Carbono incorporado no setor imobiliário: a contribuição oculta para as mudanças climáticas

A janela para resolver a mudança climática está se estreitando; qualquer solução deve incluir o carbono incorporado. O Sexto Relatório de Avaliação publicado pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) concluiu que o mundo poderia emitir apenas 500 gigatoneladas a mais de dióxido de carbono, contados a partir de janeiro de 2020, se quisermos ter 50% de chance de ficar abaixo de 1,5 grau. Somente em 2021, o mundo emitiu cerca de 36,3 gigatoneladas de carbono, a maior quantidade já registrada. Estamos no caminho para estourar nosso orçamento de carbono nos próximos anos e, segundo o relatório, “as escolhas e ações implementadas nesta década terão impactos agora e durante milhares de anos.”

O setor imobiliário é o que mais contribui para as mudanças climáticas, depois do setor de petróleo e gás, sendo responsável por cerca de 40% de todas as emissões de gases de efeito estufa no mundo. Desse total, os materiais de construção são responsáveis por cerca de 11% de todas as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo - mais do que setor de moda e transporte aéreo juntos. Embora isso seja menor do que as emissões globais associadas aos ativos operacionais, à medida que a rede se descarboniza e eletrifica os edifícios, o carbono incorporado dos materiais de construção representará uma parcela cada vez maior das emissões totais do setor imobiliário. As emissões iniciais associadas à construção de um edifício já são equivalentes a mais de 10 anos de operação desse edifício.

Carbono incorporado no setor imobiliário: a contribuição oculta para as mudanças climáticas - Imagem 4 de 4
Os incêndios florestais estão se tornando uma ocorrência regular na Califórnia. Imagem © Polina Kuzovkova no Unsplash

Embora os materiais estruturais constituam a maior parte das emissões de carbono incorporado de um edifício relacionadas com a construção inicial, os especialistas estimam que os acabamentos e mobiliário são responsáveis ​​por mais de 50% do impacto de carbono de um edifício ao longo de sua vida útil. Um relatório recente estimou que o impacto do mobiliário, sozinho, representa cerca de 50% do impacto de carbono de um edifício comercial.


Artigo Relacionado

Questão urgente: 10 estratégias para descarbonizar a arquitetura

Além disso, embora a eficiência energética e a aquisição de energias renováveis ​​possam melhorar ao longo do tempo, as emissões dos materiais de construção ficam em grande parte “presas” à atmosfera no momento da fabricação e da construção. Não há como retroceder ou reduzir a pegada de carbono depois que esses materiais forem selecionados.

Carbono incorporado no setor imobiliário: a contribuição oculta para as mudanças climáticas - Imagem 3 de 4
Os móveis podem representar mais de 50% das emissões totais de um edifício comercial ao longo do tempo. Imagem © Toa Heftiba no Unsplash

O argumento para medir o carbono incorporado é claro, mas a maioria das empresas ainda não está mensurando suas emissões, embora para muitas incorporadoras o carbono incorporado represente mais de 80% de suas emissões em um determinado ano. Embora o carbono incorporado tenha um impacto climático significativo, a maioria das empresas do setor imobiliário ainda não o leva a sério. Por que isso acontece?

Em primeiro lugar, a indústria tem se concentrado mais no carbono operacional, de modo que o carbono incorporado pode ser visto como algo "agradável de se ter". Isso está começando a mudar, devido aos ventos favoráveis da legislação na América do Norte. No Estado da Califórnia, o recém-aprovado California Green Building Code (CALGreen) especifica uma redução de 10% em relação à linha de base como um caminho para a conformidade a partir de 2024. Na cidade de Toronto, o Toronto Green Standard Version 4 exige adesão a uma intensidade de carbono incorporada de 350 kg CO2e/m². Embora isto seja opcional para empreendimentos privados, espera-se que se torne obrigatório. E em Vancouver, os edifícios terão de apresentar uma redução de 10-20% abaixo da linha de base a partir de 2025.

Historicamente, também tem sido um desafio medir o carbono incorporado. No entanto, ferramentas como Tangible, EC3 e BEAM estão tornando a medição do carbono incorporado mais acessível e fácil de entender para um conjunto mais amplo de partes interessadas, incluindo proprietários e incorporadoras.

Carbono incorporado no setor imobiliário: a contribuição oculta para as mudanças climáticas - Imagem 2 de 4
O concreto tradicional é responsável por cerca de 8% de todas as emissões de gases de efeito estufa. Imagem © Janica Rina no Unsplash

Os agentes do setor imobiliário também expressaram receio sobre o que encontrarão se medirem o carbono incorporado. Embora as empresas possam se sentir intimidadas por números elevados de carbono, a realidade é que as leis de divulgação, como a que acaba de ser aprovada na Califórnia, podem abrir caminho para um imposto sobre o carbono, portanto, iniciar a medição pode ajudar as empresas a se anteciparem aos possíveis custos futuros.

Ainda há desafios para lidar com o carbono incorporado. Abordar esse problema de frente exige maior coordenação das partes interessadas e recursos internos. No entanto, tomar a iniciativa é um primeiro passo importante, especialmente se as empresas quiserem acompanhar os principais líderes do mercado.

Alguns passos iniciais:

  1. Estabelecer uma linha de base de carbono incorporado para comparação. Cada incorporador é diferente, portanto, é importante saber quais são os ativos típicos. A única maneira de fazer isso é começar a medir o carbono incorporado de forma consistente e, de preferência, com o máximo de detalhes possível.
  2. Saiba qual é a meta. Entenda se há pares a serem monitorados ou regulamentos a serem cumpridos e use-os para estabelecer metas de descarbonização.
  3. Encontre áreas para melhoria imediata. Entenda onde existem materiais com alto teor de carbono e em quais categorias de produtos. Tomar medidas, mesmo que pequenas, para implementar padrões mais elevados em um portfólio pode ajudar a capacitar as equipes de entrega no futuro.

Por fim, se formos capazes de limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, em vez de 2 graus Celsius, "poderemos reduzir o número de pessoas expostas a riscos relacionados ao clima e suscetíveis à pobreza em várias centenas de milhões até 2050". A ciência climática fala alto e claro.

Observações

1-As emissões liberadas no final da vida útil são importantes, mas são amplamente imprevisíveis do ponto de vista do escopo de responsabilidade de uma incorporadora.

2- Alguns construtores selecionados divulgaram a porcentagem de suas emissões anuais provenientes do Escopo 3 /emissões de carbono incorporadas:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tostar, Anneli . "Carbono incorporado no setor imobiliário: a contribuição oculta para as mudanças climáticas" [Embodied Carbon in Real Estate: The Hidden Contributor to Climate Change] 28 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007176/carbono-incorporado-no-setor-imobiliario-a-contribuicao-oculta-para-as-mudancas-climaticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.