Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social

Assim como muitos outros dos países, a Índia enfrenta uma crise habitacional constante. Como a nação é a mais populosa do mundo, com uma projeção de crescimento da população urbana de 410 milhões em 2014 para 814 milhões até 2050, a situação é urgente. A paisagem construída indiana apresenta maiores complexidades devido a uma abordagem de mercado abrangente e à necessidade de habitação socialmente relevante. Olhando para o futuro, como a Índia pretende atender às necessidades da sua população em expansão para abrigar os próximos milhões de habitantes urbanos?

Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 2 de 6Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 3 de 6Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 4 de 6Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 5 de 6Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Mais Imagens+ 1

As complexidades da habitação no contexto do desenvolvimento urbano na Índia exigem a atenção do governo, da iniciativa privada e da comunidade de arquitetura e design urbano no país. Biju Kuriakose, arquiteto e fundador do estúdio ArchitectureRED, sediado em Chennai, destaca três aspectos da crise habitacional na Índia: acessibilidade, financiamento e cidadania. A primeira é uma crise global, onde os cidadãos enfrentam dificuldades para obter moradias de qualidade devido à falta de recursos econômicos. Além disso, os projetos governamentais na Índia frequentemente encontram desafios para financiar habitações de qualidade nas cidades.

Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 2 de 6
Sublime Ordinariness Housing Project / DCOOP. Imagem cortesia de Sublime Ordinariness

A crise de cidadania é um problema que está dentro do alcance dos arquitetos. Segundo Kuriakose, "Hoje, os cidadãos estão mais distantes de suas cidades". O papel do arquiteto é criar um senso de pertencimento, transformando uma casa em um lar. Isso vai além do design de residências individuais; envolve o planejamento de cidades e infraestruturas para promover a cidadania, possibilitando que as pessoas estabeleçam raízes e contribuam ativamente para suas comunidades.

A crise habitacional impacta profundamente a configuração e o crescimento das cidades. Com o aumento da inacessibilidade da moradia no centro das cidades, as cidades indianas frequentemente expandem-se de maneira desordenada nas periferias, afastando-se dos serviços públicos. Apesar do foco crescente do país no desenvolvimento de infraestrutura nas últimas duas décadas, os esforços não foram suficientes para resolver as questões de acessibilidade. Na Índia, a habitação é predominantemente conduzida pelo setor privado, resultando em uma abordagem orientada pelo mercado que trata a habitação como simples unidades, negligenciando aspectos cruciais como identidade e comunidade. Há uma tendência e uma crescente demanda por comunidades habitacionais fechadas, o que resulta em exclusividade e compromete a natureza compartilhada das moradias, algo fundamental para o tecido social da Índia.

Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 4 de 6
Edifício Residencial em Badade Nagar / Studio Frozen Music. Imagem © Hemant Patil

Usando a cidade de Nova York como exemplo, o fundador da ArchitectureRED explica como a habitação em uma cidade sempre será segmentada ao longo de linhas econômicas. No entanto, existem oportunidades para a infraestrutura social democratizar o acesso e a cidadania, como é o caso do Central Park. Essa infraestrutura ressalta a importância das instituições públicas e dos formuladores de políticas para preservar a essência da "cidade como niveladora", uma responsabilidade que o setor privado não consegue justificar. A infraestrutura social é o cerne das cidades indianas sustentáveis, contribuindo para o tecido cívico e promovendo a inclusão.

A Índia abriga cerca de 18% da população mundial em apenas 2,4% da área terrestre do planeta. Essa realidade demanda o reconhecimento da densidade como um aspecto permanente da vida urbana. Em construções mais antigas na Índia, a densidade frequentemente era organizada ao longo da periferia de um terreno, frequentemente resultando na criação de um pátio central como espaço social no meio. No entanto, com as regulamentações contemporâneas de construção, abordagens tradicionais da arquitetura enfrentam desafios. O renomado arquiteto indiano Charles Correa defendeu uma 'densidade utópica', claramente visível em seu projeto para os Apartamentos Kanchanjunga em Mumbai. Correa destacou uma abordagem idealista para projetar para a densidade, envolvendo construções verticais com a inclusão de fluxos horizontais de espaço dentro de unidades individuais e espaços sociais adequados distribuídos ao longo do empreendimento.

Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 5 de 6
Kanchanjunga Apartments / Charles Correa. Imagem cortesia de Charles Correa

As abordagens atuais para projetar habitações, muitas vezes influenciadas por regulamentações de construção, tendem a ser limitadas e incapazes de fomentar cidades verdadeiramente inclusivas. A visão predominante das cidades como simples conjuntos de blocos imobiliários, onde recuos dão forma à paisagem de desenvolvimento, resulta na criação de estruturas isoladas que não estabelecem uma relação coesa com a cidade. O problema principal está na desconexão entre o desenvolvimento e a própria cidade. Projetos habitacionais, tratados como mercadorias em vez de elementos essenciais de um ecossistema urbano vibrante, frequentemente carecem da infraestrutura social necessária para promover comunidade e experiências compartilhadas. "Tornar a densidade habitável é crucial para a criação de cidades sustentáveis", destaca Kuriakose. O arquiteto apela por uma mudança de paradigma nas regulamentações de construção, propondo uma transição de uma perspectiva centrada na terra para uma perspectiva centrada na densidade.

Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 3 de 6
Axis Vanam / The Purple Ink Studio. Imagem © Niveditaa Gupta

A Índia enfrenta a ausência de políticas claras para lidar com a habitação acessível, resultando no domínio do setor privado. O arquiteto prevê: "Considerar a habitação acessível como parte essencial da infraestrutura social das cidades impulsionará a necessidade de estabelecer políticas claras". Isso também levaria à concepção de desenvolver infraestrutura de suporte, como metrôs e áreas abertas, para sustentar habitações economicamente e socialmente acessíveis.

Entender de forma sutil os desafios e oportunidades entrelaçados no tecido social da Índia é crucial. As soluções precisam ser adaptadas ao contexto, afastando-se de ideologias de design urbano importadas que podem não se alinhar com os detalhes da paisagem construída indiana. Reconhecer o papel fundamental da infraestrutura social emerge como um ponto-chave na reformulação da narrativa habitacional dentro das cidades. O progresso na habitação deve ir além do simples desenvolvimento de infraestrutura, incorporando elementos essenciais como inclusão, sensibilidade de gênero e preservação ambiental. Nas palavras de Kuriakose, uma voz proeminente no debate, "As cidades só se tornam sustentáveis quando se tornam verdadeiros lares para as pessoas."

Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social - Imagem 6 de 6
Oranje Castle Group Housing / MVRDV + Studio Archohm. Imagem © Noughts & Crosses LLP

Este artigo faz parte de uma série do ArchDaily intitulada Índia: Construindo para Bilhões, onde discutimos os efeitos do aumento populacional, da urbanização e do crescimento econômico no ambiente construído da Índia. Através da série, exploramos inovações locais e internacionais que respondem ao crescimento urbano do país. Conversamos também com arquitetos, construtores e a comunidade, procurando destacar as suas experiências pessoais. O ArchDaily agradece muito a contribuição de seus leitores; deixe suas sugestões.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Design para densidade: habitação na Índia como infraestrutura social" [Design for Density: Housing in India as Social Infrastructure] 16 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010021/design-para-densidade-habitacao-na-india-como-infraestrutura-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.