O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Dois novos sítios latino-americanos são declarados Patrimônio da Humanidade

Dois novos sítios latino-americanos são declarados Patrimônio da Humanidade

Dois novos sítios latino-americanos são declarados Patrimônio da Humanidade
Dois novos sítios latino-americanos são declarados Patrimônio da Humanidade, © Espacio de la Imagen. Fonte: Unesco (con licencia CC)
© Espacio de la Imagen. Fonte: Unesco (con licencia CC)

24 novos sítios de 17 países foram declarados Patrimônio da Humanidade na última reunião do Comitê do Patrimônio Mundial que terminou semana passada em Bonn, Alemanha.

Dos 24 sítios protegidos, dois são latino-americanos: o Aqueduto do Padre Tembleque, no México, e a Paisagem Cultural Industrial de Fray Bentos, no Uruguai. A lista atualizada do Patrimônio Mundial conta agora com 1.031 sítios de 163 países.

Conheça, a seguir, um pouco da história e importância cultural dos novos sítios latino-americanos.

Aqueduto do Padre Tembleque (México)

Via Twitter. El Acueducto del Padre Tembleque construido por 40 comunidaddes indígenas, hoy es #PatrimonioMundial @UNESCO_es
Via Twitter. El Acueducto del Padre Tembleque construido por 40 comunidaddes indígenas, hoy es #PatrimonioMundial @UNESCO_es

Construído entre 1554 e 1571, este sistema hidráulico foi idealizado pelo sacerdote franciscano Francisco de Tembleque e construído com a ajuda dos habitantes de 40 povoados da região central do país.

O principal objetivo da estrutura era distribuir água aos povoados próximos do aqueduto em uma extensão de 48 quilômetros entre os estados de Hidalgo e México.

De acordo com a Unesco, foram três os critérios usados para eleger a estrutura. O primeiro corresponde ao fato de que ela "representa uma obra prima do gênio humano". O segundo é que, mediante o desenvolvimento da arquitetura, da tecnologia, das artes monumentais, do planejamento urbano e do paisagismo, se intercambiam valores durante um período determinado ou uma área cultural em particular. 

Finalmente, o terceiro critério consiste em que este projeto é um exemplo de um tipo de construção que simboliza um ou vários períodos significativos da história da humanidade.

Via Twitter. #Infografía: Acueduto del Padre Tembleque, #PatrimonioMundial por la @UNESCO_es
Via Twitter. #Infografía: Acueduto del Padre Tembleque, #PatrimonioMundial por la @UNESCO_es

Paisagem Cultural Industrial de Fray Bentos (Uruguai)

© Prefeitura de Río Negro. Fonte: Unesco (con licencia CC)
© Prefeitura de Río Negro. Fonte: Unesco (con licencia CC)

Em 1859, na cidade de Fray Bentos, na margem do rio Uruguai, começou a ser construído um complexo de edifícios, instalações e habitações para acolher, na época, uma pequena indústria pecuária.

Com o passar dos anos, a produção desta indústria começou a ser exportada para a Europa, o que a tornou um dos centros de produção pecuária mais importantes do mundo, reunindo em um só local todas as instalações para as diferentes etapas do processo.

Não apenas as instalações pecuárias foram protegidas, mas também os molhes sobre o rio, os campos que hoje se destinam a pastagens e as casas dos operários provenientes de 55 nacionalidades que foram trazidos até o local.

No total, a área protegida tem 275 hectares e, de acordo com a organização internacional, a paisagem cultural de Fray Bentos é um reflexo da "evolução da estrutura social e econômica dos séculos XIX e XX no Uruguai e na região."

Via Plataforma Urbana.

Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Dois novos sítios latino-americanos são declarados Patrimônio da Humanidade" [Los dos nuevos sitios latinoamericanos declarados Patrimonio de la Humanidad] 01 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771032/dois-novos-sitios-latino-americanos-sao-declarados-patrimonio-da-humanidade> ISSN 0719-8906