Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos

Uma parte considerável da inovação arquitetônica passa pelo uso de materiais. O desenvolvimento tecnicista e novas linguagens formais fazem uso deles para “anunciar” a “próxima” era arquitetônica. É claro que os materiais são essenciais para a construção, e significativos para a consolidação de linguagens. O vidro, aço, concreto ou tijolo dizem coisas sobre os edifícios. Porém, como toda língua, o sentido das palavras pode variar de acordo com a organização social vigente, disputa-se o sentido de determinadas expressões, ou pressiona-se pela abolição – ou no mínimo a dissociação – de alguns sentidos atrelados a algumas palavras. Não seria diferente na arquitetura.

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 2 de 16Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 3 de 16Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 4 de 16Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 5 de 16Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Mais Imagens+ 11

O contexto contemporâneo traz consigo demandas prementes que exigem atenção, e essa revisão passa pelos materiais usados na construção. Por exemplo, materiais orgânicos fazem mais sentido no quesito de poluição ambiental, mas deixam a desejar na durabilidade – também muito valorizada em arquitetura. O tijolo de barro pode ser um ótimo material construtivo, é ambientalmente responsável e retoma técnicas e linguagens tradicionais e históricas. No imaginário geral, sua desvantagem estaria na limitação formal. Mas a realidade é repleta de exemplos construídos que provam o contrário (ainda bem).

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 6 de 16
Casa Marcela / Erbalunga estudio © Iván Casal Nieto

Formas mirabolantes, grandes vãos, janelas extensas são alguns dos elementos que trazem à mente o concreto, vidro ou estruturas metálicas. Contudo, há a possibilidade de fazer o tijolo alcançar todos esses feitos. É verdade que a superfície não será lisa, e a aparência não será asséptica ou reluzente. Isso não significa que será desinteressante: por causa da matéria-prima orgânica, existe uma variação de tom entre cada peça, que proporciona uma gradação cromática à superfície. Devido ao formato e dimensões dos blocos, é possível se aproveitar de disposições, paginações e profundidades diferentes para criar uma textura visual e tátil na construção – e aquilo que diz respeito ao volume, também diz respeito ao efeito da luz e da sombra móveis ao longo do dia e das estações.

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 8 de 16
Igreja de Jesús Obrero / Eladio Dieste © Marcelo Donadussi

Além disso, no caso de tijolos furados, é possível tirar partido dos furos para compor as texturas de fachada ou utilizá-los à maneira de um muxarabi. Aliás, a composição de fachadas vazadas é uma prática comum com tijolos cerâmicos, e que pode ser “ampliada” com o uso das próprias peças, onde o módulo vazado é composto pelos próprios blocos cerâmicos reposicionados e combinados. Quanto aos grandes vãos, o uruguaio Eladio Dieste é o grande representante da cerâmica armada, que resulta em formas sinuosas e vãos livres que não ficam para trás em relação aos vãos de construções em concreto do mesmo tipo.

O tijolo normalmente se esconde atrás do reboco e argamassa das paredes, é o “grau zero” da construção. Os exemplos abaixo provam que esse elemento merece a mesma reverência, exploração e destaque que qualquer outro material. Rusticidade não significa menos técnica, e o tijolo cerâmico é o primeiro na fila desta ressignificação.

Casa Marcela / Erbalunga estudio

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 2 de 16
Casa Marcela / Erbalunga estudio © Iván Casal Nieto

“Externamente, são preservadas as características da arquitetura vernacular espanhola, paredes espessas, pouco perfuradas, que configuram o limite da rua e criam uma barreira em relação à vida interior. Mas no pátio, essas paredes se transformam em peles muito mais permeáveis, leves, dotadas de grande eficiência e que conseguem entrelaçar referências visuais por meio do vazio e entre os diferentes cômodos.”

Escritórios da Fábrica de Tubos Metálicos / KSM Architecture

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 3 de 16
Escritórios da Fábrica de Tubos Metálicos / KSM Architecture © Sreenag BRS

“Um volume completamente construído e finalizado em um único material. Existe uma oportunidade de abordar um projeto a partir de uma perspectiva ‘monomaterial’? […] Quando visitamos o novo empreendimento, passamos por várias olarias. O solo local é argiloso, o que é ideal para a fabricação de tijolos. O tijolo de barro, disponível localmente como material, conferiu uma sensação de calor ao espaço, uma conexão com o solo que ressoou com nosso pensamento. Poderia ser o tijolo nosso material escolhido?”

Edifício Chile 893 / Arq. Natalia Leves

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 4 de 16
Edifício Chile 893 / Arq. Natalia Leves © German Curihuinca

“O uso predominante de tijolo como material se deve à sua disponibilidade local e à familiaridade da mão de obra com essa técnica construtiva. O tijolo é utilizado no exterior, sendo uma pele que reveste as unidades e se ‘desmonta’ como brises nas sacadas, considerando que o terreno tem a face mais extensa exposta ao oeste. O tramado foi utilizado como um dispositivo regulador dessa orientação, conferindo caráter a toda a construção.”

Casa Canvas / Partisans

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 5 de 16
Casa Canvas / Partisans © Younes Bounhar, Teddy Shropshire

“O padrão não modulado da fachada, formado por uma unidade repetitiva de cinco tijolos, é inspirado nos primeiros trabalhos de Larry Poons. A ótica é obtida pela combinação do tijolo de cor única com variações de peças improvisadas individualmente, permitindo que o projeto evidencie a capacidade do tijolo de encapsular a elegância de uma casa georgiana sem depender de formas tradicionais.”

Igreja de Jesús Obrero / Eladio Dieste (artigo por Carlos Eduardo Dias Comas, fotografias por Marcelo Donadussi)

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 7 de 16
Igreja de Jesús Obrero / Eladio Dieste © Marcelo Donadussi

“Resulta claro que a curvatura da casca outorga uma condição singular e diversa tanto ao volume exterior quanto ao interior, que a condição aditiva do tijolo proporciona textura e vitalidade às superfícies e que a opção estrutural confere um interesse excepcional ao projeto.”

Casa da Cultura e Jardim de Infância (CADI) Tlatenchi / Taller CD

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 9 de 16
Casa da Cultura e Jardim de Infância (CADI) Tlatenchi / Taller CD © Andrés Cedillo

“Um elemento chave foi a incorporação contemporânea da abóbada de tijolos, que na arquitetura moderna permite tirar partido da sua funcionalidade estrutural, versatilidade e expressividade. Essa abordagem envolveu uma revisão do ofício do mestre de obras que a construiu, cujo conhecimento foi transmitido por gerações em Tlatenchi, bem como a integração dos materiais com as dimensões particulares do local e o tempo em que é localizado.”

Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 10 de 16
Museu do Tijolo / Brasil Arquitetura © Brasil Arquitetura

“As colunas deverão ser feitas uma a uma em formas anômalas orgânicas de tijolos mesclados (inteiros e quebrados). Serão como grandes esculturas que sustentarão a laje de cobertura. Um grande muro de tijolos com 45 cm de espessura orienta todo o projeto e os usos do museu. Este muro funciona como uma grande espinha dorsal, com 35 metros de comprimento, orientado exatamente no sentido norte/sul. Este muro deverá ser integralmente de tijolos assentados com vários tipos de aparelhamentos mostrando a riqueza intrínseca à técnica milenar da alvenaria. É parte integral da museografia.”

Psicoarquitetura / Oscar Abraham Pabón no Pavilhão Mies van der Rohe de Barcelona

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 12 de 16
Psicoarquitetura / Oscar Abraham Pabón © Anna Mas

“Um muro é construído sobre o lago do Pavilhão, feito com blocos de barro cozido (Calibric ONE) onde é entalhado o desenho de uma nova mancha de tinta em sua superfície, a partir da própria interpretação do autor quanto a relação do Pavilhão e seu reflexo na água. O bloco de argila se apresenta como objeto de interpretação. O muro atua como uma superfície ou pele que torna tangível e transmite para a superfície uma dimensão interna por meio dos diferentes níveis de camadas que o compõem, envolvendo não apenas a história construtiva do material, mas também seu papel na arquitetura e urbanismo do século XX.”

Casa Tijolo / AZL architects

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 13 de 16
Casa Tijolo / AZL architects © Iwan Baan

“Os tijolos foram feitos com argila e o conhecimento local, há uma mão de obra especializada na região, compondo a estrutura e as fachadas. Foram fabricadas diferentes texturas de tijolo para a fachada. Um padrão entrelaçado deixa aberturas entre os tijolos, e tijolos protuberantes  geram sombras ao longo do muro. As janelas acentuam a textura, e a alvenaria desenvolve uma relação geométrica ao permanecer leal à lógica estrutural.”

Biblioteca Maya Somaiya, Sharda School / Sameep Padora & Associates

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 14 de 16
Biblioteca Maya Somaiya, Sharda School / Sameep Padora & Associates © Edmund Sumner

“Neste ponto, a eficiência da abóbada de tijolos catalã do século XVI despontou como a nossa favorita em meio a tantas possibilidades, chegamos à obra do uruguaio Eladio Dieste e então, não havia mais dúvidas quanto à técnica que utilizaríamos para construir a expansão da biblioteca.”

Casa 9X9 / Oficina de arquitectura X

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 15 de 16
Casa 9X9 / Oficina de arquitectura X © Leonardo Méndez

“Constrói-se o espaço com paredes e teto de tijolos cerâmicos aparentes com junta seca usando adesivo polimérico, evitando desperdícios e juntas indesejadas. Constrói-se a atmosfera com o manuseio cuidadoso e excelente da luz. Se o número emociona, é Arquitetura ou Construção?”

Casa de Tijolo / Ventura Virzi arquitectos

Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos - Imagem 16 de 16
Casa de Tijolo / Ventura Virzi arquitectos © Federico Kulekdjian

“Adotamos também um sistema de parede guarda-sol construída em tijolos nos termos de Wladimiro Acosta que consiste em um conjunto de laje visor e tachas como marco de proteção solar diante do edifício que regulam a entrada de raios solares e conformam um recinto de sombra nas épocas de verão, gerando um efeito de ar sobre os muros do edifício que Acosta denominava Aura Térmica.”

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "Tijolo com tijolo num desenho mágico: padrões e motivos feitos com blocos cerâmicos" 10 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011506/tijolo-com-tijolo-num-desenho-magico-padroes-e-motivos-feitos-com-blocos-ceramicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.