O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Espaços públicos humanos para uma cidade informal, a experiência de "Barrio Mío" em Lima

Espaços públicos humanos para uma cidade informal, a experiência de "Barrio Mío" em Lima

Espaços públicos humanos para uma cidade informal, a experiência de "Barrio Mío" em Lima
Espaços públicos humanos para uma cidade informal, a experiência de "Barrio Mío" em Lima, © Archivo REP-BM
© Archivo REP-BM

A cidade de Lima, Peru, com 9 milhões de habitantes, é composta por 70% de construções informais, erguidas através da autoconstrução das comunidades geridas por seus habitantes. Em uma cidade fragmentada - entre invasões e bairros - se faz urgente estabelecer laços entre o estado, o setor privado e a sociedade civil para reconstruir o escasso espaço público existente e levar a arquitetura àquelas regiões que mais necessitam.

Este é o desafio do Programa Barrio Mío da prefeitura de Lima, que promove o assessoramento técnico a moradores organizados em áreas de encosta, visando criar projetos de recuperação e melhoria de espaços públicos dentro de um sistema urbano integrado.

© Archivo REP-BM © Archivo REP-BM © Archivo REP-BM © Archivo REP-BM + 32

Dos arquitetos. O programa, impulsionado pelo Servicio de Recuperación de Espacios Públicos (REP), se constitui como uma plataforma de participação cidadã com foco na ação a partir da autogestão, promovendo espaços de reflexão e transformação dos bairros compreendidos como núcleos orgânicos dentro da cidade. 

Sistema Urbano
Sistema Urbano

O REP integra diferentes atores de desenvolvimento local - prefeitura, moradores, organizações comunitárias, universidades, instituições, empresas e voluntários - para trabalhar em torno de um objetivo comum, que se concretiza em curto prazo e sem investimento direto.

© Archivo REP-BM
© Archivo REP-BM

Em 9 meses de trabalho participativo, o REP conseguiu beneficiar 12.977 pessoas com 8 processos de recuperação de espaços públicos, 4 dos quais já inaugurados.

© Archivo REP-BM
© Archivo REP-BM

O projeto Sr. de los Milagros - La Ensenada, em Puente Piedra, conta com diversos espaços abertos (potenciais), porém desvinculados. Alguns sem tratamento, sem nome, sem uso, sem significado; outros protegidos como objetos de contemplação que ninguém desfruta. Os lugares de encontro dos moradores são espaços internos. O excelente nível de organização e empreendedorismo dos habitantes contradiz essa crise do espaço público. 

O imaginário local foi incorporado em uma proposta urbana que prevê a integração e ressignificação desses lugares dentro de um sistema urbano com novas circulações peatonais que aproveitam a geografia e as vistas privilegiadas para consolidar um bairro caminhável, em íntima relação com a paisagem. Foram lançados 5 projetos estratégicos, entre os quais o parque central foi eleito, através de comum acordo, a proposta que serviria de alavanca para as demais. 

© Archivo REP-BM
© Archivo REP-BM

Esse espaço se encontrava abandonado: ausência de atividades, insegurança, áreas verdes em mal estado de conservação, mobiliário deteriorado e um fechamento cercado agressivo. Propôs-se integrá-lo como nova centralidade conectora e recuperá-lo como praça/parque para todos, reutilizando a infraestrutura existente, porém reconfigurando uma série de sub-espaços para diferentes usos, com elementos polissêmicos multifuncionais e coloridos.

© Archivo REP-BM
© Archivo REP-BM

Foram realizadas 6 jornadas de trabalho. Pedreiros, jardineiros, donas de casa, jovens e crianças interviram com entusiasmo no processo. Graças a isso e à gestão compartilhada dos materiais, foi possível concluir a obra em 5 meses.

© Archivo REP-BM
© Archivo REP-BM

Hoje o parque é um vibrante ponto de encontro para crianças que desfrutam de um espaço livre com elementos lúdicos que podem servir para brincadeiras. Os jovens acompanham sentados nas escadarias. Os adultos se reúnem nos bancos para conversas. O espaço foi recuperado e está em processo de apropriação, para a alegria de todos.

Planta
Planta

Equipe REP: Servicio de Recuperación de Espacio Públicos del Programa Barrio Mío / Municipalidad Metropolitana de Lima
Localização: Barrio Sr de los Milagros, Sector La Ensenada, Puente Piedra, Lima, Perú
Coordenação e Direção Geral: Javier Vera
Coordenação de projetos: Álvaro Rodríguez y Carlos Ramos
Assistentes de projetos/promotores urbanos: Nicolás Palacín, Mariel Valdivia, Manuel Burga y Marko Mendoza
Socióloga: Andrea Venini
Coordenadora Territorial: Barrio Mío / Rita Tantaleán
Promotora Social: Elizabeth Dueñas
Presidente da Junta Directiva de La Ensenada: Félix Rosales
Participantes da Universidad Nacional de Ingeniería: Leo Vásquez, Alfonso Huamaní
Participantes da Universidad de Navarra: Carolina Larrazábal y Cristina Pérez
Fotografias: Archivo REP-BM

Materiais: Os elementos de concreto foram doados pela empresa UNICON. A grama foi conseguida em coordenação com o SERPAR (Serviço de Parques de Lima). Todos os demais foram obtidos através de reciclagem de materiais e da autogestão compartilhada entre a equipe REP e os moradores.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "Espaços públicos humanos para uma cidade informal, a experiência de "Barrio Mío" em Lima" [Espacios públicos amables para una ciudad informal, la experiencia de "Barrio Mío" en Lima] 03 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761445/espacos-publicos-humanos-para-uma-cidade-informal-a-experiencia-de-barrio-mio-em-lima> ISSN 0719-8906