O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Intervenção urbana como assunto de aula

Intervenção urbana como assunto de aula

Intervenção urbana como assunto de aula
Intervenção urbana como assunto de aula, © architecturegeek, via Flickr. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© architecturegeek, via Flickr. Used under Creative Commons

Temos publicado nos últimos tempos algumas iniciativas cidadãs em diversos lugares que ocasionam a melhoria dos espaços públicos das cidades. Exemplos disso são as hortas urbanas em Cuba, os murais grafitados em Montreal e as intervenções artísticas que interagem com a paisagem urbana de Saint Étienne, na França, para citar apenas algumas.

Esses exemplos são intervenções urbanas que permitem criar identificação com a cidade e também permitem que os cidadãos com interesses em comum se encontrem. Devido a seus vários benefícios, este tipo de intervenção se enquadra no urbanismo tático, definido como ações dos cidadãos que criam novos espaços públicos; temática que, inclusive, já começa a fazer parte da grade curricular de escolas e universidade de alguns países.

Em janeiro deste ano, a Faculdade do Meio Ambiente da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, incluiu o curso Questões de Atualidade em Urbanismo, com foco nas práticas do urbanismo tático, onde se explica no que este consiste, seus resultados, quais são seus benefícios sociais e urbanos e as cidades que, de certa forma, foram pioneiras em seu desenvolvimento, como Detroit e Sidney.

Entre os resultados, explicados pelo planejador urbano John O’Callaghan, considera-se que com o urbanismo tático é possível recuperar, em pouco tempo, certos lugares degradados das cidades sem a necessidade de grandes investimentos econômicos. Mesmo assim, essas táticas permitem que se desenvolva um sentido de comunidade e colaboração entre os vizinhos de um determinado lugar. Também fomenta um espaço de opinião onde as pessoas podem expressar seus desejos em relação à cidade e trabalhar no desenvolvimento de suas ideias para concretizar esses desejos.

Nos Estados Unidos, particularmente em Nova Iorque, o Departamento de Transportes da cidade (DOT), criou o programa DOT Art, que se baseia no desenvolvimento do urbanismo tático.Com a finalidade de incluir as crianças e jovens, foram criadas parcerias com escolas da cidade, dando aos estudantes a possibilidade de participarem como voluntários no programa e intervirem em sua cidade.

No Brasil, este tipo de iniciativa poderia fazer com que crianças e jovens se interessassem em conhecer suas cidades e, assim, desenvolver uma relação mais próxima com os espaços públicos, o que permitiria enfrentar a falta de conexão emocional entre habitantes e cidade. Além disso, essa aproximação entre crianças e espaços públicos destacaria a importância destes na qualidade de vida da população. 

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Intervenção urbana como assunto de aula" 31 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626195/intervencao-urbana-como-assunto-de-aula> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.