Torre Guangxi China Resources vence o prêmio de "Melhor Edifício em Altura" de 2023

A Torre Guangxi China Resources foi reconhecida com o prestigioso prêmio de "Melhor Edifício em Altura" de 2023 pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH). A torre de 403 metros de altura em Nanning, China, é um projeto da Goettsch Partners (GP) e foi construída pela CR Land. Com 86 andares e mais de 270 mil metros quadrados, a torre abriga o hotel Shangri-La Nanning, além de espaços de escritórios e áreas comerciais.

A forma cristalina da torre se estreita assimetricamente, culminando em uma coroa iluminada que cria uma silhueta distinta e altera o horizonte de Nanning tanto de dia quanto à noite. Os escritórios, localizados nos níveis inferiores, incluem um saguão no céu com diversos serviços para facilitar o acesso e a transferência para as zonas de escritórios mais altas. A estrutura é envolta por vidro de alto desempenho do chão ao teto, com mecanismos de sombreamento passivo e ativo para proporcionar áreas livres de brilho e sensíveis ao sol.

Torre Guangxi China Resources vence o prêmio de "Melhor Edifício em Altura" de 2023 - Imagem 3 de 4
Cortesia de Arch-Exist | Guangxi China Resources Tower

O programa do hotel inicia no topo do volume de escritórios, marcado por uma mudança acentuada no perfil do edifício. O volume inferior é coroado por um terraço no andar 71, proporcionando uma área externa distintiva com a piscina do hotel e vistas incomparáveis dos lagos, parques e montanhas próximos. A piscina do hotel, curiosamente, é a mais alta do mundo ao ar livre, localizada exatamente a 323 metros acima do solo.

Além de vencer na categoria de "Melhor Edifício Alto de com mais de 400 Metros", a Torre Guangxi recebeu um "Prêmio de Excelência" na mesma categoria. Na categoria "Habitat Urbano", o Centro China Resources Qianhai da CR Land, outro projeto do GP, também foi reconhecido com um "Prêmio de Excelência". Esse extenso desenvolvimento de uso misto, espalhado por mais de 500.000 metros quadrados em Shenzhen, China, inclui três torres de escritórios, uma torre de hotel cinco estrelas, torres de apartamentos e um complexo comercial em terraços. O GP projetou todas as torres, enquanto o complexo comercial foi criado em colaboração com o escritório britânico Benoy, que também contribuiu para o masterplan.

Torre Guangxi China Resources vence o prêmio de "Melhor Edifício em Altura" de 2023 - Imagem 4 de 4
Cortesia de Guangxi China Resources Tower

O Programa Anual de Prêmios CTBUH homenageia iniciativas e pessoas que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento de edifícios altos e do ambiente urbano, ao mesmo tempo em que atingem os valores da sustentabilidade. Com um júri global de especialistas, o programa reconhece projetos em mais de 20 categorias, incluindo "Melhor Edifício Alto", "Habitat Urbano", "Inovação", "Estrutura" e "Construção". Os objetivos do iniciativo são impulsionar melhorias de desempenho, fornecer uma visão abrangente das principais iniciativas da indústria e destacar aquelas que beneficiam pessoas e comunidades.

Prêmios de arquitetura são cruciais, proporcionando uma plataforma para destacar projetos que impactam positivamente comunidades e estabelecem padrões para as normas da indústria. Em outubro, a RIBA anunciou que o Centro John Morden em Londres, projetado por Mæ, recebeu o Prêmio RIBA Stirling 2023. O centro atua como um daycare para os residentes do Morden College, uma comunidade de aposentados localizada em Blackheath. Além disso, a Comissão Europeia, em colaboração com a Fundació Mies van der Rohe, revelou os indicados aos Prêmios EUmies de 2024. Por fim, o Museu Nacional de Construção anunciou que o artista Theaster Gates seria o 25º a receber o Prêmio Vincent Scully.

Torre Guangxi China Resources vence o prêmio de "Melhor Edifício em Altura" de 2023 - Imagem 2 de 4
Cortesia de Arch-Exist | Guangxi China Resources Tower

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Torre Guangxi China Resources vence o prêmio de "Melhor Edifício em Altura" de 2023" [The Guangxi China Resources Tower Wins "Best Tallest Building" Award at The Council on Tall Buildings and Urban Habitat 2023] 17 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009677/torre-guangxi-china-resources-vence-o-premio-de-melhor-edificio-em-altura-de-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.