Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 16 de junho de 2017

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 16 de junho de 2017

Foi anunciado hoje durante parte da programação da finissage da Representação Oficial Portuguesa na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia 2016 que o projeto A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura será inaugurado no dia 16 de junho de 2017, em Matosinhos, com a exposição “Poder Arquitectura”, comissariada por Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho.

A apresentação do projeto e do programa da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura foi feita pelo Diretor Executivo da instituição, Nuno Sampaio, numa sessão em que também estiveram presentes os comissários da exposição “Poder Arquitectura”, o responsável pelo programa paralelo à exposição, Roberto Cremascoli, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, o presidente da Ordem dos Arquitectos, João Santa-Rita e a Diretora Geral da Artes, Paula Varanda.

O diretor, Nuno Sampaio, enfatizou que “a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitetura contribuirá para que a arquitetura possa cada vez mais assumir o papel que lhe cabe no contexto nacional e internacional, valorizando o melhor da sua produção na melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida dos cidadãos, e relevando-a como recurso cultural estratégico de Portugal no Mundo e do Mundo em Portugal.”

"Poder Arquitetura”, a exposição que inaugurará o equipamento, apresentará quatro dezenas de projetos ilustrativos da relação da arquitetura com oito poderes que se alinham, infletem, divergem entre si e influenciam o modo como o mundo construído se ordena. Entre os projetos selecionados contam-se obras de Álvaro Siza, David Chipperfield, Eduardo Souto de Moura, Herzog & De Meuron, João Luís Carrilho da Graça, Manuel e Francisco Aires Mateus, Michael Maltzan, Oving Architekten, Peter Soderman, Paulo Mendes da Rocha, Rem Koolhaas, Valerio Olgiati, Vijitha Basnayake e Witherford Watson Mann.

Para além desta exposição, e do programa paralelo “Please Share”, foram ainda apresentadas as mostras “Arquitetura Portuguesa de 1974 a 1999 - 25 anos de Democracia em Portugal”, coordenada por João Belo Rodeia, e “Coleção Arquitetura Brasileira”, comissariada por Guilherme Wisnik e Fernando Serapião.

A sessão que hoje decorreu na Università Iuav di Venezia incluiu também um debate que juntou Álvaro Siza Vieira e Vittorio Gregotti, com moderação de Alberto Ferlenga.A representação portuguesa na Bienal de Veneza foi organizada pela Direção Geral das Artes e pela Ordem dos Arquitectos, sendo comissariada por Nuno Grande e Roberto Cremascoli.

A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.

Cortesia de Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 16 de junho de 2017" 25 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800215/casa-da-arquitectura-centro-portugues-de-arquitectura-abre-as-portas-no-dia-16-de-junho-de-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.