Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte

O fundador da SpaceX e fã de ficção científica, Elon Musk, está tentando tornar o sonho das viagens espaciais uma realidade científica. "A fim de salvaguardar a existência da humanidade", explica ele, "precisamos nos tornar uma civilização multiplanetária." Musk diz que está focado em garantir a construção de um segundo lar em outro lugar no espaço, e está de olho em Marte. E ele não está sozinho, claro. O recém-lançado Moon to Mars Architecture Concept Review da NASA é um “estudo das ferramentas e das operações necessárias para missões humanas à Lua e Marte”, que pode levar a descobertas científicas de longo prazo e, finalmente, à ocupação de outros lugares do espaço.

Mas há um longo caminho a ser percorrido antes de chegarmos lá – e não apenas os 60 milhões de quilômetros (distância média até Marte). O maior desafio para a habitação e eventual colonização de Marte é a própria humanidade e nossa indecisão. Muitos de nós questionamos por que deveríamos investir tanto de nossa energia – tanto esforço quanto recursos – em tal tarefa, quando há muitos assuntos mais urgentes para resolver aqui na Terra?

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 2 de 39Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 3 de 39Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 4 de 39Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 5 de 39Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Mais Imagens+ 34

A resposta revisada por pares é que a mudança climática não é a única ameaça em nível de extinção que enfrentamos como civilização. A história recente nos ensinou muito, com pandemias mundiais e tensões nucleares crescentes representando apenas alguns dos piores cenários que podem nos destruir completamente. Então, como "quase diz" a antiga máxima... por que colocar todos os nossos ovos em um único planeta? Os cronogramas mais otimistas sinalizam que a colonização de Marte em pequena escala acontecerá entre 2040 e 2050. Isso pode não parecer muito para chegar tão longe, mas volte seu olhar para a Terra e encontrará muitos exemplos de suporte à vida no espaço sideral na própria arquitetura contemporânea.


Artigo Relacionado

Planeta vermelho: a arquitetura na corrida para Marte

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 3 de 39
© Vito Technology Inc.

Como Chegar: Sobrevivendo à Jornada até Marte

O espaço sideral é grande… muito grande. Embora Marte seja nosso vizinho planetário mais próximo, a mudança de distância entre as duas órbitas celestes significa tempos de viagem de cerca de seis meses – mesmo no modelo mais rápido. Será importante, portanto, transportar o máximo de equipamentos, recursos e pessoas que pudermos, no menor número de viagens possível. Isso significa meios de transporte leves e apertados. Felizmente, as cidades superlotadas em que todos parecemos querer viver aqui na Terra são excelentes práticas para projetar e viver nos micro habitats que precisaremos suportar nesse transporte interplanetário.

Esta seleção de micro espaços do ArchDaily – coincidentemente todos na Terra – aponta como arquitetos, designers e viajantes espaciais podem fazer isso. As plantas angulares de apartamentos como Gambetta e Stendhal, ambos de miogui e ambos em Paris, na França, mostram como, ao romper as suposições retilíneas dos interiores, podemos criar espaços compactos mais funcionais e como as superfícies espelhadas podem virtualmente estender o espaço – pelo menos visualmente.

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 7 de 39
Cortesia de Axonometry
Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 9 de 39
Cortesia de miogui

A falta de gravidade no voo espacial pode ser difícil de se acostumar no início, mas projetar em três dimensões em vez de duas pode tornar os micro espaços mais fáceis de serem utilizados, como evidenciado pelo projeto Duplicate-Duplex em Khet Ratchathewi, Tailândia, por TOUCH Architect, e o Pequeno Apartamento em Paris, do Kitoko Studio. Enquanto isso, o Studio Mr. Falck prova que a falta de espaços internos é um problema menor quando é equilibrado com uma excelente vista, como na Cabana Nolla em Valisaari, Finlândia. Com vistas literalmente únicas dos planetas e estrelas, os assentos na janela na viagem de ida serão muito procurados.

8 Micro espaços na Terra

Apartamento Gambetta / miogui

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 6 de 39
© Philippe Billard

Apartamento Stendhal / miogui

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 8 de 39
© Philippe Billard

Duplicate-Duplex / TOUCH Architect

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 11 de 39
© Chalermwat Wongchompoo

Pequeno Apartamento em Paris / Kitoko Studio

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 10 de 39
© Fabienne Delafraye

Cabana Nolla / Studio Mr. Falck

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 12 de 39
© Fanny Haga

Apartamento Black Box / MATA Architects

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 13 de 39
© Peter Landers

Hi-pod / BKK Architects +

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 14 de 39
© Mark Wilson

Reforma de um antigo Bunker / B-ILD

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 15 de 39
© Tim Van de Velde

Quando chegarmos: primeiros compradores marcianos

Embora seja um objetivo de longo prazo terraformar totalmente Marte - o que significa alterar a atmosfera do planeta, tornando-o mais parecido com a Terra e capaz de auto sustentar a vida humana sem a necessidade de produzir mecanicamente oxigênio e água - não seremos capazes de desfrutar de tais luxos quando chegarmos. Com temperaturas semelhantes às daqui – na Antártida – e a radiação solar quase o dobro em comparação com as da Terra, sem falar nas tempestades de poeira que duram um mês, o tempo gasto ao ar livre não será tão bom para nossa saúde quanto aqui.

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 16 de 39

No entanto, escavando cavernas nas rochas marcianas ou construindo fortes cúpulas (protegidas por espessas camadas de metal ou água artificial), podemos criar ambientes vivos protegidos do clima extremo. Os primeiros humanos, é claro, tornaram-se adeptos da vida em cavernas. E como mostra esta reforma de um bunker de guerra em Vuren, na Holanda, não perdemos completamente o talento.

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 4 de 39
© Atelier Kristoffer Tejlgaard, Helle Arensbak e Jonathan Bisagni

Domo das Visões é uma série experimental de projetos que constroem cúpulas de vidro geodésicas com climas alternativos aos ambientes circundantes. "Aqueles que entram", explica o arquiteto do projeto Kristoffer Tejlgaard, "são abraçados pelo calor de um dia calmo de verão, o cheiro de inúmeros pés de alecrim, abelhas ocupadas e uma oliveira de 100 anos aconchegando-se, protegida da primavera e do vento fresco de fora.” Isso soa muito melhor do que a luz ultravioleta e a atmosfera de baixa pressão em Marte. Demonstrando a facilidade com que essas cúpulas podem ser construídas em qualquer paisagem, DOM(E) é uma casa-cúpula pré-fabricada, projetada para trazer o conforto nas áreas mais inabitáveis da Terra.

10 Cúpulas de Vidro Construídas na Terra

Domo das Visões / Kristoffer Tejlgaard + Benny Jepsen

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 18 de 39
© Kristoffer Tejlgaard + Benny Jepsen

Domo das Visões 3.0 / Atelier Kristoffer Tejlgaard

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 19 de 39
© Atelier Kristoffer Tejlgaard, Helle Arensbak e Jonathan Bisagni

DOM(E) / NRJA

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 17 de 39
Cortesia de NRJA

Edifício de Entrada do Parque Temático Dinosaur / rimpf ARCHITEKTUR

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 21 de 39
© Michael Moser

Pavilhão The Droplet / Atelier Kristoffer Tejlgaard

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 23 de 39
© Niels Gammelgaard

Casa Baan Bubble Dome / Nat Telichenko

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 22 de 39
© Yakiv Liashenko

Endesa World Fab Condenser / MARGEN-LAB

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 24 de 39
© Adrià Goula

"Dômes Charlevoix" Acomodações Eco-Luxuosas / Bourgeois / Lechasseur architectes

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 25 de 39
© Maxime Valsan

Borboletário / 3deluxe

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 26 de 39
© Joaquín Busch

Casa dos Elefantes / Foster + Partners

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 27 de 39

Acomodando-se: construindo para uma população em expansão

Se tudo isso parece simples até agora – e não é – está prestes a ficar ainda mais difícil. Produzir quimicamente todos os elementos básicos e produtos orgânicos de que precisamos para sobreviver a partir dos minerais e da atmosfera do planeta e extrair as fontes de combustível necessárias para fazer várias viagens exigirá muito da chamada arquitetura da NASA. Enquanto isso, as casas para um milhão de pessoas que Musk estima que uma colônia autossustentável de Marte precisa para sobreviver sem a ajuda da Terra levarão muito tempo para ser construídas. Isso se usarmos humanos para tal tarefa.

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 2 de 39
Cortesia de SpaceX

Projetado pelo Bjarke Ingels Group (BIG), o habitat Mars Dune Alpha da ICON, atualmente desafiando os participantes do teste a viver por 12 meses em seu espaço impresso em 3D de 160 metros quadrados, foi concebido para simular como seria a vida dos primeiros colonizadores de Marte, usando realidade virtual e realizando pesquisas científicas e caminhadas espaciais simuladas. Mas o ambiente também ilustra que a impressão 3D em escala de construção pode ser uma "parte essencial do kit de ferramentas da humanidade", tanto "na Terra quanto para ir à Lua e Marte", explica o CEO da ICON, Jason Ballard. Ao enviar impressoras 3D com antecedência, podemos criar uma arquitetura de colônia pré-moldada com todos os confortos de uma casa, pronta e esperando para ser utilizada.

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 5 de 39

Ao misturar fécula de batata e sal com uma substância que replica a superfície de Marte, cientistas da Universidade de Manchester conseguiram criar um material – eles o chamaram de 'StarCrete' – com o dobro da resistência do concreto à base de terra, mas com propriedades semelhantes à versão feita em casa. Este material já está sendo usado para construir estruturas impressas em 3D, como esta casa de concreto impressa em 3D em Wuxi, na China.

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 28 de 39
© Aled Roberts

Além de construir habitats, uma das primeiras tarefas dos construtores robóticos será também construir pontes, permitindo-nos cobrir áreas maiores da superfície rochosa marciana. A ponte Striatus de Zaha Hadid Architects e Block Research Group mostra como os blocos de concreto impressos em 3D podem se unir para formar uma ponte, sem o uso de argamassa.

7 Projetos impressos em 3D

Casa de Concreto em Impressão 3D / Professor XU Weiguo‘s team from the Tsinghua University School of Architecture

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 31 de 39
© Archi Studio at Tsinghua University

Ponte Striatus / Zaha Hadid Architects + Block Research Group

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 32 de 39
© naaro

Cabana de leitura impressa em 3D / Professor XU Weiguo's Team

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 35 de 39
Cortesia de Professor XU Weiguo's Team

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 36 de 39
© Iago Corazza

Protótipo TOVA / Posgrado 3D Printing Architecture IAAC

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 37 de 39
© Gregori Civera, Mehdi Harrak

Emerging Objects imprime casa com concreto e sal

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 38 de 39
Cortesia de Emerging Objects

Pavilhão de Plástico Impresso em 3D / Archi-Union Architects + Fab-Union

Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte - Imagem 39 de 39
© Schran Image

A Fronteira Final

Assim como a arquitetura, a exploração espacial e a colonização fora da Terra são ferramentas para "acreditar no futuro e pensar que o futuro será melhor do que o passado", diz Musk, "e não consigo pensar em nada mais emocionante do que ir para lá e estar entre as estrelas."

Encontre esses projetos selecionados de Como Viver em Marte nesta pasta do ArchDaily criada pelo autor.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Como a arquitetura e o design na Terra podem ajudar a planejar a vida em Marte" [How Architecture and Design on Earth Helps to Plan For Life on Mars] 28 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000635/como-a-arquitetura-e-o-design-na-terra-podem-ajudar-a-planejar-a-vida-em-marte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.