Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson

Um dos mais emblemáticos arranha-céus pós-modernos de Nova York, o 550 Madison (antigo edifício da AT&T), projetado por Philip Johnson, terá todo seu térreo reformado, transformando completamente a forma como o edifício se relaciona com o espaço da rua.

Idealizado por Snøhetta, o objetivo principal do projeto é qualificar a presença da torre no espaço urbano. Por isso, a fachada sólida de pedra na base do edifício dará lugar a uma grande fachada de vidro curvo serigrafado. A intensão através desta ampla transparência é criar uma atmosfera mais convidativa e atraente para os pedestres. Os espaços de circulação em meio ao edifício receberão amplas aberturas para a paisagem exterior.

Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Imagem 2 de 5Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Imagem 3 de 5Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Imagem 4 de 5Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Imagem 5 de 5Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Mais Imagens

Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Imagem 5 de 5
© David Shankbone

Conforme apresentado nas imagens de lançamento do projeto, o enorme arco de entrada, elemento símbolo do antigo edifício da AT&T, se transformará apenas em um sutil perfil de sombra por trás da nova fachada de vidro. O revestimento dos pilares que envolvem o edifício também será removido, marcando uma nova linha de referência no térreo que fará com que o resto da torre pareça estar flutuando acima da sua base leve e transparente.

"Da rua, a fachada reconcebida destaca dramaticamente a monumental entrada em arco enquanto revela a materialidade da estrutura de aço existente do edifício", explicou Snøhetta em um comunicado para a imprensa. "O vidro curvo é uma referência às formas esculpidas nos pilares de pedra, re-interpretando a monumentalidade do edifício enquanto cria uma nova identidade para quem o vê da rua. Com esta maior transparência, a atividade no lobby, no átrio e nos primeiros pavimentos do edifício passarão a compor o vibrante espaço urbano da cidade".

Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Imagem 3 de 5
© DBOX
Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Imagem 2 de 5
© DBOX

O AT&T Building foi originalmente concluído em 1984, projetado por Philip Johnson John Burgee Architects em contraponto a enorme quantidade de arranha-céus de vidro que haviam sido construídos na cidade nos 30 anos antecedentes. Embora geralmente reconhecido como um genuíno exemplo da arquitetura pós-moderna, o edifício nunca chegou a tornar-se um símbolo da arquitetura de Nova Iorque, permitindo que o projeto de reforma avançasse sem quaisquer obstáculos.

Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson - Imagem 4 de 5
© DBOX

Desenvolvido pela Olayan America e Chelsfield, o projeto custará cerca de US$ 300 milhões com prazo de conclusão previsto para 2019.

"O novo 550 Madison reflete como as pessoas trabalham e vivem atualmente em Nova Iorque", comenta Snøhetta. "O projeto transforma sutilmente o edifício monumental e celebra o momento em que ele se encontra com o espaço público. Trazendo a arquitetura dessa torre para o século XXI, o projeto promoverá uma relação mais vibrante e dinâmica entre o edifício, a cidade e as pessoas que o habitam".

Saiba mais aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Projeto de Snøhetta transformará ícone pós-moderno de Nova Iorque projetado por Philip Johnson" [Snøhetta to Transform 550 Madison, Philip Johnson's Iconic Postmodern New York Skyscraper] 04 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882698/projeto-de-snohetta-transformara-icone-pos-moderno-de-nova-iorque-projetado-por-philip-johnson> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.