Casa dos Elefantes / Foster + Partners

Casa dos Elefantes / Foster + Partners - Mais Imagens+ 35

  • Engenharia Estrutural : Rambøll with Buro Happold
  • Serviços: Rambøll with Buro Happold
  • Arquitetura Da Paisagem: Stig L Andersson Architects
  • Consultoria De Custos: Davis Langdon LLP
  • Cliente: Foundation Realdania for Copenhagen Zoo
  • Cidade: Copenhague
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Richard Davies
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em meio ao histórico parque real, ao lado do Palácio Frederiksberg, o Zoológico de Copenhague é um dos mais antigos da Europa e uma das instituições culturais mais populares da Dinamarca, a qual recebe cerca de 1,2 milhões de visitantes por ano. Entre as espécies mais populares do zoológico estão os elefantes indianos. O objetivo principal para a nova Casa dos Elefantes era proporcionar um ambiente saudável e estimulante a esses magníficos animais, além de criar espaços de fácil acesso a partir dos quais os visitantes possam apreciá-los em todo seu esplendor.

© Richard Davies
Croquis

Uma extensa pesquisa sobre os padrões comportamentais dos elefantes forneceu os dados de entrada para o desenvolvimento do projeto. A tendência dos elefantes machos selvagens de se afastarem do rebanho sugeriu um projeto organizado em torno de duas áreas independentes. Esses espaços foram incrustados no terreno inclinado, tanto para minimizar o impacto do edifício na paisagem quanto para otimizar seu desempenho térmico passivo. Cobertos por cúpulas translúcidas, os espaços mantêm uma forte conexão visual com o exterior, mudando os padrões de iluminação ao longo do dia. A partir da entrada, os visitantes entram por um foyer que os direciona através de uma série de rampas e um espaço educativo, sempre com amplas vistas para os recintos dos animais. Ao final deste percurso, amplos terraços abertos oferecem vistas esplêndidas do piquete dos elefantes. As barreiras entre os animais e os visitantes são bastante discretas. As paredes do recinto estão ocultas neste piso rebaixado, permitindo um encontro surpresa com os animais do parque.

© Nigel Young

Significativamente, este projeto define novos padrões em termos de bem-estar físico dos elefantes em um zoológico. O espaço principal permite que as seis fêmeas e seus filhotes se reúnam e durmam juntos, como na natureza, enquanto um sistema de pisos aquecidos ajuda a mantê-los secos e, assim, saudáveis como na natureza. Outros importantes aspectos do projeto resultaram de pesquisas realizadas sobre o habitat natural dos elefantes. Os piquetes simulam o leito seco de um rio como tantos daqueles que podem ser encontrados na borda de uma floresta tropical - o habitat favorito dos elefantes asiáticos. Com seus buracos de lama, piscinas e objetos de sombreamento, é um lugar onde os animais são capazes de brincar e interagir livremente.

Corte
© Richard Davies

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Copenhague, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Elefantes / Foster + Partners" [Elephant House / Foster + Partners] 09 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892107/casa-dos-elefantes-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.