Um Litro de Luz: iluminação através de garrafas recicladas

Um Litro de Luz: iluminação através de garrafas recicladas

Há algum tempo, falamos sobre as garrafas que iluminam. Mais recentemente, a organização sem fins lucrativos Litro de Luz - com sede na Colômbia - compartilhou conosco seu projeto de iluminação que consiste em levar luz natural a locais com poucos recursos através de garrafas Pet recicladas.

Esse projeto de inovação social, que trabalha lado a lado com A Liter Of Light (Filipinas), tem como objetivo levar luz aos lugares menos favorecidos e melhorar a qualidade de vida nas comunidades mais vulneráveis do mundo.

Litro de Luz é um projeto que tem como objetivo iluminar lugares menos favorecidos com luz natural de modo sustentável através de garrafas Pet recicladas.

Esse projeto foi desenvolvido pelo MIT e se baseia nos princípios de Tecnologias Apropriadas, "um conceito que proporciona tecnologia simples e facilmente replicável para atender as necessidades básicas das comunidades em desenvolvimento" O projeto Litro de Luz foi premiado pelas Nações Unidas na última convenção de Mudança Climática em Durban (África do Sul) e já foi implementada em 16 países. A Colômbia foi pioneira na América Latina em executar esse projeto, sendo a segunda sede internacional do projeto.

O país que registra a maior quantidade de instalações de Garrafas de Luz são as Filipinas, com mais de 30 mil garrafas instaladas até o momento.

Cortesía de Litro de Luz
Cortesía de Litro de Luz

Litro de Luz é um projeto de inovação social que propõe uma alternativa de iluminação natural, ecológica e sustentável em lugares vulneráveis.

Além de ter um impacto imediato, sua implementação é simples, sendo necessário, quando instalada em telha metálica, apenas uma garrafa Pet de 1,5 litros, uma chapa de 22cm x 25cm do mesmo material da cobertura, água, cloro e cola. Sua instalação requer o uso de uma rebitadeira, uma pistola de cola e uma serra para abrir o orifício na cobertura. Estima-se que a vida útil de cada Litro de Luz é de aproximadamente 8 anos. 

Entre os impactos sociais do projeto, vale destacar a redução da violência familiar e do abuso sexual que, segundo estudos do Instituto do Bem Estar Familiar na Colômbia, aumentam em lugares escuros. 

Cortesía de Litro de Luz
Cortesía de Litro de Luz

Além disso, dependendo das condições climáticas, a iluminação proporcionada pelas garrafas melhora a qualidade dos espaços de estudo para crianças e adolescentes, permitindo a realização de tarefas escolares, por exemplo. 

Do ponto de vista econômico, as famílias beneficiadas perceberam uma diminuição de até 40% na conta de energia elétrica no mês seguinte à instalação das garrafas. 

Cortesía de Litro de Luz
Cortesía de Litro de Luz

Em relação aos benefícios ambientais, o impacto é duplo, pois a substituição de uma lâmpada por uma garrada Pet evita a emissão anual de 200kg de CO2 na atmosfera. Além disso, aumenta-se a vida útil das lâmpadas tradicionais, já que a frequência com que são acionadas é menor.

Em torno do projeto foi articulado um Ecossistema Social em que cada ator tem um papel específico e trabalha para consolidar o objetivo geral. Para chegar à maior quantidade de lugares, deve-se compartilhar a meta com governos locais, universidades, outras ONGs, a sociedade civil, parceiros privados, comunidades e outros agentes. 

Assim, a organização se alinhou à agência presidencial ANSPE e à estratégia UNIDOS, que determinou uma série de objetivos, dos quais Litro de Luz® apoia o 33°:

A habitação deve contar com iluminação e ventilação natural e privacidade

Saiba mas sobre o Litro de Luz.

Cortesía de Litro de Luz
Cortesía de Litro de Luz

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Um Litro de Luz: iluminação através de garrafas recicladas" [Un Litro de Luz: iluminación autosostenible con botellas recicladas en Colombia] 25 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762680/um-litro-de-luz-iluminacao-atraves-de-garrafas-recicladas> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.