Camadas e iluminação: Como arquitetos famosos projetam grandes lojas de grife

Lojas emblemáticas agradam tanto os compradores de moda como os designers devido ao seu papel de laboratórios para as últimas tendências e experiências do varejo. Os arquitetos desenvolveram várias formas de "vestir" lojas de alta costura, de ícones distintos durante o dia a sedutoras imagens noturnas. As imagens que acompanham este artigo, criadas pelo arquiteto e ilustrador português André Chiote, ajudam a explorar o potencial gráfico de marcas famosas como Dior, Prada e Tod's. As ilustrações revelam as várias técnicas empregadas pelos arquitetos, do jogo de camadas translúcidas a vistas internas íntimas ou contrastes de luz e sombra.

Para o edifício da Tod's na rua Omotesando, em Tóquio, Toyo Ito criou uma estrutura arbórea em torno do volume de vidro em forma de L. Ele queria evitar um revestimento uniforme convencional e, portanto, desenvolveu uma estrutura que expressa o fluxo de forças com ramos interligados, evocando um senso de natureza. Durante o dia o vidro reflete o céu brilhante e não permite uma visão do interior. À noite, o edifício se abre para o público com uma visão íntima através dos ramos. 

Em contraste, a loja Dior nas proximidades revela absolutamente nada do interior com seu vestido translúcido. Durante o dia a pele branca e elegante lembra um vestido de alta costura com camadas sobrepostas. O escritório SANAA criou uma composição translúcida através de uma sofisticada dupla-pele: uma fachada de vidro transparente para o exterior e painéis ondulantes de acrílico branco para a segunda camada. Faixas horizontais brancas dividem sutilmente o volume do edifício em segmentos de diferentes alturas. À noite, essas faixas se transformam em um padrão distinto de linhas escuras. 

Herzog & de Meuron propôs um projeto cristalino para a loja Prada Aoyama em Tóquio, com uma grelha em forma de romboide para a fachada que compreende painéis de vidro convexos, côncavos e planos. Durante o dia, pode-se ver reflexos distorcidos devido às formas dos painéis - o ambiente brilhante refletido na fachada torna difícil ver o interior. Mas à noite, quando a luz quente preenche o interior, esta pele se transforma em uma camada transparente e revela uma experiência espacial. A visão distorcida desaparece e dá lugar a uma visão clara da alta costura.

A loja da Dior em Miami se abstém dos efeitos de vidro usados por muitos de seus contemporâneos. O escritório Barbaritobancel Arquitetos transformou a geometria de um vestido plissé em elementos de fachada ligeiramente curvos. À medida que o sol se move durante o dia, os padrões de sombra mudam lenta e elegantemente. O vestido branco cria uma tela limpa para absorver o sol e apresenta de um interessante jogo de luz e sombra. À noite, a iluminação interior revela os cortes finos entre os elementos da fachada. As luzes verticais fazem lembrar o aspecto linear do plissé.

Light matters, uma coluna mensal sobre luz e espaço, é escrita por Thomas Schielke. Ele reside na Alemanha, é fascinado por iluminação arquitetônica e trabalha como um editor para a empresa de iluminação ERCO. Ele publicou vários artigos e é co-autor dos livros "Light Perspectives" e "SuperLux". Para mais informações confira www.erco.com, www.arclighting.de ou siga-o em @arcspaces.

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Sobre este autor
Cita: Thomas Schielke. "Camadas e iluminação: Como arquitetos famosos projetam grandes lojas de grife" [Layers and Lighting: How Top Architects Design Fashion Stores to Turn Heads by Day and Night] 11 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804875/camadas-e-iluminacao-como-arquitetos-famosos-projetam-grandes-lojas-de-grife> ISSN 0719-8906

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