Oito passos para a criação de cidades aptas para o ciclismo / Reino Unido

 

Cidades Seguras para o ciclismo começou depois de que uma jornalista do jornal britânico, The Times, foi atingida por um caminhão a poucos metros de seu lugar de trabalho. Passado três meses do acidente, ela segue em coma, sem ter despertado durante todo esse tempo.

Este trágico evento incentivou o jornal The Times a estudar a cultura da bicicleta e a infraestrutura deste meio de transporte nas cidades do país, descobrindo que pelo menos 27 mil ciclistas foram assassinados ou feridos gravemente no Reino Unido nos últimos dez anos. E em razão disso, surge o manifesto dos oito passos, que permitem a criação de cidades mais seguras para as bicicletas:

1. Deve ser exigido, por lei, que os caminhões, que entram no centro de uma cidade, contam com sensores sonoros de virada, alarmes e barras de segurança adicionais para deter os ciclistas, evitando que estes não acabem embaixo das rodas em caso de acidente.

2. Devem ser identificados, redesenhados e equipados os 500 cruzamentos mais perigosos da cidade, com semáforos prioritários para os ciclistas e espelhos que permitam aos condutores de caminhões ver mais facilmente os ciclistas que estão próximos.

3. Existir uma auditoria nacional de ciclismo, com o objetivo de se descobrir quantas pessoas na Grã Bretanha se locomovem de bicicleta, e como os ciclistas morrem ou acabam feridos, e assim reforçar um ciclo efetivo de segurança.

4. Dois por cento do orçamento da Direção Geral de Rodovias devia ser destinado à próxima geração de vias de ciclismo, proporcionando assim £ 100 milhões ao ano a infraestrutura de ciclismo de classe mundial. Cada ano, as cidades deveriam ser classificadas em função da qualidade da estrutura que oferecem aos ciclistas.

5. Tratamento e respeito à segurança dos ciclistas deveria converter-se em uma parte fundamental do exame de condução.

6. 20 milhas por hora deveria ser o limite de velocidade padrão nas zonas residências, onde não tenham ciclovias.

7. As empresas devem ser convidadas a patrocinar ciclovias e supervias de ciclistas, ratificando o sistema de bicicletas de aluguel em Londres.

8. Cada cidade deveria designar um comissário de ciclismo, a fim de impulsionar esta reforma, de casa em casa.

Esta não é uma campanha que sonha com o estilo holandês de infraestrutura para ser implementada no Reino Unido. Esta não é uma campanha que sugere que os automóveis deveriam ser proibidos nas cidades. “Cidades Seguras para o ciclismo” está sendo totalmente pragmático, apresentando oito passos realistas, que rapidamente poderiam ser adotadas a um nível urbano e nacional. Infraestrutura completamente segregada e cidades sem carros é uma visão do futuro, tão distante que a gente descarta essa possibilidade. Entretanto, a campanha promovida pelo The Times chama atenção para esse debate, já que não se concentra no que pode acontecer agora, melhorando as coisas.

Por Joe Peach, editor chefe do site This Big City

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Oito passos para a criação de cidades aptas para o ciclismo / Reino Unido" 01 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35875/oito-passos-para-a-criacao-de-cidades-aptas-para-o-ciclismo-reino-unido> ISSN 0719-8906

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