Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades

Quando se pensa em espaços públicos, a imagem de uma piscina raramente vem à mente. Espaços públicos são o centro da vida cívica, lugares onde a maioria das interações, atividades e comportamentos seguem normas sociais e culturais estritas para garantir a segurança e o conforto de todos os usuários. Em contraste, nadar e tomar banho representam algo mais íntimo e primordial, uma experiência sensorial distinta de qualquer outra. Além dos benefícios para a saúde, o ato de flutuar no espaço cria uma ruptura com a vida cotidiana e suas restrições.

Como espaços sociais, banhos públicos e piscinas oferecem uma experiência ainda mais incomum. Aqui, regras e normas de conduta usuais não se aplicam mais. A nudez social se torna a nova norma e, à medida que as pessoas se despem, elas também perdem seus marcos de status, transformando a piscina em um oásis igualitário. Ao longo da história, esses espaços muitas vezes desacreditados ofereceram uma experiência social intensificada, fomentando conexões e trazendo um novo elemento a ambientes urbanos densos. Como uma tipologia presente desde a antiguidade, banhos públicos e piscinas também foram um espaço disputado, como uma manifestação de tópicos difíceis, como a segregação de gênero e raça, gentrificação e vigilância em contraste com a liberdade que prometem.

Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 2 de 18Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 3 de 18Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 4 de 18Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 5 de 18Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Mais Imagens+ 13

Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 2 de 18
FLOW, 2021 / POOL IS COOL, Decoratelier Jozef Wouters - Bruxelas, Bélgica. Imagem © Paul Steinbrück

A história das piscinas está fortemente ligada à evolução das cidades. A primeira piscina que conhecemos tem 5000 anos e é um tanque de tijolos na antiga cidade de Mohenjo-Daro, no Paquistão moderno. Em todo o mundo antigo, corpos d'água artificiais foram criados, muito provavelmente para serem usados em funções religiosas. O Império Romano os transformou em um ato secular como uma maneira de melhorar a saúde pública e a higiene, mas também de criar coesão social. As thermae imperiais eram complexos arquitetônicos grandiosos que competiam e muitas vezes ofuscavam outras instituições públicas, como tribunais ou templos. Embora melhorias tecnológicas, como abóbadas de concreto e infraestrutura de aquedutos, permitissem a criação de complexos em larga escala, a força motriz por trás deles era o poder político de Roma.


Artigo Relacionado

Um mergulho na história das piscinas públicas

No século III d.C., Roma forneceu a seus cidadãos 11 thermae imperiais e mais de 900 banhos menores. À medida que a cidade se tornou uma das maiores metrópoles de seu tempo, com mais de 1 milhão de cidadãos, a provisão de natação e banho público tornou-se mais do que um luxo, uma necessidade. Cem anos depois, estima-se que 60.000 romanos pudessem se banhar ao mesmo tempo, como descrito pelo historiador Ben Wilson. Revestidos de mármore, alguns desses edifícios, como os Banhos de Diocleciano ou os de Caracala, permaneceram como símbolos de grandiosidade. Séculos depois, a entrada da cidade de Nova York e a celebração do transporte moderno, a Estação Pensilvânia, inspirou-se nos Banhos de Caracala para seu grande salão.

Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 12 de 18
Vista aérea das Termas de Caracalla localizadas em Roma, Itália. Imagem © Stefano Tammaro via Shutterstock

Mas o que tornou essas instituições importantes foi seu papel social. Homens e mulheres podiam frequentar os banhos sem restrições. Embora saunas, massagens, academias, bebidas e alimentos estivessem todos disponíveis, a principal atração era a oportunidade de socializar, de ver e ser visto. Consequentemente, os espaçosos salões dos banhos estavam longe de serem serenos, com conversas altas, gritos e canções bêbadas fazendo parte da experiência. Negociações comerciais, flertes e fofocas entre gêneros e status sociais transformaram essas piscinas na forma concentrada de uma verdadeira experiência urbana.

Após a queda do Império Romano e sem sua infraestrutura, esse tipo de espaço se tornou menos comum na Europa medieval, mas a tradição foi mantida pelo mundo islâmico na forma dos hammams. As piscinas públicas reapareceram na Grã-Bretanha durante a Revolução Industrial, seguindo um aumento na população urbana e um renomado interesse na saúde pública. O início do século XIX viu uma explosão de banhos municipais, muitos dos quais incorporavam elementos turcos junto com instalações para lavar roupas. As piscinas públicas poderiam ser entendidas como uma consequência da rápida urbanização da época, que limitou o acesso a córregos e lagos de água limpa para um grande número de habitantes urbanos. Os países de língua alemã seguiram o exemplo na década de 1860 e os Estados Unidos na década de 1890.

Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 9 de 18
Catharijnesingel por OKRA landschapsarchitect - Utrecht, Holanda. Imagem Cortesia de CCCB

As cidades americanas densamente povoadas do início do século XX levaram as pessoas a encontrar refúgio nas águas limpas das piscinas públicas. Esses espaços rapidamente se tornaram o coração da vida comunitária em cidades como Nova York, que ofereciam poucos espaços públicos para a classe trabalhadora e as comunidades de baixa renda. Como espaço de encontro preferido, especialmente para adolescentes, as piscinas públicas estimularam e encorajaram o desenvolvimento da cultura jovem. Oficialmente, as piscinas públicas não eram segregadas nos Estados Unidos durante as décadas de 1930 e 1940, de acordo com o historiador Ben Wilson. No entanto, conflitos e ansiedades recorrentes levaram a uma separação com base na etnia. Apesar das lutas frequentes de imigrantes determinados a aproveitar esse bem comum, as piscinas públicas se tornaram espaços essenciais para a classe trabalhadora, cumprindo todas as funções dos espaços públicos urbanos convencionais.

Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 11 de 18
Paris, França - 2 de agosto de 2018: Todos os meses de julho e agosto desde 2002, as margens do Sena são convertidas em caminhadas à beira-mar com cafés ao ar livre e espreguiçadeiras durante o evento de verão Paris Plages. Imagem © olrat via Shutterstock

Anos depois, em 2002, o prefeito de Paris ordenou o fechamento da circulação de veículos em um lado do rio Sena para transformar o cais em uma praia improvisada, com cabanas de praia, areia, chuveiros, espreguiçadeiras e refrescos. Em reconhecimento à importância das atividades relacionadas à água, especialmente durante os meses quentes de verão na cidade, as praias pop-up de Paris, chamadas de Paris Plages, tornaram-se uma tradição anual. Ao longo da Basin de La Villette, três piscinas flutuantes foram instaladas no rio, adicionando natação à variedade de esportes aquáticos praticados durante os meses de verão.

Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 4 de 18
PARIS – 17 DE JULHO DE 2017: Dia quente e lotado de inauguração das novas piscinas do "Bassin de la Villette" (Canal de l'Ourcq). Imagem © Tommy Larey via Shutterstock

Por mais atraentes que esses espaços tenham se mostrado, sua ausência em outras capitais europeias também é sentida e desafiada. A POOL IS COOL, uma organização independente, tem defendido a reintrodução da natação ao ar livre em Bruxelas desde 2015. Em 2021, eles conseguiram construir e inaugurar FLOW, a primeira piscina ao ar livre da cidade, após mais de quarenta anos. O equipamento, projetado e construído por Decoratelier Jozef Wouters, tem como objetivo ser um protótipo para soluções mais permanentes, vistas como uma parte necessária de um ambiente urbano saudável e equitativo. Além de proporcionar a oportunidade de nadar gratuitamente, o projeto também aborda o aspecto social das piscinas públicas. Decks de vários níveis cercam a piscina, proporcionando espaços adicionais para seu programa cultural diversificado e atividades voltadas para a família. O projeto também oferece um senso de propriedade compartilhada, pois o sistema estrutural que consiste em padrões repetidos pode ser facilmente aprendido e transmitido entre construtores inexperientes. Em 2022, a iniciativa foi reconhecida como finalista do Prêmio Europeu de Espaço Público Urbano pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB).

Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 6 de 18
FLOW, 2021 / POOL IS COOL, Decoratelier Jozef Wouters - Bruxelas, Bélgica. Imagem © Paul Steinbrück
Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 16 de 18
FLOW, 2021 / POOL IS COOL, Decoratelier Jozef Wouters - Bruxelas, Bélgica. Imagem © Paul Steinbrück

Mais do que espaços de convívio social, a introdução de piscinas em ambientes urbanos leva também a brincadeira ao centro da cidade. Em áreas densamente povoadas, elas proporcionam uma pausa nas restrições da vida na cidade, enquanto permitem que seus nadadores mergulhem em um tipo diferente de experiência urbana. Elas oferecem um ambiente comunitário para pessoas de todas as idades e origens se reunirem, promovendo a coesão social e um senso de comunidade enquanto atuam como equalizadores.

Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades - Imagem 3 de 18
BIG / Aarhus Harbour Bath. Imagem © Rasmus Hjortshøj - COAST

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Água e Arquitetura. orgulhosamente apresentado por Hansgrohe.

“Água é vida e nossa paixão. E a conservação da água é a proteção do clima. Nós na Hansgrohe estamos empenhados em fazer a diferença na forma como a água é considerada na arquitetura, com produtos que economizam água, mantendo a mesma experiência de banho.”

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Piscinas públicas como espaços públicos: o papel da natação e do banho nas cidades" [Public Pools as Public Spaces: The Role of Swimming and Bathing in Cities] 08 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002501/piscinas-publicas-como-espacos-publicos-o-papel-da-natacao-e-do-banho-nas-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.