Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África

Qatar Museums acaba de revelar a lista de designers e exposições da edição inaugural do Design Doha. Aberto ao público de 24 de fevereiro a 5 de agosto de 2024, o Design Doha é uma nova Bienal de Design que apresenta mais de 100 profissionais do Oriente Médio e Norte da África. O anúncio destaca seis exposições que serão lançadas durante a primeira semana, apresentando a inovação do Qatar e da região.

Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Imagem 2 de 15Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Imagem 3 de 15Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Imagem 4 de 15Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Imagem 5 de 15Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Mais Imagens+ 10

Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Imagem 15 de 15
Cortesia de Richard Yasmine | After Ago Collection, 2020

A exposição central é a "Arab Design Now", uma pesquisa com mais de 70 arquitetos e designers árabes apresentando 38 obras encomendadas. Com a curadoria de Rana Beiruti, fundadora da Amman Design Week, a exposição será realizada no M7, centro de inovação, empreendedorismo, moda e design de Doha. Ela explora as geografias únicas e os valores culturais do Levante, do Golfo e do Norte da África. Além disso, a exposição enfatiza os sentimentos, estéticas e preocupações dessas regiões.

Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Imagem 2 de 15
Cortesia de bahraini danish | A bench that interlocks and interweaves, 2023 (5) - Exhibition View - Rende

"Arab Design Now" apresenta uma ampla variedade de designers e arquitetos, como Elias e Yousef Anastas, Basma Hamdy, Levi Hammett e muitos outros. Ela explora a sustentabilidade ambiental combinando técnicas tradicionais e modernas. Além de "Arab Design Now", a edição inaugural do Design Doha receberá outras cinco exposições: "Colors of the City: A Century of Architecture in Doha", "Weaving Poems", "100/100 HUNDRED BEST ARABIC POSTERS Round 04" e "Cultural Kinship".


Artigo Relacionado

Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita

Arquitetos e designers, do Levante ao Golfo e Norte da África, demonstram um compromisso com tradições e rituais baseados na herança cultural, bem como um desejo de redescobri-los, reinterpretá-los e evoluí-los. Seu processo é inspirado por uma cultura focada na comunidade, na colaboração e na co-criação. Suas sensibilidades materiais demonstram uma relação íntima com a terra e a natureza, respondendo às geografias únicas da região. - Rana Beiruti, Curadora de "Arab Design Now".

Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Imagem 3 de 15
Cortesia de Lina Alorabi for Don Tanani | atet chair,

Cada exposição apresenta um ponto de vista diferente, que vai desde a análise do desenvolvimento da arquitetura de Doha até a valorização do design gráfico árabe e das práticas tradicionais de artesanato uzbeko. Juntos, esses trabalhos solidificam a posição do Design Doha como um fórum essencial para o avanço da inovação, criatividade e diálogo entre a comunidade especializada em nível local e internacional.

Nessa mesma linha, vale destacar a segunda edição da Trienal de Arquitetura em Sharjah que está em andamento até 10 de março de 2024. Com curadoria de Tosin Oshinowo, a exposição se concentra na "A Beleza da Impermanência: Uma Arquitetura de Adaptabilidade". Além disso, Beta 2024 - Bienal de Arquitetura de Timișoara, agora em sua quinta edição, escolheu a arquiteta, designer e educadora romena Oana Stănescu como curadora deste ano. Por fim, Carlo Ratti foi nomeado o próximo curador da Bienal de Arquitetura de Veneza.

Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África - Imagem 8 de 15
Cortesia de Louis Barthélemy | GAZELLES, 2023

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Edição inaugural do Design Doha 2024 apresenta a inovação do Oriente Médio e do Norte da África" [Inaugural Edition of Design Doha 2024: Showcasing Innovation in Middle Eastern and North African Design ] 26 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013379/edicao-inaugural-do-design-doha-2024-apresenta-a-inovacao-do-oriente-medio-e-do-norte-da-africa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.