O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Diagrama interativo permite visualizar mapa político da arquitetura mundial

Diagrama interativo permite visualizar mapa político da arquitetura mundial

Diagrama interativo permite visualizar mapa político da arquitetura mundial

Se tivéssemos que identificar, categorizar e mapear os escritórios emergentes de arquitetura do século XXI ao redor do mundo, e apresentá-los em um diagrama único, como ele seria? Considerando que o exercício profissional da arquitetura consiste em múltiplas abordagens, atitudes e posturas políticas distintas, como seria possível abranger todas elas? E como seria possível, de centenas de escritórios e empresas emergentes no todo o mundo, não deixar ninguém fora?

Dê uma olhada no Mapa político da arquitetura V 0.2. para descobrir.

Criado por Alejandro Zaera-Polo e Guillermo Fernandez-Abascal, o diagrama faz parte de uma pesquisa contínua sobre "o estado da arte na prática arquitetônica (global)" [1]. Zaera-Polo traçou as bases deste projeto de pesquisa em um ensaio que ele escreveu para El Croquis sobre o mesmo assunto em 1998. Muita coisa mudou desde então - como o próprio arquiteto afirma -, mas isso é apenas mais uma razão para analisarmos como as inclinações políticas na arquitetura evoluíram ao longo dos anos.

No final de 2016, o arquiteto explorou este abrangente assunto em outro ensaio intitulado "Well into the 21st Century", onde estabeleceu uma estrutura com 11 categorias políticas que compõe o diagrama: austeridade refinada, ativistas, fundamentalistas da materialidade, revisionistas, novos historicistas, constitucionalistas, céticos, populistas, tecno-críticos, tecnocráticos e cosmopolíticos.

Enquanto a primeira versão do diagrama político serviu para impulsionar a ideia, envolvendo ao todo 181 escritórios de arquitetura em um único mapa, a sua última versão se transformou em uma plataforma interativa em tempo real - um mapa virtual que pode ser alterado pelos usuários de maneira muito simples, criando múltiplas configurações.

O diagrama permite aos usuários comparar o seu mapa político da arquitetura com as outras versões criadas por diferentes arquitetos e empresas. Também é possível visualizar projetos específicos mapeados de acordo com suas posições políticas particulares, editar os limites e formas atribuídas a cada categoria e reorganizar os nomes, se necessário. E caso seja necessário adicionar novos nomes à lista de escritórios de arquitetura, também há uma opção para isto.

Referências: 

1. Zaera-Polo, Alejandro. "Well Into the 21st Century - The Architectures of Post-Capitalism?" El Croquis

Bússola política: Uma taxonomia da arquitetura emergente em um diagrama

Observando a paisagem arquitetônica atual é evidente que o tipo de trabalho que está atualmente ascendente, particularmente entre os escritórios jovens, é muito diferente do que era antes da crise financeira de 2008. Mas o que, exatamente, a paisagem arquitetônica se parece?

Sobre este autor
Zoya Gul Hasan
Autor
Cita: Hasan, Zoya. "Diagrama interativo permite visualizar mapa político da arquitetura mundial" 25 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882909/diagrama-interativo-permite-visualizar-mapa-politico-da-arquitetura-mundial> ISSN 0719-8906