O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte e Arquitetura: Os murais que o português Vhils cria através da destruição

Arte e Arquitetura: Os murais que o português Vhils cria através da destruição

Arte e Arquitetura: Os murais que o português Vhils cria através da destruição
Arte e Arquitetura: Os murais que o português Vhils cria através da destruição, © Vhils (via Facebook)
© Vhils (via Facebook)

Em 2008, o grafiteiro britânico Banksy organizou o Cans Festival, um encontro no qual 39 artistas urbanos de vários países foram convidados a pintar num túnel abandonado de Leake Street, em Londres.

Entre os convidados estava o português Vhils, que se dedica a retratar pessoas comuns e transformá-las em ícones urbanos através do uso de papéis e pinturas que, algumas vezes se mistura com uma técnica particular: a destruição.

Como Vhils cria seus retratos? A seguir, veja um vídeo e mais detalhes de seu trabalho.

© Vhils (via Facebook) © Vhils (via Facebook) © Vhils (via Facebook) © Vhils (via Facebook) + 12

Numa entrevista para a revista Wired, o artista Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, contou que "ao invés de criar ícones com as pessoas que mudaram a história, como fez Warhol com Mao e outros, escolho uma pessoa comum para fazer com que as pessoas pensem sobre os cidadãos comuns, que lutam todos os dias para ganhar a vida na sociedade contemporânea".

© Vhils (via Facebook)
© Vhils (via Facebook)

O foco que este artista dá a seu trabalho está influenciado pelas transformações que viveu em sua cidade natal, Seixal, que sofreu grandes mudanças durante a urbanização entre as décadas de 80 e 90.

© Vhils (via Facebook)
© Vhils (via Facebook)

Sobre seu trabalho, Vhils afirma que “gosto da ideia de trabalhar com a cidade como matéria prima, com o objetivo de expor a fragilidade do que nós assumimos que é indestrutível e imutável. Meu objetivo ao utilizar o ambiente urbano em si é criar uma parte da obra e implicar a todas as pessoas que vivem nesse mesmo espaço. Fazer com que a intervenção verdadeiramente - e não de forma artificial - faça parte do entorno. Aprendo com tudo, e espero que meu trabalho reflita isto”.

© Vhils (via Facebook)
© Vhils (via Facebook)

Se alguns de seus retratos combinam papéis com pintura, há algum tempo o artista adota uma nova técnica. Esta consiste em esculpir parte de um muro com uma broca, utilizar papéis como se fossem um estêncil e criar uma pequena explosão que destrói partes do muro, que enaltece o retrato na superfície.

© Vhils (via Facebook)
© Vhils (via Facebook)

Os trabalhos de Vhils estão em diversas partes do mundo e atualmente é possível encontrá-los em cidades brasileiras, americanas, italianas, mexicanas, britânicas, russas, entre outras.

No seguinte vídeo, pode-se ver como Vhils cria suas obras.

Este artigo foi inicialmente publicado no Plataforma Urbana. E para ver o outro artigo publicado sobre o artista português no ArchDaily Brasil, clique aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Arte e Arquitetura: Os murais que o português Vhils cria através da destruição" [Arte y Arquitectura: Los murales que el portugués Vhils crea a través de la destrucción] 01 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763006/arte-e-arquitectura-os-murais-que-o-portugues-vhils-cria-atraves-da-destruicao> ISSN 0719-8906