Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé)

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé)

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Janela, FachadaClássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Janela, FachadaClássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Imagem 4 de 18Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Imagem 5 de 18Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Mais Imagens+ 13

Hoje seria o 83º aniversário de João Filgueiras Lima, o Lelé. Para celebrar, inauguramos hoje com o Hospital de Taguatinga nossa seção dos Clássicos da Arquitetura de 2015 com uma série de projetos do arquiteto, que serão apresentados nas próximas semanas.

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Janela, Fachada
© Renato Araújo

O edifício é uma barra alongada construído a partir de um sistema pré-fabricado de concreto armado. Longitudinalmente é definido por uma seqüência de pórticos centrais cujas mísulas apoiam vigas. Esse sistema configura a circulação principal do edifício. Caixas vazadas estruturais constituem as fachadas mais extensas. São unidas estruturalmente e separadas verticalmente por uma viga de bordo contínua moldada in loco. No sentido transversal, lajes tubadas vinculam-se àquela viga de bordo e se apoiam nas vigas dos pórticos centrais.

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Janela, Fachada
© Joana França

As lajes transversais têm um metro e dez centímetros de largura. Cada grupo de três lajes totaliza três metros e trinta centímetros de largura e correspondem a um módulo de fachada. Esse módulo pode ser subdividido em quatro partes iguais, das quais três correspondem à caixa vazada e uma, à faixa vertical de fechamento em concreto armado que configura a separação entre duas caixas e que contém janela basculante de duas folhas.

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Imagem 17 de 18
© João Filgueiras Lima

A caixa avança em relação ao plano da fachada um metro e cinqüenta centímetros. Em seu plano interno, está uma janela composta por quatro folhas de vidro dispostas assimetricamente e estruturadas por esquadrias constituídas de perfis  metálicos de tamanhos variáveis. À frente desta, a meia-altura, está uma chapa metálica disposta horizontalmente estruturada por barras em ambas as extremidades, configurando elemento de proteção solar com inclinação regulável. Todos estes elementos metálicos tem cor verde.*

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Janela
© Joana França

O partido adotado na implantação do edifício em terreno de acentuada inclinação culminou na concepção de quatro níveis. No primeiro nível está o bloco de internação constituído por cinco pavimentos escalonados. As lajes instituídas pelo escalonamento dos pavimentos estabeleceram os solários da hospitalização nos terraços que foram ajardinados.

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Fachada
© Joana França

Os recintos de serviços gerais ficam no segundo nível. No terceiro nível estão as áreas de atendimento médico: emergência, arquivo, bloco cirúrgico e obstetrício, além de outros serviços complementares. Esses dois últimos níveis estão conectados ao primeiro por meio de rampas e de uma prumada de circulação vertical.

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Imagem 16 de 18
© João Filgueiras Lima

No quarto nível está a edificação que abriga os ambulatórios. Essa edificação está desconectada do restante do conjunto. Sua cobertura formada por sheds pré-moldados de concreto que medem onze metros de comprimento assentados em forma de abóbadas de arestas. A viga principal do bloco dos ambulatórios foi fundida in loco.

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé) - Imagem 12 de 18
© Joana França

* Os três primeiros parágrafos foram escritos coletivamente durante o Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura Brasileira, realizado no PROPAR-UFRGS, ministrado pelo editor Igor Fracalossi.

Brasília, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Condomínio da Qsb 02 Área Especial 5/6 Setor B Sul - St. B Sul Qsb Ae Qsb 10, 2 - Taguatinga Sul, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé)" 10 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760028/classicos-da-arquitetura-hospital-regional-de-taguatinga-joao-filgueiras-lima-lele> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.