Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia

A iniciativa "Soil Sisters" explora como o projeto arquitetônico e o uso de materiais sustentáveis podem contribuir para a nutrição do solo e sua resiliência. Em parceria com a SOM (Skidmore, Owings & Merrill), seus esforços conjuntos resultaram em uma exposição com o objetivo de redefinir nossa compreensão em relação as "práticas ambientalmente conscientes". Intitulada "Soil Sisters: A Ceiling, A Chair and Table, A Wall and a Threshold" (Um Teto, Uma Cadeira e Mesa, Uma Parede e um Limiar), a exposição mostra seu compromisso em redefinir a saúde do solo como um objetivo intersetorial, enfatizando a materialidade e a cor no ambiente construído.

Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Imagem 2 de 11Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Imagem 3 de 11Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Imagem 4 de 11Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Imagem 5 de 11Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Mais Imagens+ 6

A exposição ocorre em Accra, Gana, e foi desenvolvida por parceiros locais e estudantes de pós-graduação do programa de verão YSoA Ghana. Além disso, é centrada em protótipos interagindo com ciclos de vida contemporâneos de materiais. Esses "protótipos" mostram as possibilidades de reutilização criativa de resíduos modernos e manufatura de baixo carbono e não tóxica na etapa da produção de materiais.

Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Imagem 2 de 11
Cortesia de Soil Sisters

"Soil Sisters" investigou a criação de rodas de cores baseadas em plantas e componentes do solo como reação aos efeitos prejudiciais das cores sintéticas na saúde do meio ambiente e humana. Para criar cores vibrantes e ecologicamente amigáveis, o potencial e as dificuldades de usar resíduos alimentares e agrícolas, solos lateríticos e espécies invasoras de plantas foram examinados em oficinas organizadas por especialistas, incluindo Sasha Duerr e Mae-ling Lokko.


Artigo Relacionado

AMO Designs a Juxtaposed Office and Natural Landscape for Prada’s 2024 Fall/Winter Menswear Show

Além de explorar cores sintéticas, por meio de uma parceria com a OR Foundation, a exposição abordou o problema do desperdício têxtil. Os estudantes reutilizaram tecidos de algodão triturados e cola de mandioca para criar uma variedade de mobiliários, contribuindo para o design inovador e a redução do desperdício têxtil ao longo da costa atlântica de Gana.

Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Imagem 5 de 11
© Nicole de Araujo

Além disso, três paredes permanentes de alvenaria foram projetadas como parte da exposição, com o objetivo de despertar interesse pela técnica tradicional de construção em terra. Essas paredes, que combinam formas arquitetônicas tradicionais e modernas, exibem uma estrutura tectônica única para peças de alvenaria de terra comprimida e foram inspiradas na transformação de Terra Alta de uma área pantanosa em um local de apresentações. Também foram feitos esforços para descarbonizar materiais de construção de alvenaria local, incluindo o uso de subprodutos agrícolas de plantas, como cascas de arroz, fibras de coco, fibras de palmeira e folhas de bambu.

No geral, a exposição explora a oportunidade dupla de aproveitar sistemas de conhecimento tradicional para aprimorar os recursos locais enquanto redesenha materiais para serem ecologicamente conscientes. Essa colaboração faz parte de seminários de pesquisa na Escola de Arquitetura de Yale, apoiados pelo Prêmio de Pesquisa da SOM Foundation e pelo Yale Center for Ecosystems in Architecture. Lançando luz sobre a significativa dependência de Gana dos materiais de construção importados e a necessidade urgente de expandir o negócio de materiais locais, a exposição estabeleceu um padrão para futuros projetos que colocam a saúde do solo e a sustentabilidade em primeiro plano.

Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Imagem 4 de 11
© Mae Ling Lokko
Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia - Imagem 3 de 11
© Mae Ling Lokko

Na semana passada, o Heatherwick Studio apresentou "Building Soulfulness", uma exposição no Bund Finance Center em Xangai, celebrando os projetos do estúdio e sua duradoura relação com a China. Como parte da Trienal de Sharjah, o estúdio de arquitetura DAAR apresentou a "Concrete Tent", explorando a noção de "temporariedade permanente". A ideia se refere ao deslocamento causado por mudanças no ambiente, na política e na economia, frequentemente impedindo as pessoas de vivenciarem o presente. Por fim, uma nova exposição do MVRDV foi inaugurada recentemente no Shenzhen Women & Children's Center, focada nas diferentes narrativas em torno de seu prédio anfitrião.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Soil Sisters e SOM Foundation exploram novos caminhos entre arquitetura e ecologia" [Breaking Ground: "Soil Sisters" and SOM Foundation Pioneer Green Architectural Innovation] 29 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012492/soil-sisters-e-som-foundation-exploram-novos-caminhos-entre-arquitetura-e-ecologia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.