Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros

Conforme exploramos práticas sociais que desafiam o modelo hegemônico na arquitetura, passamos a reconhecer a importância de abordar questões relacionadas à identidade, gênero, raça e orientação sexual no âmbito da prática espacial. Ao considerar essas dimensões, nosso objetivo é destacar como o ambiente construído pode promover novas maneiras de visualizar a sociedade e moldar o relacionamento que tecemos com o mundo ao nosso redor. Em busca de vozes que apresentem novas perspectivas, selecionamos uma bibliografia que demonstra as pesquisas e experiências de indivíduos que desafiam as normas ditadas por uma abordagem universalizante. Uma bibliografia de 20 livros internacionais que oferece diversas narrativas que nos convidam a perceber, imaginar e vivenciar o espaço por meio de uma lente LGBTQIA+.

Designing for Diversity: Gender, Race, and Ethnicity in the Architectural Profession

Autora: Kathryn H. Anthony

"Dada a tradicional incompatibilidade entre os diversos consumidores e os profissionais predominantemente brancos do campo arquitetônico, além da mudança do equilíbrio populacional em direção às relações raciais, Anthony afirma que a profissão do arquiteto evita a verdadeira diversidade por sua própria conta e risco. Designing for Diversity argumenta de forma convincente que aprimorar o ambiente para arquitetos não tradicionais contribuirá muito para fortalecer a arquitetura como prática. Arquitetos em exercício, gerentes de empresas e educadores aprenderão a criar condições mais acolhedoras para uma diversidade de usuários, bem como para projetistas do ambiente construído."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 20 de 21
Designing for Diversity: Gender, Race, and Ethnicity in the Architectural Profession by Kathryn H. Anthony

Dictionary of the Queer International

Editor: Yevgeniy Fiks

"O Dictionary of the Queer International propõe uma visão da cultura queer internacional, interseccional e não hierárquica por meio de idiomas imaginários de defesa queer. O dicionário é uma coleção de palavras e frases de dialetos queer locais de todo o mundo. Ele considera o conceito de uma linguagem queer de "universalidade internacionalista" em oposição à "globalização neoliberal" - uma visão sobre uma linguagem internacional de multilocalidade e horizontalidade."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 15 de 21
Dictionary of the Queer International by Yevgeniy Fiks

Gay Architects: Silent Biographies from 18th to 20th Century

Autores: Wolfgang Voigt, Uwe Bresan 

"A homossexualidade ainda é um assunto tabu na história da arquitetura. Quando personalidades históricas da arquitetura vivem fora da norma heterossexual, suas vidas privadas são prontamente envoltas em misteriosa obscuridade. Enquanto as leis penais perduraram, a existência social foi constantemente ameaçada e esconder-se era uma necessidade. Eram necessárias estratégias defensivas para se proteger. Para rastrear esses forasteiros do passado, as fontes históricas devem ser lidas sob uma ótica queer. Wolfgang Voigt e Uwe Bresan apresentam os resultados de sua pesquisa neste livro que reúne 41 retratos do século XVIII ao XX na América do Norte, Europa e Palestina. O livro revela arquitetos desde a era barroca até a era moderna, biografias surpreendentes, casas admiráveis e, não raro, refúgios inteligentemente projetados com os quais os protagonistas protegiam suas vidas privadas."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 16 de 21
Gay Architects: Silent Biographies from 18th to 20th Century by Wolfgang Voigt and Uwe Bresan

Gay Bar: Why We Went Out

Autor: Jeremy Atherton Lin 

"Luzes estroboscópicas e salas escuras; espaços pulsantes e drag queens nos balcões; primeiros beijos, um after: o bar gay há muito tempo é um local de solidariedade e expressão sexual - seja qual for a sua cena, quem quer que você esteja procurando. Mas nos centros urbanos de todo o mundo, eles estão fechando, uma demolição cultural que faz Jeremy Atherton Lin se perguntar: O que era o bar gay? Como eles o moldaram? E isso poderia significar o fim da identidade gay como a conhecemos? (...) A jornada que surge é uma investigação elegante e cheia de nuances sobre a conexão entre lugar e identidade - uma história de libertação, mas que nos convida a ir além da mitologia simplificada do Stonewall e entrar em campos de batalha menos conhecidos na luta para conquistar um território. Atrevido e brilhante, Gay Bar é, ao mesmo tempo, uma investigação crítica séria, uma história de amor e uma noitada épica inesquecível." Este livro foi considerado um dos melhores livros do ano pelo The New York Times, NPR, Vogue, Gay Times, Artforum.

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 12 de 21
Gay Bar: Why We Went Out by Jeremy Atherton Lin

Planning and LGBTQ Communities: The Need for Inclusive Queer Spaces

Editora: Petra L. Doan

"Um tema central deste livro é que os planejadores urbanos precisam pensar 'além do espaço queer' porque as populações LGBTQIA+ são mais diversificadas e dispersas do que as populações de homens gays brancos que criaram muitos dos bairros gays mais visíveis. Os autores fornecem orientações práticas para as cidades e os cidadãos que buscam fortalecer os bairros com um foco explícito na comunidade LGBTQIA+, bem como outras áreas que são amigáveis a eles. O livro também incentiva uma conscientização mais ampla das necessidades dessa população marginalizada e da necessidade de estabelecer vínculos mais formais entre o governo municipal e uma série de grupos LGBTQIA+. Planning and LGBTQ Communities também acrescenta material útil para cursos de pós-graduação em teoria do planejamento, teoria urbana e regional, planejamento para cidades multiculturais, geografia urbana e geografias de gênero e sexualidade."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 14 de 21
Planning and LGBTQ Communities: The Need for Inclusive Queer Spaces by Petra L. Doan

Policing Public Sex: Queer Politics and the Future of AIDS Activism

Editores: Dangerous Bedfellows

"A epidemia de AIDS teve uma infinidade de consequências sociais e políticas, sendo que a menor delas foi uma reformulação social radical sobre a sexualidade. Embora a AIDS tenha incentivado uma discussão mais aberta sobre a atividade sexual, ela também trouxe uma reação negativa. Policing Public Sex, uma coletânea de 25 ensaios de educadores, ativistas, sociólogos e porta-vozes da comunidade, é extremamente inteligente. Esse volume nos ajuda a considerar e a enfrentar as campanhas políticas e sociais que buscam controlar ou monitorar as manifestações da sexualidade consideradas 'públicas' - desde a educação para o sexo seguro até os clubes de sexo. Bem escrito, este livro está na vanguarda da mudança social e da educação sobre a AIDS."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 9 de 21
Policing Public Sex: Queer Politics and the Future of AIDS Activism by Dangerous Bedfellows

Queer City, a Reader

Editora: Júlia Ayerbe

"Uma coleção de ensaios, contribuições artísticas e dois zines inseridos, Queer City, A Reader foi desenvolvido como parte de uma pesquisa de 18 meses em São Paulo. Iniciado por Lanchonete.org e ArtsEverywhere/Musagetes, o programa Queer City foi uma ampla pesquisa coletiva sobre como podemos entender a cidade contemporânea por meio de uma lente queer, interseccional e não normativa. O programa incluiu uma série de encontros, jantares, residências e performances, e Queer City, A Reader reconfigura esses momentos em uma nova forma, ampliando a pesquisa transnacionalmente."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 13 de 21
Queer City, a Reader by Júlia Ayerbe

Queer Constellations: Subcultural Space In The Wake Of The City

Autora: Dianne Chisholm

"Chisholm examina experimentos recentes na escrita de cidades queer por meio da ótica dialética de Walter Benjamin sobre a cultura metropolitana. Ela discute a dialética da visão no rastro do balneário gay, a cidade da memória coletiva, passagens queer em Gai Paris e o boh me lésbico."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 10 de 21
Queer Constellations: Subcultural Space In The Wake Of The City by Dianne Chisholm

Queer Exhibition Histories

Editor: Bas Hendrikx 

"Queer Exhibition Histories inclui estudos de caso que destacam os inúmeros esforços, grandes e pequenos, de artistas e curadores LGBTQIA+, centrados em exposições de arte queer e seus modos de documentação e arquivamento. Muitas vezes, o legado desses projetos depende, em sua maioria, de arquivos pessoais, memórias e parafernálias, com a noção ou necessidade primordial de exibição pública. Nesses contextos, o termo 'público' é relativo a eventos de curta duração, realizados sob o véu de espaços domésticos ou mantidos exclusivamente para os 'entendidos'. Portanto, eles não eram exclusivamente artísticos, mas também podiam ser discursivos, ativistas, educacionais ou servir como ferramenta para a formação de comunidades. Na interseção entre o queer e a arte contemporânea, este volume considera como os esforços dos artistas LGBTQIA+ promoveram sua presença pública em museus e na sociedade."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 18 de 21
Queer Exhibition Histories by Bas Hendrikx

Queer Phenomenology: Orientations, Objects, Others

Autora: Sara Ahmed

"Nesta obra inovadora, Sara Ahmed demonstra como os estudos queer podem colocar a fenomenologia em uso produtivo. Concentrando-se no aspecto 'orientação' da 'orientação sexual' e no 'oriente' do 'orientalismo', Ahmed examina o que significa para os corpos estarem situados no espaço e no tempo. Os corpos tomam forma à medida que se movem pelo mundo, direcionando-se para objetos e outros ou afastando-se deles. Estar 'orientado' significa sentir-se em casa, saber onde se está ou ter certos objetos ao alcance. As orientações afetam o que está próximo ao corpo ou o que pode ser alcançado. Uma fenomenologia queer, argumenta Ahmed, revela como as relações sociais são organizadas espacialmente, como aquilo que foge à norma perturba e reordena essas relações por não seguir os caminhos aceitos."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 5 de 21
Queer Phenomenology: Orientations, Objects, Others by Sara Ahmed

Queer Space: Architecture and Same-Sex Desire

Autor: Aaron Betsky

"Betsky afirma que homens e mulheres gays sempre estiveram na vanguarda da inovação arquitetônica - recuperando bairros abandonados, redefinindo espaços urbanos e criando interiores libertadores a partir de ambientes hostis. Esses 'espaços queer' refletem as experiências dos homossexuais em uma cultura heterossexual. Muitas vezes forçados a esconder sua verdadeira natureza, homens e mulheres homossexuais se voltaram para dentro de si, brincando com as normas do espaço interior e criando ambientes de encenação e celebração onde podem se definir sem medo. Seus experimentos apontam o caminho para uma arquitetura que pode libertar todos nós das estruturas e espaços aprisionadores da cidade moderna."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 3 de 21
Queer Space: Architecture and Same-Sex Desire by Aaron Betsky

Queer Spaces: An Atlas of LGBTQIA+ Places and Stories

Editores: Adam Nathaniel Furman e Joshua Mardell

"O célebre designer Adam Nathaniel Furman e o historiador da arquitetura Joshua Mardell reuniram reverentemente uma comunidade de colaboradores para compartilhar histórias de espaços que vão do educacional ao institucional, ao reapropriado e muito mais. Esse novo 'atlas' de espaços queer é ricamente ilustrado com mais de 400 imagens." Você pode conferir a entrevista que fizemos com Furman sobre o livro aqui.

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 8 de 21
Queer Spaces by Adam Nathaniel Furman and Joshua Mardell

Queering Architecture: Methods, Practices, Spaces, Pedagogies

Editores: Marko Jobst e Naomi Stead 

"Com contribuições de uma série de vozes importantes da área, este volume renova a conversa sobre o que significa falar do 'queer' no contexto da arquitetura e oferece uma nova visão sobre os desafios metodológicos e epistemológicos que isso representa para a disciplina da teoria arquitetônica."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 17 de 21
Queering Architecture by Marko Jobst and Naomi Stead

Queers in Space: Communities, Public Places, Sites of Resistance

Editores: Gordon Brent Ingram, Yolanda Retter, Anne-Marie Bouthillette

"Estudos Culturais. Estudos LGBTQIA+. Planejamento Urbano. Explorando as interações entre a identidade, a experiência e o ativismo queer e uma série de espaços públicos e comunitários, este livro abre uma nova direção nos estudos sobre gays e lésbicas. Desde o espaço gay na Cidade do México até os banheiros de Nova York e São Francisco, Queers in Space viaja para bares, parques, praias, bairros e cidades para acompanhar a expansão e a transformação das comunidades queer além do gueto gay. Ao enfocar a geografia das relações sociais queer, o livro levanta questões críticas e oportunas sobre o papel do espaço social na formação de identidades, o significado do espaço comunitário para as pessoas marginalizadas e a importância dos espaços públicos para a visibilidade social."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 21 de 21
Queers in Space: Communities, Public Places, Sites of Resistance by Gordon Brent Ingram, Anne-Marie Bouthillette, and Yolanda Retter

Sexuality & Space

Editora: Beatriz Colomina

"Os ensaios interdisciplinares do Sexuality and Space abordam o gênero em relação ao discurso arquitetônico e à teoria crítica, concentrando-se nas relações entre sexualidade e espaço ocultas nas práticas cotidianas."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 19 de 21
Sexuality & Space by Beatriz Colomina

Stud: Architectures of Masculinity

Editor: Joel Sanders

"Publicado originalmente em 1996, Stud: Architectures of Masculinity é uma exploração interdisciplinar do papel ativo que a arquitetura desempenha na construção da identidade masculina. Arquitetos, artistas e teóricos investigam como a sexualidade é constituída por meio da organização de materiais, objetos e sujeitos humanos no espaço real. Essa coleção de ensaios e projetos visuais analisa criticamente os espaços que habitualmente tomamos como garantidos, mas que participam discretamente da fabricação da "masculinidade". Empregando uma variedade de perspectivas críticas (feminismo, "teoria queer", desconstrução e psicanálise), os colaboradores de Stud revelam como a masculinidade, sempre uma construção instável, é codificada em nosso ambiente. Stud também aborda a relação entre a arquitetura e a sexualidade gay masculina, ilustrando as maneiras engenhosas pelas quais os homens gays se apropriaram e reordenaram os domínios públicos cotidianos, das ruas aos clubes de sexo, na conformação do espaço social gay."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 4 de 21
Stud: Architectures of Masculinity by Joel Sanders

Temporary Pleasure: Nightclub Architecture, Design and Culture from the 1960s to Today

Autor: John Leo Gillen

"Dos lugares psicodélicos da cena pop art de Nova York dos anos 1960 aos happenings pós-clubes, Temporary Pleasure mostra como os espaços de vida noturna evoluíram para atender às necessidades de sua geração e como cada geração buscava algo um pouco diferente da anterior. Cada capítulo se concentra em uma fase e um local distintos: Os clubes politicamente radicais da Itália dos anos 60; a cena disco da cidade de Nova York; os paraísos do techno e do house de Detroit e Chicago; os retiros comunitários da contracultura de Ibiza; a cultura rave da Grã-Bretanha; e a cena techno de Berlim. Os clubes ganham vida em páginas duplas que apresentam especificações e perfis detalhados. O autor John Leo Gillen oferece sua opinião sobre vários detalhes culturais, de design e arquitetônicos importantes, enquanto várias fotografias oferecem suas próprias histórias vibrantes."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 11 de 21
Temporary Pleasure by John Leo Gillen

The Gentrification of the Mind: Witness to a Lost Imagination

Autora: Sarah Schulman

"Neste emocionante livro de memórias sobre os anos da epidemia da AIDS (1981-1996), Sarah Schulman relembra como grande parte da cultura queer rebelde, dos aluguéis baratos e de um vibrante movimento artístico no centro de Nova York desapareceu quase da noite para o dia, substituída por porta-vozes gays conservadores e pelo consumismo dominante. Schulman nos leva de volta ao Lower East Side e o traz à vida, preenchendo estas páginas com lembranças vívidas de seus amigos gays de vanguarda e recriando de forma dramática os primeiros anos da crise da AIDS vividos por uma pessoa com experiência política. Entrelaçando reminiscências pessoais com análises convincentes, Schulman detalha sua experiência como testemunha da perda da imaginação de uma geração e as consequências deste episódio."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 2 de 21
The Gentrification of the Mind: Witness to a Lost Imagination by Sarah Schulman

The Queerness of Home: Gender, Sexuality, and the Politics of Domesticity after World War II

Autor: Stephen Vider 

"Desde os motins de Stonewall até os protestos da ACT UP, as histórias das políticas queer e trans têm se concentrado quase que exclusivamente no ativismo público. Em The Queerness of Home, Stephen Vider volta o foco para dentro, mostrando que a intimidade do espaço doméstico tem sido igualmente crucial para a história da vida LGBTQIA+ do pós-guerra."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 6 de 21
The Queerness of Home: Gender, Sexuality, and the Politics of Domesticity after World War II by Stephen Vider

Transgender Architectonics: The Shape of Change in Modernist Space

Editor: Lucas Crawford

"Combinando os estudos sobre transgêneros com as arquiteturas 'neomodernistas' da empresa de renome internacional Diller Scofidio + Renfro (DS+R) e com escritores modernistas (Samuel Beckett e Virginia Woolf) cujo trabalho antecipa o dos estudos sobre transgêneros, este livro desafia os 'modelos espaciais' implícitos das narrativas populares sobre transgêneros - interioridade, propriedade, soberania, estrutura, estabilidade e domesticidade - para apresentar uma nova teorização dos transgêneros como uma questão de exterioridade, falta de base, ornamentação e movimento. Com estudos de caso que abrangem os EUA e o Reino Unido, Transgender Architectonics examina as maneiras pelas quais a arquitetura modernista pode contribuir para a nossa compreensão de como os seres humanos são capazes de se transformar, lançando luz sobre a maneira pela qual a arquitetura, o espaço e as metáforas espaciais de gênero podem desempenhar papéis potenciais significativos - embora muitas vezes não realizados - na transformação do corpo e do gênero."

Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros - Imagem 7 de 21
Transgender Architectonics: The Shape of Change in Modernist Space by Lucas Crawford

Essa seleção de livros foi feita pelos editores: Maria Deister, Nicolas Valencia, José Tomás Franco e Victor Delaqua.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Delaqua, Victor. "Bibliografia LGBTQIA+: outros horizontes para a arquitetura em 20 livros" [Expanding Architectural Horizons: LGBTQIA+ Perspectives in Space and Design Presented in 20 Books] 29 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003951/bibliografia-lgbtqia-plus-outros-horizontes-para-a-arquitetura-em-20-livros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.