Diagrama interativo permite visualizar mapa político da arquitetura mundial

Se tivéssemos que identificar, categorizar e mapear os escritórios emergentes de arquitetura do século XXI ao redor do mundo, e apresentá-los em um diagrama único, como ele seria? Considerando que o exercício profissional da arquitetura consiste em múltiplas abordagens, atitudes e posturas políticas distintas, como seria possível abranger todas elas? E como seria possível, de centenas de escritórios e empresas emergentes no todo o mundo, não deixar ninguém fora?

Dê uma olhada no Mapa político da arquitetura V 0.2. para descobrir.

Criado por Alejandro Zaera-Polo e Guillermo Fernandez-Abascal, o diagrama faz parte de uma pesquisa contínua sobre "o estado da arte na prática arquitetônica (global)" [1]. Zaera-Polo traçou as bases deste projeto de pesquisa em um ensaio que ele escreveu para El Croquis sobre o mesmo assunto em 1998. Muita coisa mudou desde então - como o próprio arquiteto afirma -, mas isso é apenas mais uma razão para analisarmos como as inclinações políticas na arquitetura evoluíram ao longo dos anos.

No final de 2016, o arquiteto explorou este abrangente assunto em outro ensaio intitulado "Well into the 21st Century", onde estabeleceu uma estrutura com 11 categorias políticas que compõe o diagrama: austeridade refinada, ativistas, fundamentalistas da materialidade, revisionistas, novos historicistas, constitucionalistas, céticos, populistas, tecno-críticos, tecnocráticos e cosmopolíticos.

Enquanto a primeira versão do diagrama político serviu para impulsionar a ideia, envolvendo ao todo 181 escritórios de arquitetura em um único mapa, a sua última versão se transformou em uma plataforma interativa em tempo real - um mapa virtual que pode ser alterado pelos usuários de maneira muito simples, criando múltiplas configurações.

O diagrama permite aos usuários comparar o seu mapa político da arquitetura com as outras versões criadas por diferentes arquitetos e empresas. Também é possível visualizar projetos específicos mapeados de acordo com suas posições políticas particulares, editar os limites e formas atribuídas a cada categoria e reorganizar os nomes, se necessário. E caso seja necessário adicionar novos nomes à lista de escritórios de arquitetura, também há uma opção para isto.

Referências: 

1. Zaera-Polo, Alejandro. "Well Into the 21st Century - The Architectures of Post-Capitalism?" El Croquis

Bússola política: Uma taxonomia da arquitetura emergente em um diagrama

Observando a paisagem arquitetônica atual é evidente que o tipo de trabalho que está atualmente ascendente, particularmente entre os escritórios jovens, é muito diferente do que era antes da crise financeira de 2008. Mas o que, exatamente, a paisagem arquitetônica se parece?

Sobre este autor
Cita: Hasan, Zoya. "Diagrama interativo permite visualizar mapa político da arquitetura mundial" 25 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882909/diagrama-interativo-permite-visualizar-mapa-politico-da-arquitetura-mundial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.