O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 10 Projetos essenciais para entender a arquitetura do transporte

10 Projetos essenciais para entender a arquitetura do transporte

  • 07:00 - 13 Novembro, 2017
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
10 Projetos essenciais para entender a arquitetura do transporte
10 Projetos essenciais para entender a arquitetura do transporte, © MWAA
© MWAA

A arquitetura parece inerentemente incompatível com o nosso mundo móvel - enquanto uma é estática, o outro está em constante movimento. Dito isto, a arquitetura teve e continua tendo um papel significativo na facilitação do rápido crescimento e evolução do transporte: os carros precisam de pontes, os navios precisam de docas e os aviões requerem aeroportos.

Ao criar elementos para apoiar nossa infraestrutura de transporte, arquitetos e engenheiros buscaram mais do que a funcionalidade. A arquitetura do movimento cria monumentos - ao poder governamental, à conquista humana ou ao próprio espírito de movimento em si. AD Clássicos é uma coleção continuamente atualizada do ArchDaily dos projetos arquitetônicos mais importantes do mundo. Aqui reunimos sete projetos que representam símbolos permanentes de uma civilização perpetuamente em movimento.

© Flickr user littleeve Cortesia de Wikimedia user A. Savin sob CC BY-SA 3.0 © Satoru Mishima / FOA © Cameron Blaylock + 7

Ponte do Brooklyn / John Roebling (1883)

AD Classics: Brooklyn Bridge / John Roebling

Separadas pelas águas turbulentas do East River, Nova York e Brooklyn passaram anos como metrópoles independentes antes da construção da Ponte do Brooklyn. Para alcançar o fundo do mar e evitar obstruir a via navegável, o engenheiro John Roebling projetou o que se tornaria, até 1903, a ponte suspensa mais longa do mundo. Sua decisão, sem precedentes, de usar cabos de aço levaria à sua padronização como metal estrutural escolhido, alimentando um novo curso no campo da arquitetura e da engenharia civil.

Terminal da TWA / Eero Saarinen (1962)

AD Classics: TWA Flight Center / Eero Saarinen

Construído para servir como vitrine para a Trans World Airlines, o Terminal TWA Flight Center acabaria por representar muito mais do que um anúncio arquitetônico. As curvas elevadas e revolvidas da sua estrutura de concreto foram reivindicadas por Eero Saarinen para capturar o espírito do próprio voo. Embora o Terminal tenha sido ultrapassado pelos avanços na tecnologia da aviação, em breve será transformado em um hotel do aeroporto, permitindo que ele continue a servir ao público viajando para o futuro.

Terminal Internacional de Passageiros de Yokohama / Foreign Office Architects (2002)

AD Classics: Yokohama International Passenger Terminal / Foreign Office Architects (FOA)

Situado na segunda cidade mais populosa do Japão, o Terminal Internacional de Yokohama é uma obra-prima do planejamento de circulação. Com um design complexo e de múltiplas camadas, viável apenas com o auxílio da modelagem digital, o Terminal cria uma série altamente dinâmica de espaços amarrados por um loop circulatório enganosamente simples. Seu programa de movimento é abrigado perfeitamente sob uma praça aberta que conecta-se com parques próximos, criando uma paisagem de parques urbanos contínuos ao longo da beira-mar.

Aeroporto Internacional Dulles / Eero Saarinen (1962)

AD Classics: Dulles International Airport / Eero Saarinen

Já conhecido por seu trabalho no Terminal TWA, Eero Saarinen foi novamente comissionado para projetar um terminal para Washington, o Aeroporto Internacional Dulles de D.C. Ao compartilhar as curvas graciosas do antigo projeto e a representação do voo, o Terminal Principal de Dulles também é conhecido pelos luxuosos "salões móveis" que poderiam transportar até noventa passageiros do terminal para o seu avião. Ele continua a ser um dos aeroportos mais movimentados e emblemáticos dos Estados Unidos até hoje.

Ponte Bac de Roda / Santiago Calatrava (1987)

AD Classics: Bac de Roda Bridge / Santiago Calatrava

Semelhante à Ponte do Brooklyn, a Ponte Bac de Roda foi concebida como a conexão que une duas comunidades diferentes. Santiago Calatrava, que postulou que a estética e a engenharia da ponte exigiam uma consideração igual, projetou uma estrutura que colocaria a qualidade experiencial acima da praticidade. Um par de arcos parabólicos suportam a via e mais um par adicional de arcos reunidos em seus átrios criam passagens pedonais delimitadas pelos cabos o que resulta em uma experiência marcadamente diferente para aqueles que a atravessam a pé e aqueles em carros.

Estação Pensilvânia / McKim, Mead & White (1910)

AD Classics: Pennsylvania Station / McKim, Mead & White

Por tornar-se um monumento ao transporte americano e pelo sucesso econômico na era eduardiana, a Estação da Pensilvânia, em Nova York, tornou-se o centro da controvérsia e do protesto contra a sua destruição na década de 1960. Ocupando quatro quadras completas da cidade, a estação foi vista como o novo ponto principal de entrada em Nova York; Consequentemente, o tráfego ferroviário foi estratificado em três níveis para reduzir o congestionamento, com áreas de espera baseadas nos Banhos de Caracalla acima. A demolição da Estação de Pensilvânia levaria diretamente a criação da Comissão de Preservação de Marcos, um ponto de crucial no movimento preservacionista.

Metrô de Moscou / Robert Pogrebnoi e Yuriy Zenkivich (1935)

AD Classics: Moscow Metro / Robert Pogrebnoi and Yuriy Zenkivich

Composto por 182 estações únicas, o Metrô de Moscou é mais do que um sistema de transporte: é um museu subterrâneo da história cultural russa. Construídas em cinco fases, as estações de Metro variam em estilo, desde barroco ricamente ornamentado até modernismo minimalista e elegante. A grande variedade de projetos representa não apenas a história pré-comunista da Rússia, mas a mudança de atitudes da União Soviética desde sua criação até seus anos de crepúsculo.

Sobre este autor
Luke Fiederer
Autor
Cita: Fiederer, Luke. "10 Projetos essenciais para entender a arquitetura do transporte" [10 Projects Which Define the Architecture of Transit ] 13 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882982/10-projetos-essenciais-para-entender-a-arquitetura-do-transporte> ISSN 0719-8906