Conheça o funcionamento da iPhone City na China

O New York Times publicou um artigo intitulado "How China Built iPhone City With Billions in Perks for Apple’s Partners’", revelando um tesouro de benefícios públicos para a maior fábrica de iPhone do mundo em Zhengzhou, na China. Em uma cidade de seis milhões de habitantes em uma região empobrecida da China, o governo local contribuiu com US$ 1,5 bilhão para a Foxconn, a fabricante dos iPhones da Apple. O dinheiro é usado, em parte, para melhorar a infra-estrutura local, reduzir os custos de exportação da Foxconn e construir moradias para os 350.000 trabalhadores da fábrica (cinco vezes o número de pessoas empregadas diretamente pela Apple nos Estados Unidos).

Conheça o funcionamento da iPhone City na China - Mais Imagens

iPhone City, Zhengzhou, à noite © Flickr user damien_thorne. Licença CC BY-NC-ND 2.0

A fim de colher os benefícios econômicos de hospedar empresas multinacionais como a Foxconn, as autoridades de Zhengzhou ofereceram à empresa um amplo portfólio de benefícios. Estes incluem uma contribuição de US $ 600 milhões para a construção do complexo industrial da Foxconn, descontos de 5% nos custos de energia e a diminuição das taxas de imposto das empresas.

Foxconn fabrica o iPhone © Flickr user prachatai. Licença CC BY-NC-ND 2.0

No entanto, as revelações vêm em um momento de incerteza sobre o futuro da globalização. Com a ascensão do nacionalismo econômico tanto na China como nos Estados Unidos, encorajada pela denúncia feita elo Presidente Donald Trump do modelo de negócios global da Apple, a disposição dos países de usar o dinheiro público para cortejar empresas privadas pode desaparecer em breve.

Zhengzhou Convention Centre © Flickr user josechugijon. Licença CC BY-NC-ND 2.0

Saiba mais sobre a iPhone City e o efeito das empresas multinacionais sobre o ambiente urbano no artigo do New York Times, aqui.

Centro de Zhengzhou, China © Flickr user kenner116. Licença CC BY-NC-ND 2.0

Via: The New York Times.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Conheça o funcionamento da iPhone City na China" [Want to Understand the Inner Workings of China's iPhone City? Start Here] 22 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805703/conheca-o-funcionamento-da-iphone-city-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.