Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água

A requalificação de orlas marítimas e fluviais é um elemento importante para a transformação de muitas áreas urbanas, podendo proporcionar uma série de benefícios significativos para as cidades e seus habitantes. A presença da água, seja na forma de rios, lagos ou mares, historicamente desempenhou um papel fundamental para a formação e desenvolvimento de muitas cidades, relacionando-se intimamente com suas dinâmicas. Essa relação modificou-se e apresentou-se de maneiras distintas ao longo do tempo e muitas vezes esses espaços foram negligenciados de inúmeras formas, sobretudo por determinado tipo de planejamento urbano que desconsiderou suas potencialidades em detrimento de outros imperativos, como o transporte rodoviário e a implantação de equipamentos industriais.

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 2 de 16Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 3 de 16Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 4 de 16Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 5 de 16Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Mais Imagens+ 11

Nas décadas recentes, é possível identificar uma série de iniciativas que propõem repensar e transformar muitas dessas orlas, antes subutilizadas ou degradadas, em espaços públicos ativos que podem ser amplamente usufruídos pela população. Esses novos espaços costeiros são capazes de abrigar e promover diversas práticas como atividades de recreação e lazer, eventos culturais, diferentes modalidades de exercícios físicos e até um maior contato com a natureza, experiência que pode ser rara em determinadas cidades. Outro aspecto relevante de muitos desses projetos, sobretudo diante da crise ambiental e climática que enfrentamos, é seu papel na recuperação de rios e trechos marítimos anteriormente poluídos, colaborando, muitas vezes, com a reabilitação de ecossistemas e a manutenção do meio ambiente.

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 7 de 16
© Kate Joyce Studios

Essas implantações marítimas e fluviais, em seu grande poder de atração do público, também costumam vir acompanhadas de uma série de outros serviços e equipamentos. Restaurantes, lojas e museus são alguns exemplos de modalidades de instalações comuns nesses espaços, que mobilizam outros setores urbanos e que podem gerar oportunidades para incentivar o turismo e a economia local. 

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 5 de 16
© Yercekim Architectural Photography

A seguir, escolhemos seis exemplos de projetos de requalificação de orlas, marítimas e fluviais, de cidades que transformaram esses locais em espaços públicos amplamente apropriados e usufruídos por seus habitantes, criando novas formas de se relacionar com esses espaços.

Chicago Riverwalk / Departamento de Transporte de Chicago

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 3 de 16
© Kate Joyce Studios

"O braço principal do rio Chicago tem uma história longa que em muitos aspectos espelha o desenvolvimento da própria cidade de Chicago. Antes um córrego pantanoso sinuoso, o rio foi canalizado para apoiar a transformação industrial da cidade. Após a famosa reversão do rio, em que a cidade reverteu o fluxo do braço principal e do sul para melhorar o saneamento, o arquiteto e urbanista Daniel Burnham introduziu uma nova visão cívica dos passeios à beira do rio, com a adição do viaduto Wacker Drive. Durante a última década, o papel do rio tem evoluído com o projeto Chicago Riverwalk, um passeio à beira do rio Chicago e iniciativa para recuperá-lo para o benefício ecológico, recreativo e econômico da cidade. O objetivo de abraçar o rio como uma comodidade recreacional parecia impossível anos atrás dados os altos níveis de poluição do rio. Mas hoje essa visão está se tornando realidade. Recentes melhorias na qualidade da água do rio e o aumento da intensidade da vida recreativa pública sinaliza a crescente utilização do rio, exigindo novas conexões com a beira da água"

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 6 de 16
© Kate Joyce Studios

Aarhus Harbor Bath / BIG

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 2 de 16
© Rasmus Hjortshøj - COAST

"O projeto de Aarhus e o presente na praia adjacente oferecem novas maneiras para o público desfrutar da água em todas as estações. Juntamente com o especialista em vida urbana Jan Gehl, nossa estratégia era criar uma estrutura para o máximo de uso com a quantidade mínima de área construída. O projeto ziguezagueia suavemente a ilha, estendendo-se até a piscina do porto e voltando novamente. Os banhistas podem desfrutar da piscina circular de mergulho, piscina infantil, a grande raia de 50m de comprimento ou uma das duas saunas que ficam debaixo do calçadão público, que funciona como plataforma de observação aos que preferem ficar secos. O Aarhus Harbor Bath oferece aos moradores e visitantes da ilha uma experiência mais envolvente e aventureira à beira-mar. Eles podem usar o projeto não apenas como banhistas, mas como uma passarela que se estende para a água, criando novas formas de viver numa área historicamente reservada para fins industriais"

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 8 de 16
© Rasmus Hjortshøj - COAST

Reurbanização da orla do lago Paprocany / RS+

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 4 de 16
© Tomasz Zakrzewski

"O lago Propacany é o lugar onde os habitantes de Tychy com frequência passam seu tempo livre. Nos arredores do passeio marítimo há um centro de lazer com várias atrações recreativas e desportivas. A remodelação da zona recreativa no lago é outro projeto que se centrou na exposição dos valores da paisagem e na expansão da oferta recreativa para os residentes da cidade. Antes do investimento era apenas um gramado à beira da estrada, apesar dos valores paisagísticos, estava em desuso, exceto por pescadores. Nas primeiras semanas após a abertura, apesar do clima desfavorável, o passeio se tornou um local frequentemente visitado. Se converteu rapidamente num espaço público e novo ponto de encontro. Durante o dia, o espaço é um lugar para famílias e à noite é frequentado por casais ou para contemplação"

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 14 de 16
© Tomasz Zakrzewski

Requalificação da Nova Orla de Thessaloniki / Prodromos Nikiforidis - Bernard Cuomo

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 13 de 16
Cortesia de Prodromos Nikiforidis - Bernard Cuomo

"O propósito básico da equipe de projeto era completar a abordagem do tópico, focando nas operações propostas que apresentassem continuidade e coerência à uma proposta arquitetônica unificada, e ao mesmo tempo, que contribuisse com a regeneração do ecossistema na linha de orla que separa o mar e a cidade. A Nova Orla de Thessaloniki é um espaço linear com a profundidade relativamente limitada e grande comprimento, o que oferece as características do "front", de pele fina, que está inserida no limite difícil e desafiador entre a terra eo mar, entre paisagem natural e construída. O projeto deste limiti tem que co-existir e conversar com o elemento da água, a forma natural mais instável. Especificamente, o fundo do mar do Golfo de Thessaloniki, constitui este cenário surpreendente, onde os elementos efêmeros e mutáveis criam uma atmosfera diferente a cada vez."

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 12 de 16
Cortesia de Prodromos Nikiforidis - Bernard Cuomo

Reabilitação Urbana da Orla de Antalya Konyaalti / OZER/URGER Architects

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 15 de 16
© Yercekim Architectural Photography

"O principal objetivo do projeto era reduzir a dominação da rodovia que dividia a costa e o assentamento por trás dela. Para este propósito, uma série de zonas focais temáticas foram criadas entre o porto e o museu para diversificar o tecido existente na cidade. Outro objetivo do projeto foi fortalecer a relação do bairro residencial com o litoral. As atividades recreativas, culturais e esportivas oferecidas aos moradores dos assentamentos foram adicionadas ao projeto ao longo da costa para esse fim. O tráfego de veículos para pedestres, bem como a infraestrutura para um melhor transporte público e transporte de bicicletas, foram estabelecidos no projeto, mantendo as conexões verticais e horizontais existentes na área. Propostas arquitetônicas que fornecem espaço acessível e perceptível para todos os tipos de usuários foram desenvolvidas e o litoral foi reprogramado com usos múltiplos e mistos, incluindo atividades recreativas, esportivas e culturais"

Reabilitação da Orla Minhang / SPARK Architects

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 10 de 16
© Shine Lab

"O Minhang é uma história ambiciosa de regeneração urbana. Há apenas 24 meses, era uma frente ribeirinha decrépita coberta de mato, com armazéns industriais de baixa qualidade e vestígios de caminhos, utilitários industriais abandonados, evidências de muitos anos de mudanças e abandono no bairro. O projeto da orla inclui faixas verdes contínuas de trilhas para caminhada, corrida e bicicleta e 3 passarelas de pedestres que unem as comunidades residencial, educacional e empresarial. O paisagismo foi projetado em camadas de quatro zonas distintas que melhoram as vistas e criam, pela primeira vez, acessibilidade ao rio. As zonas lineares assumem uma forma ribeirinha e abrigam áreas inovadoras de atividade com gramados, cafés, um parque esportivo e uma praça de eventos"

Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água - Imagem 11 de 16
© Shine Lab

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Água e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Requalificação de orlas marítimas e fluviais: projetos que repensam a relação da cidade com a água" 24 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002043/requalificacao-de-orlas-maritimas-e-fluviais-projetos-que-repensam-a-relacao-da-cidade-com-a-agua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.