Pavilhão da Água / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño + Simetría Estudio de Arquitectura + #localista

Pavilhão da Água / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño + Simetría Estudio de Arquitectura + #localista - Mais Imagens+ 24

Cidade do México, México
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Considerando que um eco-duto é definido por sua interação com redes de água e captações naturais, o projeto propõe utilizar a água como um elemento transformador. Ao acrescentar o fator tempo à equação do projeto, cria-se uma experiência coletiva de observar como o pavilhão transformará suas cores e texturas de acordo com as estações do ano. A oxidação do pavilhão será o que as flores representam para o eco-duto, o triunfo irrefutável da natureza sobre a tectônica.

© Jaime Navarro
© César Béjar

Parte do programa arquitetônico localiza-se em um bloco central onde está a sala de aula para oficinas, além de banheiro e depósito. O envelope que dá essência ao nosso pavilhão é suportado por pilares no perímetro que, por sua vez, oferecem possibilidades ilimitadas para a realização de atividades, aproveitando o próprio espaço sem perder a conexão com o ambiente urbano.

© César Béjar

Três planos rotacionados em direção ao céu sobre o vértice mais curto permitem que o objeto tectônico toque sutilmente o terreno e praticamente defina os espaços nele contidos, bem como a relação de contorno / vazio e os limites interno / externo. O volume é formado a partir do limite da propriedade, emergindo de um ponto para garantir acessibilidade à área de exposição

© Jaime Navarro

A proposta projeta praticamente o espaço contido no terreno, marcando o desenho urbano e respeitando o fluxo coletivo, como no caso da paisagem urbana sendo vista através de painéis elevados.O banheiro foi projetado e executado no local garantindo sua acessibilidade para todas as pessoas e um sistema de tratamento de água negra também foi instalado com sacos biológicos que degradam e separam o esgoto, para depois infiltrar no solo com vegetação de cactos. A água para o banheiro é obtida a partir da coleta de água da chuva do telhado da sala de aula e é armazenada em uma cisterna de 1 m³, reduzindo o custo de manutenção no pavilhão.

© César Béjar
© Jaime Navarro

O conceito do projeto foi baseado na apropriação do espaço, sem ser invasivo em relação ao terreno; por isso, o primeiro objetivo era reduzir ao máximo a área construída (coberta) sem perder as áreas essenciais do pavilhão. Criar superfícies verticais que cobrissem mais metros cúbicos foi uma das primeiras estratégias espaciais; por sua vez, esse novo espaço, que costumava ser uma rotatória ociosa, age como uma transição para o ambiente externo, que apresenta muitos carros e poluição sonora. Assim, a introspecção visual através da extrusão do envelope de um dos seus três pontos fornece um equilíbrio, afastando o exterior do interior em três quartos do pavilhão.

© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viad. Miguel Alemán, Col del Valle Nte, Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão da Água / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño + Simetría Estudio de Arquitectura + #localista" [Pabellón del Agua / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño + Simetría Estudio de Arquitectura + #localista] 16 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916827/pavilhao-da-agua-apaloosa-estudio-de-arquitectura-y-diseno-plus-simetria-estudio-de-arquitectura-plus-number-localista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.