10 Projetos essenciais para entender a arquitetura do transporte

A arquitetura parece inerentemente incompatível com o nosso mundo móvel - enquanto uma é estática, o outro está em constante movimento. Dito isto, a arquitetura teve e continua tendo um papel significativo na facilitação do rápido crescimento e evolução do transporte: os carros precisam de pontes, os navios precisam de docas e os aviões requerem aeroportos.

Ao criar elementos para apoiar nossa infraestrutura de transporte, arquitetos e engenheiros buscaram mais do que a funcionalidade. A arquitetura do movimento cria monumentos - ao poder governamental, à conquista humana ou ao próprio espírito de movimento em si. AD Clássicos é uma coleção continuamente atualizada do ArchDaily dos projetos arquitetônicos mais importantes do mundo. Aqui reunimos sete projetos que representam símbolos permanentes de uma civilização perpetuamente em movimento.

10 Projetos essenciais para entender a arquitetura do transporte - Mais Imagens+ 2

Ponte do Brooklyn / John Roebling (1883)

AD Classics: Brooklyn Bridge / John Roebling

Separadas pelas águas turbulentas do East River, Nova York e Brooklyn passaram anos como metrópoles independentes antes da construção da Ponte do Brooklyn. Para alcançar o fundo do mar e evitar obstruir a via navegável, o engenheiro John Roebling projetou o que se tornaria, até 1903, a ponte suspensa mais longa do mundo. Sua decisão, sem precedentes, de usar cabos de aço levaria à sua padronização como metal estrutural escolhido, alimentando um novo curso no campo da arquitetura e da engenharia civil.

Terminal da TWA / Eero Saarinen (1962)

AD Classics: TWA Flight Center / Eero Saarinen

Construído para servir como vitrine para a Trans World Airlines, o Terminal TWA Flight Center acabaria por representar muito mais do que um anúncio arquitetônico. As curvas elevadas e revolvidas da sua estrutura de concreto foram reivindicadas por Eero Saarinen para capturar o espírito do próprio voo. Embora o Terminal tenha sido ultrapassado pelos avanços na tecnologia da aviação, em breve será transformado em um hotel do aeroporto, permitindo que ele continue a servir ao público viajando para o futuro.

Terminal Internacional de Passageiros de Yokohama / Foreign Office Architects (2002)

AD Classics: Yokohama International Passenger Terminal / Foreign Office Architects (FOA)

Situado na segunda cidade mais populosa do Japão, o Terminal Internacional de Yokohama é uma obra-prima do planejamento de circulação. Com um design complexo e de múltiplas camadas, viável apenas com o auxílio da modelagem digital, o Terminal cria uma série altamente dinâmica de espaços amarrados por um loop circulatório enganosamente simples. Seu programa de movimento é abrigado perfeitamente sob uma praça aberta que conecta-se com parques próximos, criando uma paisagem de parques urbanos contínuos ao longo da beira-mar.

Aeroporto Internacional Dulles / Eero Saarinen (1962)

AD Classics: Dulles International Airport / Eero Saarinen

Já conhecido por seu trabalho no Terminal TWA, Eero Saarinen foi novamente comissionado para projetar um terminal para Washington, o Aeroporto Internacional Dulles de D.C. Ao compartilhar as curvas graciosas do antigo projeto e a representação do voo, o Terminal Principal de Dulles também é conhecido pelos luxuosos "salões móveis" que poderiam transportar até noventa passageiros do terminal para o seu avião. Ele continua a ser um dos aeroportos mais movimentados e emblemáticos dos Estados Unidos até hoje.

Ponte Bac de Roda / Santiago Calatrava (1987)

AD Classics: Bac de Roda Bridge / Santiago Calatrava

Semelhante à Ponte do Brooklyn, a Ponte Bac de Roda foi concebida como a conexão que une duas comunidades diferentes. Santiago Calatrava, que postulou que a estética e a engenharia da ponte exigiam uma consideração igual, projetou uma estrutura que colocaria a qualidade experiencial acima da praticidade. Um par de arcos parabólicos suportam a via e mais um par adicional de arcos reunidos em seus átrios criam passagens pedonais delimitadas pelos cabos o que resulta em uma experiência marcadamente diferente para aqueles que a atravessam a pé e aqueles em carros.

Estação Pensilvânia / McKim, Mead & White (1910)

AD Classics: Pennsylvania Station / McKim, Mead & White

Por tornar-se um monumento ao transporte americano e pelo sucesso econômico na era eduardiana, a Estação da Pensilvânia, em Nova York, tornou-se o centro da controvérsia e do protesto contra a sua destruição na década de 1960. Ocupando quatro quadras completas da cidade, a estação foi vista como o novo ponto principal de entrada em Nova York; Consequentemente, o tráfego ferroviário foi estratificado em três níveis para reduzir o congestionamento, com áreas de espera baseadas nos Banhos de Caracalla acima. A demolição da Estação de Pensilvânia levaria diretamente a criação da Comissão de Preservação de Marcos, um ponto de crucial no movimento preservacionista.

Metrô de Moscou / Robert Pogrebnoi e Yuriy Zenkivich (1935)

AD Classics: Moscow Metro / Robert Pogrebnoi and Yuriy Zenkivich

Composto por 182 estações únicas, o Metrô de Moscou é mais do que um sistema de transporte: é um museu subterrâneo da história cultural russa. Construídas em cinco fases, as estações de Metro variam em estilo, desde barroco ricamente ornamentado até modernismo minimalista e elegante. A grande variedade de projetos representa não apenas a história pré-comunista da Rússia, mas a mudança de atitudes da União Soviética desde sua criação até seus anos de crepúsculo.

Sobre este autor
Cita: Fiederer, Luke. "10 Projetos essenciais para entender a arquitetura do transporte" [10 Projects Which Define the Architecture of Transit ] 13 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882982/10-projetos-essenciais-para-entender-a-arquitetura-do-transporte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.