O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte e Arquitetura: Ana Aragão

Arte e Arquitetura: Ana Aragão

Arte e Arquitetura: Ana Aragão
Arte e Arquitetura: Ana Aragão, © Ana Aragão
© Ana Aragão

Ana Aragão é uma arquiteta que se tornou ilustradora. Formada no Porto pela FAUP (2009), descobriu, depois de alguma experiência docente e durante as horas em que faz investigação científica acerca da representação do espaço urbano, que os seus verdadeiros projectos eram aqueles que não saíam do papel.

© Ana Aragão

Tornando as suas cidades imaginárias visíveis, explora uma cartografia emocional de mapas mentais, onde a complexidade, a imprevisibilidade e o insólito se sobrepõem em layers psicogeográficos. As suas anagrafias são também um olhar crítico relativamente à cartografia do território actual, questionando os reais limites das manchas urbanas construídas.

© Ana Aragão
© Ana Aragão

Os desenhos traçam geografias subjectivas e intrincadas que exigem ser descodificadas pela demora, pela deriva incessante do olhar. Porque os desenhos querem ser mapas infinitos, numa permanente problematização da verdadeira escala das coisas, alternando o zoom entre o entre o ínfimo detalhe e a forma que contém.

© Ana Aragão

Tempo e espaço são anacrónicos: simulacro milimetricamente hierarquizado da confusão. Confunde-se o cima, o baixo, o aqui, o acolá, o cheio, o vazio. A chegada ao destino (ubi?) nunca é fácil: as portas ficam penduradas, as torres crescem tortas; cada cidade é uma anatomia com um código genético irrepetível e um coração dividido.

© Ana Aragão

Os desenhos são, finalmente, anagramas da mesma cidade: possíveis combinações das mesmas letras, que aqui são janelas, muros, escadas… Sempre a cidade, revisitada pela (cali)grafia que tanto explora o campo da ficção como é um elogio à memória, essa máquina infalível que dá origem a todos os desenhos possíveis

Acompanhe o trabalho de Ana Aragão aqui.

 

© Ana Aragão
© Ana Aragão
© Ana Aragão

Sobre este autor
Jorge Alves
Autor
Cita: Jorge Alves. "Arte e Arquitetura: Ana Aragão" 03 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/52067/arte-e-arquitetura-ana-aragao> ISSN 0719-8906