Casa de Música / Colectivo C733

Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, VigaCasa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, VigaCasa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de ExteriorCasa de Música / Colectivo C733 - Mais Imagens+ 24

  • Colectivo C733: Gabriela Carrillo, Eric Valdez, Israel Espín, José Amozurrutia, Carlos Facio
  • Equipe De Projeto: Álvaro Martínez, Fernando Venado, Eduardo Palomino
  • Arquitetos Executivos: Leticia Sánchez, Victor Arriata
  • Estruturas: LABG (Eric Valdez), GIEE, GECCO Ingeniería
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Enrique Zenón
  • Projeto De Paisagismo: Taller de Paisaje Hugo Sánchez
  • Outros Consultores: Carlos Hano, Laurent Herbiet
  • Empreiteiro: Francisco Tripp, Grupo Plarciac
  • Cliente : SEDATU, Município de Nacajuca
  • Cidade: Nacajuca
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yoshihiro Koitani

Descrição enviada pela equipe de projeto. A música e as festividades têm um papel fundamental na vida diária de Nacajuca, tanto pela dança pochó de raiz mesoamericana quanto em suas manifestações contemporâneas.

Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Yoshihiro Koitani
Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Viga
© Yoshihiro Koitani
Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Viga
© Yoshihiro Koitani

O novo Centro Comunitário reutiliza as fundações do edifício pré-existente e proporciona um espaço digno para os encontros sociais da cidade, com uma planta livre de 32 x 24m de largura e um núcleo de serviços com depósitos, banheiros e cozinha para eventos, que no pavimento superior funciona como um mezanino para oficinas ou um palco para bandas locais se apresentarem.

Casa de Música / Colectivo C733 - Imagem 18 de 29
Croqui
Casa de Música / Colectivo C733 - Imagem 17 de 29
Croqui

Espelhando o Centro Comunitário, formando um calçadão público entre os dois edifícios, a nova Escola de Música enfrenta um córrego lamentavelmente sujo. Suas paredes portantes se alinham ao ritmo da estrutura pré-existente do Centro Comunitário, de modo que, abrindo todas as suas portas, é possível olhar através de todo o complexo. A Escola de Música consiste em oito salas de aula, um refeitório, banheiros e administração e, graças à inclinação de seu telhado, cada um desses espaços tem um pé direito duplo e um espaço superior para observar a copa das árvores. O complexo é a primeira construção da região a descarregar água limpa nos rios, através de um sistema que culmina em uma série de pântanos de tratamento. O objetivo do projeto também era de demonstrar como é possível uma outra abordagem em relação aos corpos d'água.

Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yoshihiro Koitani
Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Tijolo, Viga
© Yoshihiro Koitani

Grandes espaços bem ventilados foram construídos com madeira de coco local, tijolos e telhas de barro para proporcionar calor, frescor natural e boa acústica.

Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Viga
© Yoshihiro Koitani
Casa de Música / Colectivo C733 - Imagem 23 de 29
Planta Térreo
Casa de Música / Colectivo C733 - Imagem 29 de 29
Corte Fachada
Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© Yoshihiro Koitani

Esta obra proporciona um espaço digno para os encontros sociais da cidade, com materiais quentes e frescor natural através da ventilação cruzada. Para os músicos, salas de aula espaçosas, isoladas e climatizadas. É um projeto do SEDATU (Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano) do Governo Federal, como parte de seu PMU (Programa de Melhoramento Urbano) para tratar de áreas de alta vulnerabilidade no país.

Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Viga
© Yoshihiro Koitani

Consideramos importante que as obras prestem homenagem ao lugar a que pertencem, especialmente se tiverem a oportunidade de destacar as riquezas existentes. A água da chuva é capturada, coletada e filtrada para uso em banheiros. A partir disso passam por um sistema de biodigestores e biofiltros através de áreas úmidas, antes de voltar ao córrego.

Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Yoshihiro Koitani

Além do tratamento da água, a madeira de coco para este local é altamente sustentável, pois é um recurso abundante e renovável. Durante sua vida útil, ele captura enormes quantidades de C02. Sua produção e transporte deixa uma pegada mínima de carbono em comparação com outros materiais. Os materiais utilizados reconhecem as vantagens da implementação de meios e recursos locais e incentivam a produção artesanal e a preservação das habilidades da mão-de-obra local.

Casa de Música / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gregorio Méndez Magaña, Centro, 86220 Nacajuca, Tab., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Música / Colectivo C733" [Casa de música / Colectivo C733] 26 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991063/casa-de-musica-colectivo-c733> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.