MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard

O escritório MVRDV divulgou o projeto de um novo complexo residencial no Enterprise Research Campus, localizado no bairro Allston de Boston, Massachusetts, ao lado da Harvard Business School. O empreendimento, que já está em construção, compreende 343 apartamentos, com 25% deles destinados a unidades acessíveis. Além das residências, o projeto inclui serviços para os moradores e espaços comerciais para pequenas empresas locais, com o propósito de criar um ambiente inclusivo e agradável dentro do novo distrito urbano.

MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Imagem 2 de 11MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Imagem 3 de 11MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Imagem 4 de 11MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Imagem 5 de 11MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Mais Imagens+ 6

MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Imagem 4 de 11
© MVRDV

Anteriormente um terreno industrial, o Enterprise Research Campus está passando por uma transformação para se tornar um novo bairro, desenvolvido pela Tishman Speyer em colaboração com a Universidade Harvard. O masterplan, projetado pelo Studio Gang e pela Henning Larsen, em conjunto com os arquitetos paisagistas da SCAPE e a empresa de design Utile, visa transformar a área em um centro de inovação, empreendedorismo e colaboração. Além das unidades residenciais, o plano inclui escritórios, laboratórios, um hotel e um centro de conferências para a Universidade Harvard.

MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Imagem 3 de 11
© MVRDV

A proposta do MVRDV ocupa uma posição central no masterplan, próxima ao Greenway, a espinha dorsal verde do projeto. O projeto consiste em duas torres residenciais, uma com 8 andares e a outra com 17 andares, atingindo uma altura máxima de 58 metros. No térreo, as estruturas estão interligadas por um pavimento que abriga uma série de serviços, como espaços de coworking, uma academia, sala de jogos e salas de reunião. Nas áreas circundantes, espaços comerciais buscam dinamizar o ambiente urbano. Além disso, os terraços verdes no telhado aumentam os espaços disponíveis para os residentes, ao mesmo tempo que se conectam com o Greenway abaixo.

O empreendimento oferece uma variedade de tamanhos de apartamentos, que vão de estúdios a unidades de dois quartos. Cada tipo de unidade se reflete na fachada, que é caracterizada por pequenas reentrâncias e protuberâncias, adicionando textura à imagem do edifício. A paleta de cores é inspirada na cidade de Boston, com as janelas de baías de edifícios históricos frequentemente revestidas em cobre verde. O projeto também está comprometido com a promoção do uso eficiente de recursos e o uso de materiais conscientemente selecionados e projetados.

MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Imagem 5 de 11
© MVRDV

Projetar tão perto de um lugar como o Campus de Harvard é um desafio emocionante — há uma mistura incomum de tradição, qualidade e pensamento voltado para o futuro que acontece aqui. Com essas residências, esperamos nos encaixar nessa identidade. Usando materiais e detalhes refinados, nosso projeto faz referência à arquitetura local ao mesmo tempo que assume seu próprio caráter elegante — um lugar ideal para os estudantes e jovens profissionais que desempenharão um papel na formação do futuro aqui. —Nathalie de Vries, sócia-fundadora do MVRDV

MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard  - Imagem 6 de 11
© MVRDV

O MVRDV recentemente divulgou o masterplan para um novo empreendimento urbano livre de carros em Bruxelas, na Bélgica, e foi escolhido para projetar uma expansão do Aeroporto Václav Havel, em Praga, através de um concurso internacional. Também concluiu a aguardada Pirâmide de Tirana, na Albânia, transformando um marco brutalista em um centro cultural e parque de esculturas a céu aberto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "MVRDV divulga projeto de complexo residencial próximo ao campus de Harvard " [MVRDV Unveils Design for New Residential Complex in the Enterprise Research Campus in Boston] 07 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009270/mvrdv-divulga-projeto-de-complexo-residencial-proximo-ao-campus-de-harvard> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.