O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Siza, Souto de Moura e Kuma comentam sobre a exposição "Sensing Spaces"

Siza, Souto de Moura e Kuma comentam sobre a exposição "Sensing Spaces"

Siza, Souto de Moura e Kuma comentam sobre a exposição "Sensing Spaces"

Acompanhando a exposição Sensing Spaces Exhibition em Londres, a Royal Academy of Arts produziu seis belos filmes entrevistando os arquitetos envolvidos na exibição, questionando o que os motivou como arquitetos e quais os principais temas abordados por seus projetos.

O vídeo acima mostra Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, que projetaram conjuntamente sua exposição Sensing Spaces. Siza explica sua preocupação com as conexões entre o natural e o artificial através de seu complexo de piscinas em Leça de Palmeiras, e o modo com as formações rochosas guiaram sua intervenção. Ele também introduz a obra de seu antigo protégé, o Estágio de Braga, de Souto de Moura, como um projeto que tem a mesma compreensão do natural e do artificial.

Veja os vídeos com os cinco outros participantes da "Sensing Spaces", a seguir.

Installation (Blue Pavilion) by Pezo von Ellrichshausen. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris Installation by Diebedo Francis Kere. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris Installation by Kengo Kuma. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris Installation by Li Xiaodong. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: Benedict Johnson + 5

Grafton Architects

Grafton Architects nos levam por seu projeto da Escola de Medicina da Universidade de Limerick, explicando como estabeleceram os espaços que, posteriormente, mudariam o modo como os estudantes enxergariam sua própria educação, encorajando-os a serem mais ativos e engajados, ao invés de consumidores passivos de informação. Para sua exposição Sensing Spaces, a luz foi a força norteadora, ocupando o espaço de forma singular.

Installation by Grafton Architects . Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris
Installation by Grafton Architects . Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris

Diébédo Francis Kéré

Diébédo Francis Kéré descreve como a arquitetura funciona em seu projeto Burkina Faso, uma atividade baseada na comunidade que continua a ter vida após a conclusão do projeto, tendo como fundamental a contínua apropriação e adaptação dos edifícios. O arquiteto tenta trazer essa compreensão ao RA com sua instalação interativa e colorida que encoraja os visitantes a deixarem suas próprias marcas na estrutura.

Installation by Diebedo Francis Kere. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris
Installation by Diebedo Francis Kere. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris

Kengo Kuma

Kengo Kuma explica seu entendimento da arquitetura como uma experiência corporal, focando no conceito japonês de "vazio". Em um nível pessoal, ele descreve como o cheiro de um tatame pode lembrá-lo de sua casa de infância; neste sentido, sua exposição aromática é uma experiência muito pessoal compartilhada

Installation by Kengo Kuma. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris
Installation by Kengo Kuma. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris

Li Xiaodong

A principal preocupação de Li Xiaodong é como a arquitetura tradicional chinesa pode se adaptar à investida dos ideais ocidentais, e como ela pode incorporar modos de vida contemporâneos. Suas paredes de galhos são um elemento muito contextual na Biblioteca LiYuan, entretanto, ele o as recusa na exposição Sensing Spaces, removendo psicologicamente os visitantes de Londres, para que eles possam compreender por completo o Jardim Zen no centro do seu labirinto.

Installation by Li Xiaodong. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: Benedict Johnson
Installation by Li Xiaodong. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: Benedict Johnson

Pezo von Ellrichshausen

Pezo von Ellrichshausen mostram como sua Casa Cien, no Chile, faz uso de elementos do dia a dia, do neutro e mesmo do mundano para enraizar as pessoas no espaços e deixá-las confortáveis nele. Sua instalação Sensing Spaces reflete estas ideias, encorajando as pessoas a verem o espaço da RA de modos nunca antes experienciados, fortalecendo a compreensão do espaço pré-existente ao invés de criar um novo.

Siza, Souto de Moura e Kuma comentam sobre a exposição "Sensing Spaces", Installation (Blue Pavilion) by Pezo von Ellrichshausen. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris
Installation (Blue Pavilion) by Pezo von Ellrichshausen. Image © Royal Academy of Arts, London, 2014. Photography: James Harris

Veja as exposições Sensing Spaces aqui.

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Siza, Souto de Moura e Kuma comentam sobre a exposição "Sensing Spaces"" [Siza, Souto de Moura, Kuma Reflect on Their 'Sensing Spaces' Exhibitions] 14 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/176868/siza-souto-de-moura-e-kuma-comentam-sobre-a-exposicao-sensing-spaces> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.