Paris anuncia conjunto de projetos para restringir o uso de automóveis no centro da cidade

No início do ano a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, apresentou sua "lista de desejos para 2017", que inclui os principais projetos a serem desenvolvidos este ano.

Um deles tem como objetivo melhorar a mobilidade no centro da cidade e leva em consideração várias iniciativas baseadas na recuperação dos espaços públicos para as pessoas (em detrimento dos automóveis), a promoção de energias renováveis e o cuidado com o meio ambiente. 

As propostas foram pensadas como parte da estratégia para melhorar a qualidade do ar na capital francesa que, nos últimos meses, atingiu níveis críticos e impulsionou medidas extremas, como a gratuidade do transporte público até que a camada visível de poluição diminua.

Durante o anúncio dos projetos a prefeita resumiu o enfoque das propostas dizendo: "mais automóveis, mais contaminação, menos automóveis, menos contaminação."

Nesse sentido, uma das principais propostas da administração é a abertura de um quilômetro da via paralela ao rio, entre a Place de la Concorde e a Pont Royal, apenas para pedestres e ciclistas, ficando proibida a circulação de automóveis neste trecho.  

Além disso, há três outros projetos relevantes indicados no infográfico a seguir. Em azul, a ciclovia de mão dupla para a rua Rivoli. Em amarelo o percurso de um novo ônibus elétrico e em vermelho uma via que passará a ser exclusiva para ônibus e táxis. 

© Ayuntamiento de París

A ciclovia da rua Rivoli tem como objetivo favorecer os deslocamentos de bicicleta no centro da cidade e reduzir o tráfego de automóveis pela metade.

Deste modo, a ideia é que esta rua comercial volte a ser um ambiente mais tranquilo e seguro para as pessoas, algo que se perdeu em meio ao ruído e poluição dos veículos. 

© Ayuntamiento de París

A nova linha de ônibus elétrico é um projeto que poderia ser colocado em marcha a partir de setembro de 2018. Para isso, prevê-se um investimento de €35 milhões na construção das vias de mão dupla. 

A primeira etapa compreende um trecho entre a ponte Saint-Cloud e a estação Lyon; a segunda fase continuaria por Bercy até chegar em Valle del Marne onde estarão as futuras estações do Grand Paris Express.

© Ayuntamiento de París
Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Paris anuncia conjunto de projetos para restringir o uso de automóveis no centro da cidade" [París anuncia paquete de proyectos para restringir los automóviles en el centro] 04 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804499/paris-anuncia-conjunto-de-projetos-para-restringir-o-uso-de-automoveis-no-centro-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.