1. ArchDaily
  2. Arquitetura Guia da Cidade

Arquitetura Guia da Cidade

Guia de arquitetura de Veneza: 15 atrações históricas e contemporâneas na cidade italiana dos canais

Construída em um conjunto de 118 pequenas ilhas na rasa Lagoa de Veneza, a cidade de Veneza, na Itália, tem cativado a imaginação de arquitetos e turistas há séculos. A área é habitada desde a antiguidade. Teve grande poder financeiro e marítimo durante a idade média e o período do renascimento, como comprovado pela rica arquitetura que caracteriza a cidade até hoje. Com influências dos estilos bizantino, gótico e renascentista, a cidade representa um palimpsesto de narrativas arquitetônicas, sobrepostas que influenciaram umas às outras. Veneza também se tornou uma grande atração para arquitetos atraídos pela La Biennale di Venezia, que reúne pavilhões nacionais, exposições e eventos sobre temas urgentes relacionados à profissão.

Além da Bienal, Veneza em si é um museu ao ar livre para amantes da arquitetura. Como a cidade é conhecida por seus edifícios históricos, as intervenções modernistas e contemporâneas adicionam uma nova camada de interesse, com muitos arquitetos contemporâneos trabalhando com o tecido histórico, como a intervenção e reabilitação da Fondaco dei Tedeschi da OMA, ou a restauração da Procuratie Vecchie de David Chipperfield, um dos edifícios que definem a Piazza San Marco. Além do que a cidade tem a oferecer, o local da Bienal de Veneza também é marcado por intervenções de arquitetos famosos como Carlo Scarpa, Sverre Fehn e Alvar Aalto, tornadas permanentes devido às suas qualidades excepcionais.

Guia de arquitetura de Veneza: 15 atrações históricas e contemporâneas na cidade italiana dos canais - Image 1 of 4Guia de arquitetura de Veneza: 15 atrações históricas e contemporâneas na cidade italiana dos canais - Image 2 of 4Guia de arquitetura de Veneza: 15 atrações históricas e contemporâneas na cidade italiana dos canais - Image 3 of 4Guia de arquitetura de Veneza: 15 atrações históricas e contemporâneas na cidade italiana dos canais - Image 4 of 4Guia de arquitetura de Veneza: 15 atrações históricas e contemporâneas na cidade italiana dos canais - Mais Imagens+ 11

12 Joias arquitetônicas escondidas para visitar na cidade de Nova York

Nova York é um dos lugares mais instigantes do mundo. Como epicentro das artes, mídia e cultura, Nova York tem uma história rica e um futuro promissor, contado principalmente por meio de sua arquitetura. Talvez mais conhecida por edifícios icônicos como o Empire State Building e o Chrysler Building, ou mesmo torres residenciais mega altas como a 432 Park Avenue que estão em ascensão, a cidade também possui uma diversidade de edifícios que contam uma história diferente da big apple.

12 Joias arquitetônicas escondidas para visitar na cidade de Nova York - Image 1 of 412 Joias arquitetônicas escondidas para visitar na cidade de Nova York - Image 2 of 412 Joias arquitetônicas escondidas para visitar na cidade de Nova York - Image 3 of 412 Joias arquitetônicas escondidas para visitar na cidade de Nova York - Image 4 of 412 Joias arquitetônicas escondidas para visitar na cidade de Nova York - Mais Imagens+ 9

Guia da cidade de Doha: 15 projetos contemporâneos para explorar a arquitetura na capital do Qatar

Doha é a capital do Qatar e a área mais populosa do condado, acomodando mais pessoas do que todo o resto do Qatar. Localizada na costa do Golfo Pérsico, é uma cidade relativamente jovem, fundada nas proximidades de outro povoado, Al Bidda, em algum momento da década de 1820. Nos últimos anos, a cidade tem passado por um rápido crescimento populacional, o que se reflete na paisagem arquitetônica. Durante as décadas de 1960 e 1970, muitos dos bairros antigos de Doha foram demolidos para dar espaço a novos empreendimentos, enquanto uma série de projetos foram implantados para defender a preservação do patrimônio cultural e arquitetônico da cidade.

Este ano, o país receberá a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™, um dos eventos esportivos mais esperados do ano e que pela primeira vez será realizado em um país árabe. Com muitos estádios sendo construídos em Doha ou nos arredores, o país vem se preparando para o evento, mas há preocupações devido ao clima quente e às extensas adaptações necessárias para sediar um evento esportivo dessa escala.

Guia da cidade de Doha: 15 projetos contemporâneos para explorar a arquitetura na capital do Qatar - Image 1 of 4Guia da cidade de Doha: 15 projetos contemporâneos para explorar a arquitetura na capital do Qatar - Image 5 of 4Guia da cidade de Doha: 15 projetos contemporâneos para explorar a arquitetura na capital do Qatar - Image 2 of 4Guia da cidade de Doha: 15 projetos contemporâneos para explorar a arquitetura na capital do Qatar - Image 3 of 4Guia da cidade de Doha: 15 projetos contemporâneos para explorar a arquitetura na capital do Qatar - Mais Imagens+ 12

Guia de arquitetura de Seul: 30 projetos para visitar no coração da Coreia do Sul

A capital da Coreia do Sul, oficialmente conhecida como Cidade Especial de Seul, é a maior metrópole do país. De arranha-céus modernos, metrôs de alta tecnologia e expressões da cultura pop a templos, palácios e pagodes tradicionais, Seul é uma mistura cativante entre o antigo e o novo que consegue agradar a todos.

Se você está planejando visitar Seul e aproveitar ao máximo o que esta cidade cheia de vida oferece aos seus moradores e aos turistas, a lista a seguir apresenta 30 projetos únicos para você aproveitar e explorar, oferecendo um ponto de partida para suas idas à metrópole.

Guia de arquitetura de Seul: 30 projetos para visitar no coração da Coreia do Sul - Image 1 of 4Guia de arquitetura de Seul: 30 projetos para visitar no coração da Coreia do Sul - Image 2 of 4Guia de arquitetura de Seul: 30 projetos para visitar no coração da Coreia do Sul - Image 3 of 4Guia de arquitetura de Seul: 30 projetos para visitar no coração da Coreia do Sul - Image 4 of 4Guia de arquitetura de Seul: 30 projetos para visitar no coração da Coreia do Sul - Mais Imagens+ 26

Praças e parques em São Paulo: um roteiro de destinos ao ar livre

Após um difícil período de isolamento, finalmente estamos voltando a circular. Na busca por novas atividades que podem ser realizadas de forma segura, os parques e passeios ao ar livre tem ganhado ainda mais destaque. São Paulo é famosa por ser a "selva de concreto", marcada por sua arquitetura moderna, mas também é possível se deparar com muito verde em seu entorno.

Guia de arquitetura de Roma: 26 obras que contam a diversidade de sua história

Construída ao longo de três milênios e conhecida como a cidade eterna, Roma abriga um dos mais ricos patrimônios construídos do mundo todo, obras que influenciaram e inspiram arquitetos ainda hoje. Talvez, sua maior peculiaridade esteja nas incontáveis camadas de história que foram sendo sobrepostas ao longo do tempo.

A lista que apresentaremos à seguir tem como principal objetivo mostrar toda a diversidade de sua história. Dispensamos os monumentos mais óbvios e os lugares que todos nós conhecemos para construir uma paisagem mais representativa e profunda de sua pluralidade arquitetônica. Locais onde ainda é possível encontrar a autenticidade na arquitetura, mesmo que em um cenário tão atemporal como a cidade eterna. Roma é, por excelência, a cidade palimpsesto.

Guia de arquitetura de Amsterdã: 25 lugares para conhecer na capital holandesa

Amsterdã é uma das cidades mais belas da Europa. Suas origens estão no século XII, quando pescadores que moravam às margens do rio Amstel construíram uma ponte sobre a hidrovia perto do IJ criando uma grande enseada de água salgada. A maior parte do território da cidade está abaixo do nível do mar e, portanto, em uma porção de terra onde antes era água.

A capital holandesa tem uma forte relação com planejamento urbano, infra-estrutura de ciclismo e pontes, que cruzam os canais junto às antigas casas comerciais que se inclinam em ângulos impossíveis. Conheça, a seguir, 25 lugares em Amsterdã que merecem uma vista.

Guia de arquitetura de Belo Horizonte: 25 lugares para conhecer na capital mineira

Em 1897 foi instituída a Cidade de Minas Gerais, que em 1901 passou a ser chamada de Belo Horizonte. O projeto urbanístico de Aarão Reis para a capital mineira deu origem à primeira cidade moderna planejada no Brasil. A malha ortogonal que define quarteirões, grandes corredores e diferentes zonas urbanas foi inspirada em outros modelos de cidades, como Paris e Washington, com a presença de ideais modernizantes e republicanos que inspiraram a hierarquização do território.

Guia de arquitetura de Lisboa: 24 lugares para conhecer na capital portuguesa

Eleita Capital Europeia da Cultura em 1994 e Capital Ibero-Americana da Cultura 2017, Lisboa tem sido destino de turistas de muitas partes do mundo nos últimos anos. Com uma programação cultural pujante, a cidade é sede de importantes acontecimentos relacionados à arte, à música, ao cinema, e, como não poderia faltar, à arquitetura. A Trienal de Arquitectura de Lisboa e o Open House - evento que organiza visitas guiadas gratuitas a edifícios marcantes de cidades ao redor do mundo - são alguns desses acontecimentos de relevância no campo arquitetônico, responsáveis por divulgar, debater e refletir questões ligadas à área.

Além de programações ligadas à arquitetura, Lisboa tem visto nos últimos anos o surgimento de novos equipamentos, como museus, centros culturais e teatros, além da requalificação de espaços públicos. A construção ou requalificação dessas estruturas, relacionadas direta ou indiretamente à movimentação cultural na cidade, podem ser controversas, levantando questões como a gentrificação e o aumento do turismo de massa - tema de um artigo publicado anteriormente no ArchDaily Brasil.

Guia de arquitetura de Lisboa: 24 lugares para conhecer na capital portuguesa - Image 1 of 4Guia de arquitetura de Lisboa: 24 lugares para conhecer na capital portuguesa - Image 2 of 4Guia de arquitetura de Lisboa: 24 lugares para conhecer na capital portuguesa - Image 3 of 4Guia de arquitetura de Lisboa: 24 lugares para conhecer na capital portuguesa - Image 4 of 4Guia de arquitetura de Lisboa: 24 lugares para conhecer na capital portuguesa - Mais Imagens+ 21

Guia de arquitetura de Salvador: 25 lugares para conhecer na primeira capital do Brasil

Salvador é uma cidade marcada por uma falha geológica que a divide em duas: cidade alta e cidade baixa. Essa diferença de nível de aproximadamente 80 metros originou, desde o início da sua colonização, diferenças de usos e ocupações do solo nesse território - que foram se modificando ao longo dos anos com o desenvolvimento e expansão da cidade. A paisagem soteropolitana não é marcada apenas pela falha geológica, mas também é expressão de diferentes camadas de tempo: a primeira capital do Brasil, que completou 470 anos este ano, teve na sua arquitetura, ao longo da história, exemplares de diversos estilos e vertentes, como o neocolonial, barroco, neoclássico, eclético, moderno e contemporâneo.

Guia de arquitetura do Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer na cidade maravilhosa

Rio de Janeiro dispensa apresentações. Uma cidade de contrastes, tão diversa nas suas pessoas, natureza e arquitetura. Seus edifícios históricos de influência europeia, os ícones modernos do século XX e as recentes obras assinadas por arquitetos internacionais garantem um lugar no mapa da arquitetura mundial e pontuam a paisagem urbana da segunda maior cidade do Brasil.

Guia de arquitetura: 12 marcos da independência da Colômbia

Pouco mais de dois séculos se passaram desde os acontecimentos que estabeleceram as bases para a libertação da Colômbia. Hoje em dia, perduram marcas da história materializadas no tempo e na paisagem - palcos de disputas e lutas; lugares que resguardam a identidade história do país. 

Em comemoração à independência de nosso vizinho latino, selecionamos 12 lugares emblemáticos relacionados à libertação do país há 207 anos, e que por seu valor estético, histórico e geográfico, realçam os valores da arquitetura e do urbanismo colonial e republicano na Colômbia. 

Guia de arquitetura: 12 marcos da independência da Colômbia - Image 1 of 4Guia de arquitetura: 12 marcos da independência da Colômbia - Image 2 of 4Guia de arquitetura: 12 marcos da independência da Colômbia - Image 3 of 4Guia de arquitetura: 12 marcos da independência da Colômbia - Image 4 of 4Guia de arquitetura: 12 marcos da independência da Colômbia - Mais Imagens+ 7

Guia de arquitetura de Medellín: 19 lugares para visitar na cidade da primavera eterna

Em 2013, Medellín, na Colômbia, foi considerada a cidade mais inovadora do mundo no concurso City of the Year, organizado pelo The Wall Street Journal, competindo com cidades do nível de Nova Iorque e Tel Aviv.

Embora possa parecer improvável, este prêmio não é tão estranho: nos últimos anos, a cidade se converteu em um dos epicentros tecnológicos e intelectuais de maior influência da Colômbia, sem mencionar o importante desenvolvimento urbano que a cidade vem vivendo desde 2010. As infraestruturas integradas à mobilidade, juntamente com intervenções de alto impacto social, converteram Medellín no centro de debate sobre o crescimento e desenvolvimento das cidades latino-americanas. 

Nessa seleção de obras de arquitetura, contamos um pouco da história de uma cidade que apostou na consolidação urbana através de espaços públicos de qualidade e projetos que fomentaram a gestão cidadã apoiando o desenvolvimento de zonas marginais em um processo de reconstrução social em que a arquitetura desempenhou um papel importante como ferramenta de formulação espacial. 

Guia "Architectour" ajuda a desvendar os segredos mais bem guardados de algumas cidades

As cidades oferecem uma riqueza de experiências, referência e pontos turísticos aos visitantes a ponto de estes correrem o risco de serem oprimidos pelo peso da cultura e geografia durante suas viagens. É fácil se perder não só nas peregrinações aos locais icônicos, mas também em função do número de lugares para visitar e coisas para ver, sob a orientação de guias turísticos caros e mapas que enfatizam o consumismo. Contra isso, uma campanha Kickstarter foi lançada para financiar o Architectour Guide - um compêndio dos pontos mais importantes de algumas cidades que lhe ajudará em sua próxima viagem.

"O guia é feito para o explorador urbano, um indivíduo que adora descobrir cidades de uma maneira diferente", explica Virginia Duran, arquiteta e urbanista de Londres, responsável pela campanha. "O Architectour Guide coleta os melhores espaços de uma cidade inspirando viajantes a embarcar em suas viagens de uma maneira única, tornando mais fácil para nós visitar, compreender e fotografar cada um desses lugares. Como conseqüência, nós viajantes estaremos ajudando a manter os edifícios vivos."

Guia "Architectour" ajuda a desvendar os segredos mais bem guardados de algumas cidades - Image 1 of 4Guia "Architectour" ajuda a desvendar os segredos mais bem guardados de algumas cidades - Image 2 of 4Guia "Architectour" ajuda a desvendar os segredos mais bem guardados de algumas cidades - Image 3 of 4Guia "Architectour" ajuda a desvendar os segredos mais bem guardados de algumas cidades - Image 4 of 4Guia Architectour ajuda a desvendar os segredos mais bem guardados de algumas cidades - Mais Imagens+ 4

10 sítios arqueológicos que todo arquiteto deveria visitar no Peru

No Peru, você não pode viver, passar sem conhecer nem, muito menos, deixar de aprender as lições do legado arquitetônico milenar de alguns do seus tantos sítios arqueológicos - 19.903 para ser mais exato. Estes lugares estão cheios de inspiração, arte, história, lendas, magia do começo ao fim, que vale conhecer e dedicar um tempo para apreciar até os mínimos detalhes. São histórias plasmadas na arquitetura cujos vestígios fomentaram mistérios que talvez nos deixem mais perguntas do que respostas, mas aí está este poder de se encantar que todo o arquiteto saberá aproveitar para seguir viagem com uma visão enriquecida.

Poderíamos escrever belezas, mas é melhor conhecê-las. Assim, esta pequena lista é, mais do que um convite, uma provocação dos sentidos que se dedica a alma do arquiteto-viajante. 

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.