Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica

O icônico Estádio Giuseppe Meazza de Milão, também conhecido como San Siro, foi salvo da demolição após uma decisão da Comissão Regional para o Patrimônio Cultural da Lombardia, que determinou que o estádio possui significado cultural. O estádio, casa dos times Milan e Inter de Milão, estava prestes a ser substituído por um novo estádio, chamado de "A Catedral", projetado pelo estúdio de arquitetura americano Populous. O escritório continua trabalhando com a Inter para desenvolver uma nova proposta de estádio no bairro de Rozzano, de acordo com informações da La Gazzetta dello Sport.

Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica - Imagem 2 de 5Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica - Imagem 3 de 5Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica - Imagem 4 de 5Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica - Imagem 5 de 5Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica - Mais Imagens

Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica - Imagem 5 de 5
Projeto da Populous para o novo estádio de Milão. Imagem cortesia de Populous

O Estádio San Siro começou a ser construído em 1925 por iniciativa do presidente do Milan, Piero Pirelli. Foi concebido como uma arena privada focada em futebol, diferente dos estádios italianos financiados publicamente, com pistas de atletismo. A estrutura foi inaugurada em setembro de 1926 e, desde 1947, é compartilhada com a Inter. Planos de expansão foram elaborados pelos arquitetos Armando Ronca e Ferruccio Calzolari entre 1948 e 1955, com o objetivo de aumentar a capacidade para 60.000 assentos e 25.000 lugares em pé. Para isso, a equipe de design adicionou um segundo anel, apoiado em torres de suporte envoltas em rampas espirais para permitir o acesso público, segundo o Daily Mail.

Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica - Imagem 2 de 5
Estádio San Siro. Imagem © oscar federico bodini via Wikipedia sob licença CC BY-SA 2.0

Como a Itália sediou a Copa do Mundo FIFA de 1990, o estádio passou por grandes reformas entre 1987 e 1990, aumentando ainda mais sua capacidade para 85.000 lugares. Para isso, os arquitetos Giancarlo Ragazzi, Enrico Hoffer e o engenheiro Leo Finzi adicionaram um terceiro anel e uma cobertura de teto. A avaliação da Comissão Regional para o Patrimônio Cultural da Lombardia concluiu que o segundo anel, juntamente com suas distintas torres em espiral, 'desperta interesse cultural'.

Como resultado dessa decisão, o estádio da Populous, juntamente com os empreendimentos ao redor dele, não podem mais prosseguir. O estádio proposto tinha capacidade para 60.000 lugares. De acordo com os arquitetos, foi inspirado em marcos arquitetônicos de Milão - o Duomo di Milano e a Galleria Vittorio Emanuel. O novo estádio também seria cercado por áreas verdes e contaria com soluções de controle de ruído e medidas de segurança.

Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica - Imagem 4 de 5
Projeto da Populous para o novo estádio de Milão. Imagem cortesia de Populous

Inúmeros marcos contemporâneos estão atualmente ameaçados de demolição. Recentemente, outra estrutura foi salva: o edifício brutalista Mäusebunker em Berlim foi colocado sob proteção de monumento, após um procedimento que avaliou que a estrutura possui potencial de marca. Considerações ambientais também influenciaram a decisão, uma vez que estratégias de reutilização adaptativa conservam emissões de carbono, minimizando assim a energia e os materiais necessários para a reconstrução.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica" [Milan’s San Siro Stadium Spared from Demolition Owning to its Historical Significance] 30 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005645/estadio-san-siro-em-milao-e-poupado-de-demolicao-por-sua-importancia-historica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.