Conheça o piso feito com pneus reciclados

via YouTube

A reciclagem de pneus para confecção de pisos é uma solução sustentável que colabora com o descarte correto da borracha, que, quando descartada e inutilizada, demora cerca de 600 anos para se decompor na natureza. Pior do que despejá-lo é queimá-lo, pois nesse caso o produto libera uma fumaça com diversos poluentes, como carbono e enxofre e além de poluir o ar, quando este resíduo é descartado em rios dificulta até o fluxo da água. Uma das alternativas propostas para o aproveitamento do material é a transformação de sua matéria-prima – a borracha – em piso.

Vantagens e características
Apesar de ainda muito pouco conhecida e explorada em nosso país, essa solução já vem sendo praticada há mais de duas décadas em países da Europa e nos Estados Unidos. Os arquitetos estrangeiros vêm optando cada vez mais pelo produto porque além de sua alta resistência e deu processo artesanal de fabricação, ele também possui muitas outras vantagens, como:

- Limpeza, manutenção e manuseio fáceis;
- São antiderrapantes;
- Não soltam lascas;
- São antifúngicos;
- São atóxicos e antialérgicos;
- São drenantes, ou seja, não acumula água. Essa característica é importante porque o piso colabora com a permeabilidade do solo;
- Suporta auto impacto de absorção;
- Tem grande capacidade acústica;
- Não é necessário remover o piso existente para sua colocação;
- Variedade. Por ser um material maleável encontra-se disponível em diversas dimensões, espessuras, cores e formatos.

Aplicação
Especialmente indicado para áreas que necessitem de amortecimento de moderado à alto, tanto externas quanto internas. Normalmente é aplicado em ambientes destinados às crianças como playgrounds ou salas de escolas infantis, e também para espaços de alto tráfego como academias e hospitais.

Observação: Ao especificar seu piso de borracha atente para que ele atenda à norma ABNT NBR 16071.
Para pré-vizualizar gratuitamente detalhes da norma, clique aqui.

via Via Flickr association GADEL Lot

Instalação
- É recomendado o uso de Cola PU com 2 mm de espessura.
- O contra piso (que pode ser em cimento, cerâmica ou madeira), deve estar limpo, liso e seco.
- O ambiente de instalação não pode estar nem muito quente e nem muito frio com temperaturas entre 12 e 36°).
- O piso deve ficar estendido por no mínimo 48 horas no local da instalação, já prevendo o espaçamento de 3 a 5 mm para dilatação e a inclinação de 3 a 5% no contrapiso.
- Como reage muito a materiais solventes e derivados do petróleo, é importante que se limpe rapidamente toda a cola em excesso com um pano úmido, pois se não tomar esse cuidado a cola reagirá contra a borracha e manchará. 

Fabricação
 É necessário, em média de três a quatro pneus para a produção de uma placa com um metro quadrado de área. As placas emborrachadas são feitas a parti dos grânulos de pneus usados juntamente às diversas opções de pigmentos disponíveis no mercado. Após essa união, a mistura é prensada e o piso está pronto.

Conheça melhor o processo de fabricação assistindo ao vídeo:

L3MIX PISOS DE BORRACHA - Discovery Channel Brasil

Separamos algumas outras possibilidades de utilização do material que já foram publicadas em ArchDaily Brasil:

19 playgrounds que provam que arquitetura não é apenas para adultos

A Praça dos Nossos Sonhos / Lukas Fúster

A Cidade É Para Brincar / Basurama

Michael Reynolds construirá uma escola pública sustentável no Uruguai

10 ideias utópicas de planejamento urbano

Sobre este autor
Cita: Materials. "Conheça o piso feito com pneus reciclados" 31 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787683/conheca-o-piso-feito-com-pneus-reciclados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.