Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido

A Corporação Municipal de Ahmedabad (AMC) acaba de anunciar a demolição do Estádio Sardar Vallabhbhai Patel (SVP), na Índia. A estrutura foi inicialmente projetada por Charles Correa e o engenheiro Mahenda Raj na década de 1960. Um testemunho dos "ideais progressistas e espírito experimental que caracterizaram o período pós-independência da Índia", esta icônica estrutura modernista sediou diversos eventos culturais.

A estrutura foi originalmente construída para sediar partidas internacionais e domésticas de críquete. Na década de 1950, o Clube de Críquete de Ahmedabad recebeu um terreno de 67.000 metros quadrados para construir um Estádio de Críquete. Ele foi o primeiro campo de grama do país e testemunhou a realização da primeira partida de críquete na Índia. O SVP é um lugar significativo para a comunidade do críquete no país, pois tem sido um berço de talentos e tem contribuído para o desenvolvimento de jovens jogadores de críquete. Vários jogadores lendários da Índia também jogaram no estádio.

Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido - Imagem 2 de 5Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido - Imagem 3 de 5Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido - Imagem 4 de 5Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido - Imagem 5 de 5Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido - Mais Imagens

Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido - Imagem 2 de 5
Foto de Ram Rahman, Detalhe das pernas de concreto armado que compõem a estrutura do estádio, 2018. Imagem cortesia do Worlds Monument Fund

Em julho de 2020, a Getty Foundation, que se dedica a projetos relacionados à arte e ao patrimônio, anunciou o financiamento para o estádio, e logo depois disso, o World Monuments Fund iniciou um projeto para preservá-lo. A estrutura única do estádio, com sua parede exterior em zigue-zague que serve como reforço adicional, é notável. Além disso, o local foi incluído no World Monuments Watch 2020, que é uma lista de locais de patrimônio cultural em risco que possuem tanto valor histórico quanto relevância social contemporânea.

Com 63 anos de existência, o estádio é de excepcional importância para a paisagem urbana da cidade e deixou uma marca indelével na história de Ahmedabad, tornando-se um símbolo do modernismo no período pós-independência da cidade. Uma petição foi iniciada com o intuito de preservar e conservar este marco cultural. Em um momento em que o desenvolvimento urbano frequentemente prioriza a modernização em detrimento do patrimônio histórico, a preservação do Estádio Sardar Vallabhbhai Patel seria um testemunho do comprometimento da cidade em manter sua herança cultural e arquitetônica. Embora o conceito de patrimônio frequentemente esteja relacionado a estruturas históricas e antigas, a arquitetura modernista do século XX também ganhou grande importância cultural. A declaração oficial acrescenta: "Preservar o SVP transmitiria uma mensagem poderosa de que o progresso contemporâneo e os valores tradicionais podem coexistir harmoniosamente".

Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido - Imagem 3 de 5
Foto de Ram Rahman, vista externa do Estádio Sardar Vallabhbhai Patel, 2018. Imagem cortesia do Worlds Monument Fund

Hoje em dia, muitos edifícios em todo o mundo enfrentam o risco de serem demolidos, mas também há muitos que foram preservados. Um exemplo recente é o icônico Estádio San Siro, em Milão, que foi salvo da demolição no mês passado. Isso ocorreu depois que a Comissão Regional do Patrimônio Cultural da Lombardia determinou que o estádio tem uma importância histórica significativa. Outro caso foi o do edifício Mäusebunker em Berlim, que também foi recentemente classificado como monumento histórico, protegendo-o da ameaça de demolição que pairava sobre ele desde 2010. Por último, a principal loja da Marks and Spencer na Oxford Street, em Londres, estava prestes a passar por um projeto de reestruturação pela empresa, mas esse projeto foi recentemente negado após uma campanha que destacou a pegada de carbono da demolição. De acordo com o The Guardian, a empresa foi instada a rever suas opções e considerar a reutilização da estrutura.

Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido - Imagem 4 de 5
Foto de Ram Rahman, Os assentos do lado sul são protegidos por um telhado em balanço, 2018. Imagem cortesia do Worlds Monument Fund

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Estádio Sardar Vallabhbhai Patel de Ahmedabad, projetado por Charles Correa, será demolido" [Ahmedabad's Iconic Sardar Vallabhbhai Patel Stadium, Designed by Charles Correa, Set to be Demolished] 18 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006683/estadio-sardar-vallabhbhai-patel-de-ahmedabad-projetado-por-charles-correa-sera-demolido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.