O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 'Nave Tierra': a casa autossustentável de Michael Reynolds na Argentina

'Nave Tierra': a casa autossustentável de Michael Reynolds na Argentina

'Nave Tierra': a casa autossustentável de Michael Reynolds na Argentina
'Nave Tierra': a casa autossustentável de Michael Reynolds na Argentina, © Earthship Biotecture
© Earthship Biotecture

Há alguns meses nossa série Cinema e Arquitetura mostrou a história de Michael Reynolds; um arquiteto visionário e rebelde que impulsionou uma série de iniciativas experimentais em todo o mundo, desafiando o que é dado como certo e promovendo um novo tipo de arquitetura baseada na reciclagem e na autossuficiência.

O projeto “Tol-Haru, la Nave Tierra del Fin del Mundo" - localizado em Ushuaia, Argentina (em um terreno doado pelo Município) - está sendo completamente construído com materiais reciclados e poderá gerar energia através dos ventos e do sol para seu próprio aquecimento e resfriamento, além de reutilizar a água da chuva e reciclar seus próprios resíduos.

Mais detalhes do novo projeto de Reynolds a seguir.

© Earthship Biotecture © Earthship Biotecture © Earthship Biotecture Michael Reynolds. Image © Earthship Biotecture + 12

A proposta, batizada como a "primeira residência autossustentável da América Latina", teve sua construção iniciada nos primeiros dias de janeiro deste ano e foi impulsionada pelos atores Mariano Torre e sua esposa, Elena Roger, integrantes da Fundación NAT (Natureza Aplicada à Tecnologia), além de contar com a aprovação do prefeito de Ushuaia, Federico Sciurano.

© Earthship Biotecture
© Earthship Biotecture

Reynolds,escolheu esta cidade no "fim do mundo" como um símbolo de uma "nova relação entre o ser humano e a terra, que não seja tão destrutiva", comenta Mariano Torre.

© Earthship Biotecture
© Earthship Biotecture

Como parte do projeto, o arquiteto realizou na cidade a primeira "Academia Internacional de treinamento para a construção autossustentável", destinada a 50 alunos.

© Earthship Biotecture
© Earthship Biotecture

O Projeto

A residência está sendo construída por mais de 60 pessoas através da reciclagem de 333 pneus, 3000 latas de alumínio, 5000 garrafas plásticas e 3000 garrafas de vidro. A obra consiste em dois volumes cilíndricos de 50 m² que permitem que a casa mantenha uma temperatura constante de 18°C a 22°C, economizando, assim, energia.

© Earthship Biotecture
© Earthship Biotecture

Os construtores contam que a sustentabilidade do projeto se define com base no resfriamento e aquecimento através da massa térmica (evitando a utilização de combustíveis fósseis) e na construção com materiais naturais e reciclados, além de integrar a coleta, filtragem e limpeza da água da chuva, tratamento das águas residuais, produção de frutas e verduras, e o abastecimento energético por meio de energia eólica e solar. 

A atriz e cantora Elena Roger comentou: "Para nós é muito importante executar este projeto porque vemos que as cidades estão completamente saturadas e creio que Ushuaia vai reverter isso. Esta construção demonstra que podemos melhorar o planeta, ao invés de saturá-lo."

* Mais detalhes sobre esta experiência aqui.

Referências: Earthship / Rio Negro / Nuevo Diario Web Santiago del Estero

Fotografias © Earthship Biotecture

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "'Nave Tierra': a casa autossustentável de Michael Reynolds na Argentina" ['Nave Tierra': La casa autosustentable de Michael Reynolds en Argentina] 20 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/177963/nave-tierra-a-casa-autossustentavel-de-michael-reynolds-na-argentina> ISSN 0719-8906