Carlo Ratti nomeado curador da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2025

O Conselho de Administração da La Biennale di Venezia anunciou Carlo Ratti como o próximo curador da Exposição Internacional de Arquitetura. A 19ª exposição acontecerá em 2025, de 24 de maio a 23 de novembro. A nomeação foi recomendada pelo presidente Roberto Cicutto e conta com o apoio de Pietrangelo Buttafuoco, presidente da La Biennale di Venezia no mandato de 2024 a 2027.

Nós, arquitetos, gostamos de pensar que somos inteligentes, mas a verdadeira inteligência está em todos os lugares. A engenhosidade incorpórea da evolução, o crescente poder dos computadores e a sabedoria coletiva das multidões. Para enfrentar um mundo em chamas, a arquitetura deve aproveitar toda a inteligência ao nosso redor. Sinto-me honrado por ter a oportunidade de ser o curador da Biennale Architettura 2025. - Carlo Ratti

Carlo Ratti nomeado curador da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2025 - Imagem 3 de 3
© Jacopo Salvi

Carlo Ratti é formado em arquitetura e engenharia, atualmente ocupando cargos de ensino no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e no Politecnico di Milano. Ele fundou o escritório de arquitetura CRA-Carlo Ratti Associati, com escritórios em Turim, Nova York e Londres. Ele também é diretor do Senseable City Lab. Ratti se formou no Politecnico di Torino e na École Nationale des Ponts et Chaussées, concluindo seu doutorado como bolsista Fulbright no MIT, e agora é reconhecido como um dos estudiosos mais citados no planejamento urbano, coautor de mais de 750 publicações, incluindo o recente Atlas of the Senseable City.


Artigo Relacionado

Retrospectiva da 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza, a primeira voltada para a África

O impacto global de Carlo se estende por meio de papéis curatoriais, incluindo a 8ª Bienal da Cidade de Shenzhen e a Bienal de Design do Porto. Exibidos em locais prestigiosos, seus projetos, como o Digital Water Pavilion e Copenhagen Wheel, receberam reconhecimento, tornando-o uma força transformadora no mundo arquitetônico, segundo a Fast Company e a Blueprint Magazine. A Bloomberg o apelidou adequadamente de "Filósofo da Cidade Sensível".

Mais informações sobre La Biennale di Venezia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Carlo Ratti nomeado curador da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2025" [Carlo Ratti Appointed Curator of the 2025 Venice Architecture Biennale] 10 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011629/carlo-ratti-nomeado-curador-da-bienal-de-arquitetura-de-veneza-de-2025> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.