Arquitetura orientada a dados: explorando 4 ferramentas

Arquitetura é uma disciplina multifacetada influenciada por diversas fontes de dados e informações, que desempenham um papel fundamental para moldar a produção arquitetônica. No passado, instrumentos horológicos como o relógio de sol eram usados para obter dados, como o tempo, e obter conhecimento sobre a incidência solar em diferentes épocas do ano e locais geográficos. Isso possibilitou determinar a orientação ideal dos edifícios, resultando em benefícios como melhor aproveitamento da luz solar e maior conforto térmico.

Embora fatores culturais, sociais e até religiosos possam influenciar o projeto arquitetônico, fatores quantitativos são especialmente relevantes ao tomar decisões nas fases iniciais do processo criativo, durante a construção e ao longo do ciclo de vida de um edifício. Portanto, é importante coletar e processar informações relevantes, como localização, incidência solar, capacidade de ocupação, interações dos ocupantes, desempenho energético e emissões de carbono, entre outros aspectos.

Arquitetura orientada a dados: explorando 4 ferramentas - Imagem 2 de 10
Sundial at Brno Observatory - Jaroslav A. Polák. Image via Wikimedia Commons

Hoje, avanços tecnológicos, como Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina, transformaram a arquitetura, fornecendo ferramentas de design generativo e novas formas de coletar, processar e interpretar informações, incluindo simulações para gerar cenários de teste e fazer comparações entre eles. Essas ferramentas enriquecem o processo de design e operação com dados precisos, impulsionando a evolução e o desenvolvimento da arquitetura. Por esse motivo, selecionamos algumas ferramentas e plataformas que demonstram as possibilidades de aplicação de software de informações e dados de construção na arquitetura, aproveitando as inovações tecnológicas.

Digital Blue Foam

A empresa de tecnologia sediada em Singapura desenvolve produtos de software alimentados por IA para organizações de arquitetura, planejamento urbano e construção usando sua tecnologia principal: o DBF Engine. Eles criaram o Urban Insights, uma ferramenta baseada na web para prototipagem rápida urbana. Ele funciona absorvendo dados de várias fontes abertas e proprietárias e permite que equipes de design e organizações gerem cenários urbanos e comparem a qualidade de diferentes locais. A DBF colabora com especialistas como Carlos Moreno, o criador do conceito de "cidade de 15 minutos", e instituições como a Bern University of Applied Sciences para garantir uma análise rigorosa e científica dos projetos.

Sefaira

Esta é uma ferramenta para análise em estágios iniciais, com o objetivo de melhorar o desempenho dos edifícios. Sefaira traz simulações esclarecedoras para a fase de design conceitual, incluindo dimensionamento de HVAC, iluminação natural, conforto térmico, consumo de energia e emissões de carbono, ao mesmo tempo em que mede o impacto potencial de sistemas renováveis. Ele gera resultados alimentados por motores de análise em minutos. Modelando geometrias simples no SketchUp, os usuários podem executar análises para comparar massas, layouts e opções de envelope para selecionar os conceitos corretos. Como uma plataforma baseada em nuvem, permite colaboração entre equipes e empresas em projetos compartilhados para revisar os resultados da análise.

Arquitetura orientada a dados: explorando 4 ferramentas - Imagem 5 de 10
Courtesy of Sefaira
Arquitetura orientada a dados: explorando 4 ferramentas - Imagem 6 de 10
Courtesy of Sefaira

Spaceflow

É um aplicativo móvel para inquilinos e um painel de administração para proprietários, projetado para gerenciar funções de prédios inteligentes, reservas de espaços, manutenção, comunicações, atividades da comunidade e outros recursos - tudo em uma plataforma. O objetivo do Spaceflow é transformar a forma como os usuários se envolvem com os edifícios em que vivem e trabalham. Sua aplicação é para edifícios comerciais e residenciais, atraindo e retendo usuários, reunindo insights vitais sobre expectativas e preferências dos ocupantes, otimizando recursos, simplificando operações repetitivas e demoradas e criando uma comunidade. Spaceflow digitaliza todas as operações voltadas para os inquilinos, permitindo funções de prédios inteligentes e ajudando as comunidades internas a prosperarem.

Arquitetura orientada a dados: explorando 4 ferramentas - Imagem 8 de 10
Courtesy of Spaceflow

VIM

VIM preenche a lacuna entre o software BIM e a visualização de dados, transformando dados complexos do BIM em análises acionáveis e em tempo real. Com serviços como o VIM Cloud, que fornece relatórios automatizados do PowerBI, e o VIM Enterprise, permite a gestão e personalização abrangente de dados do BIM, profissionais da construção podem acessar, visualizar, analisar e compartilhar seus dados com precisão. VIM oferece insights para todos, desde avaliações de sustentabilidade ESG até estimativas de quantidade em várias áreas. Além disso, não é apenas na indústria da construção que o VIM pode ser aplicado; empresas do setor de softwares e varejo também podem usá-lo para agilizar seus processos de análise de edifícios.

Arquitetura orientada a dados: explorando 4 ferramentas - Imagem 9 de 10
Uniformat & OmniClass Navigator. Image Courtesy of VIM
Arquitetura orientada a dados: explorando 4 ferramentas - Imagem 10 de 10
Architectural Building Products Hyperlink. Image Courtesy of VIM

Avanços tecnológicos e arquitetura não são conceitos opostos. Assim como no século XX, quando arquitetos adotaram novos sistemas construtivos como o aço, hoje gerações inteiras de arquitetos dominam ferramentas como o desenho assistido por computador (CAD). É natural e encorajador testemunhar o desenvolvimento e a consolidação de tecnologias que marcam um ponto de virada na evolução da arquitetura e como novas gerações de arquitetos, como a Geração Alpha, terão uma capacidade e acesso sem precedentes para consumir e processar informações. Enquanto isso, a cada avanço tecnológico, somos apresentados a novas perspectivas para enfrentar efetivamente desafios atuais e futuros.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Arquitetura orientada a dados: explorando 4 ferramentas" [Data-Driven Architecture: Delving into 4 Building Information Tools] 07 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006649/arquitetura-orientada-a-dados-explorando-4-ferramentas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.