O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 16 de junho de 2017

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 16 de junho de 2017

  • 20:14 - 25 Novembro, 2016
  • por Equipe ArchDaily Brasil
Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 16 de junho de 2017
Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 16 de junho de 2017, Cortesia de Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura
Cortesia de Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura

Foi anunciado hoje durante parte da programação da finissage da Representação Oficial Portuguesa na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia 2016 que o projeto A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura será inaugurado no dia 16 de junho de 2017, em Matosinhos, com a exposição “Poder Arquitectura”, comissariada por Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho.

A apresentação do projeto e do programa da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura foi feita pelo Diretor Executivo da instituição, Nuno Sampaio, numa sessão em que também estiveram presentes os comissários da exposição “Poder Arquitectura”, o responsável pelo programa paralelo à exposição, Roberto Cremascoli, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, o presidente da Ordem dos Arquitectos, João Santa-Rita e a Diretora Geral da Artes, Paula Varanda.

O diretor, Nuno Sampaio, enfatizou que “a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitetura contribuirá para que a arquitetura possa cada vez mais assumir o papel que lhe cabe no contexto nacional e internacional, valorizando o melhor da sua produção na melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida dos cidadãos, e relevando-a como recurso cultural estratégico de Portugal no Mundo e do Mundo em Portugal.”

"Poder Arquitetura”, a exposição que inaugurará o equipamento, apresentará quatro dezenas de projetos ilustrativos da relação da arquitetura com oito poderes que se alinham, infletem, divergem entre si e influenciam o modo como o mundo construído se ordena. Entre os projetos selecionados contam-se obras de Álvaro Siza, David Chipperfield, Eduardo Souto de Moura, Herzog & De Meuron, João Luís Carrilho da Graça, Manuel e Francisco Aires Mateus, Michael Maltzan, Oving Architekten, Peter Soderman, Paulo Mendes da Rocha, Rem Koolhaas, Valerio Olgiati, Vijitha Basnayake e Witherford Watson Mann.

Para além desta exposição, e do programa paralelo “Please Share”, foram ainda apresentadas as mostras “Arquitetura Portuguesa de 1974 a 1999 - 25 anos de Democracia em Portugal”, coordenada por João Belo Rodeia, e “Coleção Arquitetura Brasileira”, comissariada por Guilherme Wisnik e Fernando Serapião.

A sessão que hoje decorreu na Università Iuav di Venezia incluiu também um debate que juntou Álvaro Siza Vieira e Vittorio Gregotti, com moderação de Alberto Ferlenga.A representação portuguesa na Bienal de Veneza foi organizada pela Direção Geral das Artes e pela Ordem dos Arquitectos, sendo comissariada por Nuno Grande e Roberto Cremascoli.

A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.

Cortesia de Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura
Cortesia de Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura
Sobre este autor
Equipe ArchDaily Brasil
Autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura inaugura no dia 16 de junho de 2017" 25 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800215/casa-da-arquitectura-centro-portugues-de-arquitectura-abre-as-portas-no-dia-16-de-junho-de-2017> ISSN 0719-8906