Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura

Recentemente, o Centro de Ciências de Singapura começou a ser construído, cujo propósito é impulsionar a educação nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) em toda Singapura. Localizado junto à estação de metrô Chinese Garden, o edifício, projetado pelo escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects, tem como meta se tornar um marco no distrito do Lago Jurong. A previsão é que o novo centro, com uma área de 55.000 m², seja inaugurado no final de 2027, coincidindo com seu 50º aniversário.

Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Imagem 2 de 7Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Imagem 3 de 7Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Imagem 4 de 7Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Imagem 5 de 7Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Mais Imagens+ 2

Projetado em colaboração entre Zaha Hadid Architects e Architects 61 Pte Ltd, o novo centro de ciências conta com tecnologia de ponta, oferecerá experiências de aprendizado imersivas para visitantes de todas as idades. Na verdade, a expansão abrigará exposições interativas projetadas para estimular a exploração e incentivar as crianças a trilharem um caminho de descoberta. Além disso, o centro trabalhará com parceiros para desenvolver programas e exposições que permitirão que os pais se envolvam de forma mais ativa no apoio às experiências educacionais de seus filhos.

Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Imagem 2 de 7
Imagem cortesia de ZHA

Através de oficinas, exposições e palestras, o Centro de Ciências espera despertar conversas sobre tecnologias de ponta, como Inteligência Artificial generativa, bem como questões urgentes como sustentabilidade e mudanças climáticas, para atrair o interesse de adultos e jovens adultos. Além disso, a instituição funcionará como um local de teste para novas ideias e conceitos, oferecendo aos visitantes uma experiência original e distinta. Em setembro de 2023, sediou a Comic Art and Sci-Fi Expo, que foge do padrão científico.

O novo Anfiteatro ao Ar Livre do Centro de Ciências em breve estará acessível ao público. Na verdade, os visitantes poderão explorar o novo Centro de Ciências através de uma experiência imersiva de realidade virtual (VR) e ver um modelo tridimensional do prédio abrigado dentro do Centro de Ciências a partir de 2024. Visando ser um centro para a comunidade, membros do público terão a oportunidade de interagir uns com os outros através das exposições e das trilhas naturais.

Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Imagem 6 de 7
Imagem cortesia de ZHA

O projeto está fortemente integrado à paisagem circundante, apresentando diversos jardins e espaços para que todos possam desfrutar. Além disso, do ponto de vista científico, essas trilhas naturais e a floresta secundária existente estarão abertas para exploração. Colaborações com o National Parks Board (NParks), a agência nacional de água PUB e grupos de natureza levarão a trilhas de aprendizado e programas ainda mais para o público.

Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Imagem 5 de 7
Imagem cortesia de ZHA

Através de janelas amplas, jardins no telhado e da praça de atividades ao ar livre de 30 metros de largura que conecta a estação de metrô Chinese Garden ao calçadão do Lago Jurong, os visitantes poderão desfrutar de vistas panorâmicas do Lago Jurong e dos jardins próximos. O jardim no telhado mais ao leste poderá ser reservado pelo público para eventos, e os hóspedes poderão passar a noite observando as estrelas no Observatório. A experiência completa é uma reintegração à natureza através das maravilhas da descoberta científica, aberta para todas as idades.

Em outubro, o Zaha Hadid Architects foi finalista com sua proposta para o 2º Centro Cultural Sejong em Seul. Conectando o Parque Yeouido ao Rio Han, o 2º Centro Cultural Sejong está integrado às paisagens naturais do parque, visando se tornar uma parte integral da função pública na cidade em um ambiente natural. Além disso, o escritório recentemente revelou planos para um arranha-céu impressionante com 330 metros de altura no resort de esqui Trojena no desenvolvimento de Neom na Arábia Saudita. Por fim, um dos dois hotéis projetados pelo Zaha Hadid Architects em seu resort Studio City acabou de ser aberto ao público. Localizado no distrito de Cotai em Macau, o resort possui instalações de lazer, entretenimento e hospitalidade, incluindo um dos maiores parques aquáticos da Ásia.

Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura - Imagem 4 de 7
Imagem cortesia de ZHA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura" [Zaha Hadid's Science Center Breaks Ground in Singapore] 09 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009377/centro-de-ciencias-de-zaha-hadid-e-inaugurado-em-singapura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.