A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento

Ano após ano, organizações, autoridades governamentais e outras entidades em todo o mundo enfrentam o desafio de implementar regulamentações e medidas para lidar com a escassez de água: até o ano de 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3 em cada 10 pessoas não tinham acesso a água potável em casa, enquanto 6 em cada 10 também não tinham acesso a saneamento básico.

Na América Latina, o crescimento acelerado da população dificulta o acesso aos serviços de água e saneamento. Embora, como aponta a OMS, mais de 2 bilhões de pessoas vivam em países com escassez de água, a verdade é que a partir da arquitetura e do planejamento urbano é possível realizar ações, construções e empreendimentos que ajudem a conscientizar e educar os cidadãos e cidadãs, colaborando para enfrentar o problema da água.

No âmbito do projeto e concepção, são vários os arquitetos que procuram adotar e colocar em prática diferentes ferramentas e estratégias para descobrir formas de reutilizar, captar, recolher, reciclar ou tratar águas residuais e pluviais, contribuindo para uma gestão integral dos recursos hídricos e cuidando do meio ambiente sem, portanto, prejudicar as condições de vida de seus habitantes ou deixar de satisfazer suas necessidades básicas.


Artigo Relacionado

Integrando a água na arquitetura e paisagismo de forma consciente e criativa

A seguir, apresentamos uma seleção que inclui sete obras espalhadas por diferentes cidades latino-americanas onde a arquitetura e o design têm grande influência social. Da Argentina e Brasil ao México e Colômbia, o objetivo é entender como esses projetos usam a água no desenvolvimento de sua arquitetura por meio de várias ferramentas que respeitam o meio ambiente e aspiram gerar métodos que não apenas sirvam a esses projetos, mas que também possam ser implementados em diferentes circunstâncias futuramente.

  • Colômbia

Sistema para Coletar Água da Neblina Construído pela Comunidade / Alsar Atelier + Oscar Zamora + César Salomón + SCA

  • Localização: Bogotá, Colômbia
  • Ano: 2022

A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento - Imagem 3 de 9
Sistema para Coletar Água da Neblina Construído pela Comunidade / Alsar Atelier + Oscar Zamora + César Salomón + SCA. Image

[…] “O projeto é um protótipo habitável desenhado para coletar água da neblina e promover práticas de agricultura urbana em ambientes informais na Colômbia.” […]

[…] “Utilizando uma tela branca (ráfia) na fachada do protótipo, a água presente na névoa pode condensar e depois ser recolhida por um sistema de canos de PVC posicionados na parte inferior do protótipo.

A água coletada é usada para fins domésticos, como limpeza e lavagem, reduzindo a dependência da comunidade de fontes municipais de água. A água também é utilizada para irrigação na estufa, promovendo a agricultura urbana e criando um microclima ideal para o crescimento das plantas.”

Saiba mais sobre este projeto aqui.

  • Brasil

Sede do Parque / Secretaria do Verde e Meio Ambiente - Departamento de Parques e Áreas Verdes

  • Localização: Gleba do Pêssego, Brasil
  • Ano: 2018

A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento - Imagem 4 de 9
Edifício administrativo Parque Carmo / Secretaría de Medio Ambiente - Departamento de Parques y Áreas Verdes. Image © Luiz Paulo Meinberg Sacchetto

[…] “O esgoto é tratado por um sistema conhecido como wetland, que consiste no tratamento por meio de mecanismos naturais com a utilização de vegetação macrófitas. É um procedimento com baixo custo, baixa manutenção e simplicidade de operação, sem adição complementar de produtos químicos ou biológicos.

A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento - Imagem 2 de 9
Edifício administrativo Parque Carmo / Secretaría de Medio Ambiente - Departamento de Parques y Áreas Verdes. Image © Luiz Paulo Meinberg Sacchetto

Já a rede de esgotos das águas “cinza”, provenientes dos bebedouros e pias, escoa para o “Círculo de Bananeiras”, que consiste em um sistema baseado na filtragem da água utilizando bananeiras. Estas águas, em contato com camadas de folhas secas depositadas no interior do círculo, permitem uma combinação ideal para a compostagem dos resíduos.”

[…] “A edificação também possui sistema de captação das águas pluviais. As águas são captadas pelas calhas e direcionadas para dois tanques situados ao fundo da edificação, podendo ser utilizadas para irrigação, descargas de vasos sanitários e outros fins similares. A ideia central foi minimizar qualquer tipo de contaminação, degradação e poluição ao meio ambiente.” 

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Sede Castanhas de Caju / Estudio Flume

  • Localização: Nova Vida, Brasil
  • Ano: 2018

A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento - Imagem 5 de 9
Sede Castanhas de Caju / Estudio Flume. Image Cortesía de Estudio Flume

[…] “Princípios da permacultura foram incorporados ao projeto, por estar inserido em uma região ausente de sistema de esgoto ou abastecimento regular de água potável. A construção tem coleta de água da chuva para que os produtores possam gerenciar seus recursos hídricos durante a estação seca; Biodigestor de fossa séptica para o tratamento de esgoto e círculo de bananeiras para filtrar as águas cinzas. Estes sistemas demandam manutenção, e por isso, estimulam a conscientização da comunidade para os recursos disponíveis. O contato direto com estas técnicas econômicas também permite que elas sejam difundidas e replicadas na comunidade.”

Saiba mais sobre esse projeto aqui.

  • México

Casa de música / Colectivo C733

  • Localização: Nacajuca, México
  • Ano: 2021

A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento - Imagem 6 de 9
Casa de música / Colectivo C733. Image © Yoshihiro Koitani

[…] “O complexo é a primeira construção da região a lançar água limpa nos rios, através de um sistema que culmina em uma série de zonas úmidas de tratamento. O objetivo do projeto também era de demonstrar como é possível uma outra abordagem em relação aos corpos d'água.”

[…] “Consideramos importante que as obras prestem homenagem ao lugar a que pertencem, especialmente se tiverem a oportunidade de destacar as riquezas existentes. A água da chuva é capturada, coletada e filtrada para uso em banheiros. A partir disso passa por um sistema de biodigestores e biofiltros através de zonas úmidas, antes de voltar ao córrego.”

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Pavilhão da Água / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño + Simetría Estudio de Arquitectura + #localista

  • Localização: Cidade do México, México
  • Ano: 2018

A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento - Imagem 8 de 9
Pavilhão da Água / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño + Simetría Estudio de Arquitectura + #localista. Image © César Béjar

“Considerando que um eco-duto é definido por sua interação com redes de água e captações naturais, o projeto propõe utilizar a água como um elemento transformador.” […]

[…] “O banheiro foi projetado e executado no local garantindo sua acessibilidade para todas as pessoas e um sistema de tratamento de água negra também foi instalado com sacos biológicos que degradam e separam o esgoto, para depois infiltrar no solo com vegetação de cactos. A água para o banheiro é obtida a partir da coleta de água da chuva do telhado da sala de aula e é armazenada em uma cisterna de 1 m³, reduzindo o custo de manutenção no pavilhão.”

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Cafeteria Rural Comunitária Tosepan Kajfen / Proyecto cafeína + Komoni

  • Localização: Ciudad de Cuetzalan, México
  • Ano: 2018

A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento - Imagem 9 de 9
Cafeteria Rural Comunitária Tosepan Kajfen / Proyecto cafeína + Komoni. Image © Patrick Lopez

“Além disso, a cooperativa Tosepan busca respeitar o meio ambiente, por isso, foi instalado um sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais, bem como o tratamento de águas cinzas e por meio de filtros e biodigestores.”

Saiba mais sobre este projeto aqui.

  • Argentina

Defensoria Zonal N°2 - Bairro Schneider / Valiente, Adelia, Carreras, Gonzalez, Gripaldi, Battle Casas, Soriano

  • Localização: Santa Fe, Argentina
  • Ano: 2018

A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento - Imagem 7 de 9
Defensoria Zonal N°2 - Barrio Schneider / Valiente, Adelia, Carreras, Gonzalez, Gripaldi, Battle Casas, Soriano. Image © Ramiro Sosa

[…] “Um reservatório também foi projetado para a água da chuva, que age como um retardador dos excedentes de água pluvial evitando a sua expulsão imediatamente para o exterior do edifício, contribuindo para uma melhor resposta do sistema de drenagem como um todo.”

Saiba mais sobre este projeto aqui.

* Os textos fazem parte das descrições enviadas pelos autores dos projetos.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Água e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "A água na arquitetura latino-americana: estratégias de captação e armazenamento" [El agua en la arquitectura latinoamericana: estrategias de captación y almacenamiento] 07 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003476/a-agua-na-arquitetura-latino-americana-estrategias-de-captacao-e-armazenamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.