Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

João Filgueiras Lima

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE ESCRITÓRIO

Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)

17:00 - 11 Fevereiro, 2015
Clássicos da Arquitetura: Centro de Exposições do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé), Via arcoweb.com.br
Via arcoweb.com.br

Via Giancarlo Latorraca, 2000 Via Giancarlo Latorraca, 2000 Via arcoweb.com.br © Eduardo Augusto Kneese de Mello (CC BY-NC-ND). Via Arquigrafia + 20

O edifício permanece inteiramente suspenso cinco metros acima do solo. Engasta-se em duas torres laterais idênticas, de onde partem tirantes que colaboram na estabilidade do edifício, que se desenvolve em balanços simétricos de volumes invertidos.

Clássicos da Arquitetura: Secretarias do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)

17:00 - 4 Fevereiro, 2015
© Flickr Thiago Mendes
© Flickr Thiago Mendes

O conjunto de secretarias é composto por cinco edifícios construídos segundo os mesmos princípios construtivos, aspectos materiais, espaciais, e elementos formais: pré-fabricação e modulação; concreto aparente, fechamentos em vidro, e detalhes metálicos; volume elevado do solo, com traçado sinuoso; e caixas vazadas sobrepostas e escalonadas. A diferença entre eles está basicamente no traçado e extensão da planta, na disposição das caixas externas, e na cor dos elementos metálicos.

Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé)

17:00 - 28 Janeiro, 2015
Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé), © Joana França
© Joana França

via Disbrave © Joana França © Marcel Gautherot © Acervo João Filgueiras Lima + 21

O conjunto edificado está dividido em três volumes principais distintos. O primeiro é predominantemente horizontal e acompanha o traçado irregular do terreno: a oficina. O segundo volume é vertical: uma torre de escritórios com cinco pavimentos. Os dois volumes estão conectados por meio de corredor externo protegido por uma cobertura plana em concreto. O terceiro volume abriga o posto de gasolina.

Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé)

18:00 - 10 Janeiro, 2015
Clássicos da Arquitetura: Hospital Regional de Taguatinga / João Filgueiras Lima (Lelé), © Joana França
© Joana França

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 18

Hoje seria o 83º aniversário de João Filgueiras Lima, o Lelé. Para celebrar, inauguramos hoje com o Hospital de Taguatinga nossa seção dos Clássicos da Arquitetura de 2015 com uma série de projetos do arquiteto, que serão apresentados nas próximas semanas.

Os clássicos de Lelé

18:00 - 21 Maio, 2014
Os clássicos de Lelé, © Sinval - DF
© Sinval - DF

© Eduardo Augusto Kneese de Mello (CC BY-NC-ND). Via Arquigrafia Via italostephanarquiteto © RNLatvian Via Disbrave + 14

Deixamos a seguir uma breve lista dos Clássicos da Arquitetura do João Filgueiras Lima, o nosso grande Lelé, quem nos deixou no dia de hoje. Esta é um pequena homenagem do ArchDaily Brasil.

Clássicos da Arquitetura: Igreja do Centro Administrativo da Bahia / João Filgueiras Lima (Lelé)

18:00 - 16 Abril, 2014
Clássicos da Arquitetura: Igreja do Centro Administrativo da Bahia  / João Filgueiras Lima (Lelé),  © Editora Paraná Cart
© Editora Paraná Cart

© Ricardo Amado © Ricardo Amado © Flickr Lauro Rocha Perspectiva da nave. Image © João Filgueiras Lima + 44

Por João Filgueiras Lima

O local destinado à construção da Igreja do Centro Administrativo da Bahia conserva intacta sua beleza natural característica da paisagem de Salvador. Sentimos que nos impunha preservá-la respeitando seu relêvo e sua vegetação. Com êste critério foi fixado o partido do projeto. A indispensável modelação do terreno se integra à topografia existente e limita-se exclusivamente aos trechos onde se localizam as construções. Para o estabelecimento do sistema viário foi levada em conta, ainda, a intenção de utilizar os espaços vizinhos à Igreja como áreas de lazer do Centro Administrativo. Arruamentos estreitos, pavimentados em pedra e acompanhando as curvas de nível naturais serão usados indistintamente por veículos e pedestres. Os gramados que margeiam as vias de acesso e vias secundárias ligadas ao tronco principal serão utilizados como áreas de estacionamento. As ruas se alargam em locais mais sombreados e aprazíveis criando áreas de estar e descanso e servindo também para manobras de automóveis.

Clássicos da Arquitetura: Residência Nivaldo Borges / João Filgueiras Lima

12:44 - 18 Novembro, 2013
Clássicos da Arquitetura: Residência Nivaldo Borges / João Filgueiras Lima, © Joana França
© Joana França

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 34

Por Adalberto Vilela e Sylvia Ficher

Passeando, ainda que de carro, por um bairro exclusivamente residencial da cidade, avistamos ao longe a Casa dos Arcos. Assim é conhecida a residência Nivaldo Borges, placidamente espraiada na topografia suave de um imenso terreno, inconfundível por sua coloração avermelhada. A tentação é grande; paradoxalmente, a ausência de grades ou portões nos intimida. Como não há como anunciar a chegada, ignoramos a desconfortável sensação de invadir propriedade alheia e seguimos em frente.