UNESCO e Itália criam "capacetes azuis culturais" para proteger patrimônio mundial

A Itália e a UNESCO firmaram no dia 16 de fevereiro deste ano, em Roma, um acordo para criar uma força especial italiana e um centro em Turim para treinar especialistas na proteção do patrimônio em áreas marcadas por conflitos armados ao redor do mundo. O acordo foi proposto a partir de uma emenda sugerida pela Itália à UNESCO em outubro do ano passado, que contou com o apoio de 53 países e o Conselho de Segurança da ONU.

Idealizado como um desdobramento cultural dos Capacetes Azuis - as forças pacificadoras da ONU - este contingente será composto, inicialmente, por 30 investigadores policiais especializados em casos de roubo de obras de arte e também por 30 arqueólogos, restauradores e historiadores de arte que "já estão preparados para ir onde a UNESCO os enviar", se acordo com o Ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini.

Templo de Bel em Palmira, antes de sua destruição em agosto de 2015. Imagem © upyernoz, CC BY 2.0

À diferença dos Capacetes Azuis originais, esta frente não atuará militarmente, mas terá como foco a reparação dos danos causados por desastres naturais ou conflitos armados e também o tráfico de arte encabeçado pelo Estado Islâmico. 

Embora a iniciativa italiana trate tanto de desastres naturais como de conflitos bélicos, a destruição dos templos históricos de Palmira (Síria) causada pelo Estado Islâmico (ISIS) em agosto do ano passado estimulou o apoio definitivo dos membros da ONU.

Via The Guardian, RCN e Deutsche Welle

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "UNESCO e Itália criam "capacetes azuis culturais" para proteger patrimônio mundial" [UNESCO e Italia crean 'cascos azules culturales' para preservar patrimonio mundial] 02 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782877/unesco-e-italia-criam-capacetes-azuis-culturais-para-proteger-patrimonio-mundial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.