Recuperando as orlas marítimas: transformando portos áridos em espaços públicos icônicos

Locais bonitos com vistas incríveis ao longo das orlas de grandes cidades são frequentemente negligenciados devido aos vestígios industriais de uma economia passada baseada no transporte marítimo e manufatura. A transição desses setores econômicos e o potencial desses locais têm levado à adaptação desses espaços para uso público. Enquanto algumas cidades optaram por demolir e começar completamente do zero, a transformação do Brooklyn Bridge Park na orla marítima da cidade de Nova York incluiu a preservação de parte de seu caráter industrial. No livro "Brooklyn Bridge Park", os arquitetos do escritório Michael Van Valkenburgh Associates discutem seu processo projetual que incorporou a materialidade e as estruturas existentes dos píeres para contar a história do lugar.

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Anteriormente um porto desolado na década de 1980, a Autoridade Portuária doou 34 hectares e 6 píeres do Brooklyn Bridge Park para a cidade após uma década de esforços comunitários. Isso deu início a um longo processo de projeto e construção que se encerrou em dezembro de 2021.

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Em vez de considerar a infraestrutura deteriorada e falha como uma limitação, a MVVA enxergou isso como uma oportunidade. Eles aproveitaram os desafios inerentes do local para criar um espaço público único, preservando a estrutura dos armazéns existentes, e utilizando-os de várias maneiras no parque. Alguns servem como apoios de iluminação, enquanto outros proporcionam sombra. Essas estruturas foram pintadas de azul, em homenagem à cor utilizada pela Autoridade Portuária nos galpões décadas atrás. A maior estrutura preservada é um pavilhão esportivo projetado pela arquiteta Maryann Thompson, que utiliza a estrutura original do galpão e um telhado ondulado reinserido.


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Além de manter a estrutura dos galpões, eles também reutilizaram materiais recuperados, incluindo peças retiradas do local e da infraestrutura urbana. Porções de concreto removidas dos píeres foram realocadas e usadas como elementos esculturais em um parque aquático. Madeira proveniente do armazém do National Cold Storage foi reutilizada para bancos, mesas de piquenique e equipamentos de playground. Granito da reconstrução de duas pontes da cidade de Nova York também foi reutilizado, incorporado como aterro e assento.

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O Hassel Studio usou uma abordagem semelhante em West Bund, na China. Anteriormente um centro industrial ao longo do rio Huangpu em Xangai, a cidade transformou sua orla marítima em um vibrante espaço público. A preservação e celebração do local existente foram fundamentais para sua estratégia de projeto. Uma série de edifícios ao longo da orla foi preservada e convertida em museus, utilizando também materiais reciclados, como painéis de concreto e pavimentação existentes.

Há um grande potencial na transformação de estruturas industriais em espaços públicos, tanto pela junção entre o antigo e o novo quanto pela variedade de infraestruturas públicas que isso pode gerar. Uma abordagem que reutiliza o existente pode tanto promover práticas de construção sustentável quanto produzir espaços distintos para suas localidades. Isso pode resultar na criação de marcos que não apenas contam a história de uma cidade, mas também revelam sua evolução ao longo do tempo.

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Sobre este autor
Cita: Carla Bonilla Huaroc. "Recuperando as orlas marítimas: transformando portos áridos em espaços públicos icônicos" [Reclaiming Waterfronts: Turning Barren Shipping Ports Into Iconic Public Spaces] 18 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010880/recuperando-as-orlas-maritimas-transformando-portos-aridos-em-espacos-publicos-iconicos> ISSN 0719-8906

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