Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura Brasileira, na UFRGS

Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura Brasileira, na UFRGS

“É difícil falar aquilo que você vê. E mais difícil do que falar aquilo que você vê é escrever aquilo que você vê. Porém mais difícil do que falar aquilo que você vê ou escrever aquilo que você vê é ver o que você vê.”

O Workshop ArchDaily Brasil de Clássicos da Arquitetura Brasileira será uma simulação do backstage de trabalho da equipe de editores e colaboradores na preparação das suas publicações. Os estudantes estarão na posição de colaboradores, simulando suas tarefas, com a vantagem de participar de um processo coletivo e presencial, prático e teórico, de discussão e produção, juntamente com o editor, como guia da equipe. O enfoque prático do curso será a escritura descritiva em arquitetura, que determina a singularidade dos textos elaborados para os Clássicos da Arquitetura, e que configura o núcleo da crítica em arquitetura. O Workshop será um trabalho intenso de observação e de transformação dessas observações em palavras, mediante um ciclo de retroalimentação entre escritura, observação e desenho.

Ao longo de dois anos e meios a frente da seção de Clássicos da Arquitetura, tendo dirigido o trabalho de aproximadamente uma dezena de colaboradores, e atualmente encabeçando uma equipe composta por mais um editor e dois colaboradores, Igor Fracalossi pôde provar na prática que há uma imensa falha na formação dos arquitetos brasileiros no âmbito da escritura, associada a uma falta de prática de observação sobre edifícios e representações, a uma falha no ensino da geometria como base do desenho, e principalmente a uma quase total inaptidão à construção. Sendo assim, uma observação sobre uma obra de arquitetura feita sem uma base de geometria e construção muito dificilmente poderá decantar em uma boa descrição, isto é, aquela que permite que o leitor possa desenhar o que se lê ou mesmo construir o que se lê.

Fracalossi pôde demonstrar também que é extremamente difícil escrever o óbvio, e escrevê-lo de modo simples. É extremamente difícil descrever a aparência de um edifício, sem quase institivamente adentrar disciplinas alheias, como a história, a sociologia, a psicologia ou a política. E isso lhe mostrou que quando não se consegue descrever –transformar em palavras– aquilo que está diante de si, essa descrição equivocada transforma aquilo que está sendo visto fazendo-o coincidir com aquilo equivocadamente descrito. Assim, para bem ou para mal, a escritura transforma a forma de ver as coisas, e portanto, transforma a realidade.

A pergunta “Faz parte a escritura da disciplina da arquitetura?” é justa e sua resposta é provavelmente negativa. Porém não há dúvidas de que a escritura amplia a capacidade de observação e de desenho, e não há absolutamente dúvida alguma de que, sim, a escritura faz parte da crítica, qualquer que seja.

Objetivos

O objetivo principal do Workshop é contribuir à formação do arquiteto no que diz respeito à escritura descritiva associada à observação direta de representações de obras de arquitetura, tomando como casos cinco obras exemplares da arquitetura moderna brasileira de diferentes tipologias, tamanhos e graus de complexidade formal. Através da escritura os estudantes desenvolverão suas capacidades de observação e desenho.

Torre de Brasília. © Joana França

Obras abordadas

  • Classe 1. Escada do Solar do Unhão / Lina Bo Bardi
  • Classe 2. MuBE / Paulo Mendes da Rocha
  • Classe 3. Hospital de Taguatinga / Lelé
  • Classe 4. Residência Cunha Lima / Joaquim Guedes
  • Classe 5. Plano Piloto de Brasília / Lúcio Costa

Metodologia 

O curso terá forma de atelier, com participação ativa e constante dos estudantes, simulando o ambiente profissional de trabalho entre editores e colaboradores do ArchDaily Brasil para a realização das publicações dos Clássicos da Arquitetura. O método de abordagem é casuístico: aborda as obras em sua singularidade; e construtivo-formal: aborda a forma e o processo construtivo-material do edifício e seu projeto. 

As aulas serão divididas em dois módulos:

Módulo 1. O primeiro módulo (3h) será coletivo: funcionará o trabalho em atelier propriamente dito. Os alunos deverão exercitar colaborativamente a observação de obras específicas de arquitetura, no que diz respeito à forma, desenho, construção e materiais, associadas ao redesenho especulativo dos desenhos técnicos, quando necessário, e fundamentalmente a escritura das observações e hipóteses levantadas ao longo do processo. Em meio ao trabalho, haverá, quando for o caso, discussões teóricas e aplicadas. Ao final do primeiro módulo deverá ser criado um documento de texto com as descrições feitas em grupo e uma seleção das melhores representações levantadas sobre a obra em estudo, como base para os trabalhos a serem realizados durante o módulo seguinte. Neste módulo, os exercícios serão fundamentalmente digitais. O professor ministrante procurará demonstrar aos alunos a dificuldade de ver o óbvio em obras de arquitetura, a dificuldade de transformar as observações em escritura, e finalmente a capacidade da escritura de transformar a forma como se vê as coisas.

Módulo 2. O segundo módulo (1h) será individual: os estudantes deverão exercitar a escritura descritiva e o desenho técnico especulativo. Neste módulo, os exercícios serão exclusivamente manuais. Ao início desse módulo, serão feitas leituras de descrições exemplares da literatura. Em seguida, os estudantes darão início aos exercícios práticos, com auxílio tutorial do professor ministrante. E ao final, os alunos deverão entregar, segundo modelo indicado no início das classes, o resultado do exercício.

Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura Brasileira

  • Prof. Ministrante: Arq. Igor Fracalossi, MSc PUC-Chile, editor ArchDaily Brasil
  • Prof. Responsável: Arq. Dr. Carlos Eduardo Dias Comas
  • Carga horária: 15 horas/aula - Créditos: 01
  • Horário: 14h às 18h - Dias: 3, 9, 10, 16 e 17 de outubro
  • Vagas: 10 mestrado/doutorado do PROPAR-UFRGS
  • Inscrições: ppgarq@ufrgs.br

  • Título

    Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura Brasileira
  • Organizadores

    PROPAR-UFRGS
  • De

    03 de Outubro de 2014 02:00 PM
  • Até

    17 de Outubro de 2014 06:00 PM
  • Onde

    UFRSG
  • Endereço

    Rua Sarmento Leite, 320 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Farroupilha, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Workshop ArchDaily Brasil: Clássicos da Arquitetura Brasileira, na UFRGS" 11 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627139/workshop-archdaily-brasil-classicos-da-arquitetura-brasileira-na-ufrgs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.