de Artes Decorativas e Industriais Modernas de Paris em 1925, o Pavilhão de Le Corbusier fazia parte de um projeto maior intitulado "Projeto para uma cidade moderna de 3.000.000 de habitantes"[2]. O projeto que contemplava um terraço jardim na cobertura, antecipava alguns futuros desafios, como a superpopulação, explorando a eficiência espacial da típica residência urbana. Corbusier utilizava móveis embutidos, como armários, prateleiras e roupeiros para aproveitar ao máximo o espaço reduzido. Pode-se dizer que esta foi a primeira "tiny house" da era moderna.

Cortesia de ADAGP, Paris 2015

Apesar do desafio proposto pelo Comitê Organizador da Exposição, sem dinheiro ou local específico para construí-lo, Le Corbusier "compôs as regras fundamentais do Modernismo" [1] com o projeto do Pavilhão de l'Esprit Nouveau (de acordo com Bayley). Através deste edifício, desenvolveu uma espécie de atuação política arquitetônica. Ele rejeitava o uso retórico da ornamentação e quis mostrar ao mundo que as formas puras, criadas pela indústria (a padronização e a produção em massa), também tinham valor estético. Corbusier transformou os interiores modernos através da ênfase funcional de seus elementos.

Segundo a lista publicada pela CNN, os outros 19 projetos mais significativos do mundo moderno são:

[1910] O sutiã
[1915] A garrafa de coca-cola
[1923] A câmera Ur-Leica
[1927] O Duralex
[1931] O mapa do metrô de Londres
[1949] A poltrona CH24
[1950] A mala de viagem Rimowa
[1956] O gravador Braun SK4
[1957] O satélite Sputnik
[1958] O taxi Austin FX4
[1959] O carro Mini
[1960] A mini-saia
[1967] A capa do álbum Sgt. Pepper
[1979] A bicicleta Brompton
[1981] O walkman da Sony
[1981] As divisórias Carlton
[1996] A cadeira Laleggera
[2007] iPhone

Saiba mais sobre como a obra prima de Le Corbusier acabou na mesma lista que o "sutiã", acesse aqui.

Referências:
1. Bayley, Stephen. “Our List of the 20 Designs That Defined the Modern World.” CNN, Cable News Network, Turner Broadcasting System, Inc., 2017.
2. “Pavillon De L'Esprit Nouveau, Paris, France, 1924.” Fondation Le Corbusier, Fondation Le Corbusier.

Sobre este autor
Cita: Leardi, Lindsey. "Pavilhão de l'Esprit Nouveau de Le Corbusier é eleito um dos 20 projetos mais significativos do mundo moderno" [Le Corbusier's Pavillon de l'Esprit Nouveau Named One of "20 Designs That Defined the Modern World"] 20 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883388/pavilhao-de-lesprit-nouveau-de-le-corbusier-e-eleito-um-dos-20-projetos-mais-significativos-do-mundo-moderno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.